A Botecada RP da RP Week deste ano vai ficar sob responsabilidade do Rafael Martins, o idealizador do Evento Share, projeto que em menos de quatro anos de vida já percorreu diversos estados brasileiros e conquistou os corações de milhares de profissionais de marketing e comunicação pelo país. Confira neste post um pouco do que rolou na palestra do Rafa na RP Week do ano passado, quando ele participou da programação noturna do evento e nos contou um pouco sobre como cara de pau e propósito ajudaram ele a tirar uma grande ideia do papel e sobre como essa combinação de fatores pode nos levar longe!
…
De forma descontraída e criativa, Rafa Martins compartilhou com os participantes da noite um pouco sobre a sua carreira no mercado de marketing e sua experiência com a criação de um dos maiores eventos de Social Media e Marketing do Brasil na atualidade, o Evento Share.
Rafael Martins é analista de Marketing Digital por formação e já trabalhou com marcas como Paquetá e Lojas Lebes, além de atuar como professor de cursos de extensão na ESPM e como colunista de portais como Adnews, ProXXima e E-commerce Brasil.
O nascimento do Share
Há um pouco mais de três anos, Rafael teve a ideia de criar um blog sobre marketing que funcionasse como um espaço para discussão e compartilhamento de conteúdo prático sobre a área de Marketing Digital para seus alunos. O “Papo de Marketeiro” foi o início do Share, pois foi através do blog que Rafael percebeu uma necessidade em comum entre a sua audiência: a falta de eventos com um conteúdo que pudesse ser aplicado em sua realidade de trabalho.
Até onde a sua cara de pau vai te levar?
“Durante o período em que trabalhei em agências eu frequentava muitos eventos, então eu sabia que muitos deles não entregavam um conteúdo que pudesse ser posto em prática no dia seguinte”.
Inscreva-se na Botecada RP da RP Week 2017, vai rolar muito aprendizado, networking e diversão – mas as vagas são limitadas:
Foi assim que Rafa Martins percebeu uma oportunidade de mercado: criar um evento um pouco mais prático, que ajudasse de verdade as pessoas que estão todo dia ‘ralando’ para obter resultados melhores em suas atividades, mostrando como profissionais de áreas complementares e integradas ao Marketing e Comunicação Digital atuam em seus negócios, para contar quais são os seus métodos e processos e quais os resultados reais colhidos através deles. Tudo isso com foco no compartilhamento de aprendizados e conhecimento.
O Share foi idealizado para ser um evento 100% gaúcho, realizado apenas no Rio Grande do Sul. “Isso porque nós, que somos gaúchos, adoramos criar coisas que são só nossas”, comenta Rafa, que arrancou risadas da plateia.
Mas o evento ultrapassou as fronteiras gaúchas e, em menos de 3 anos, já passou por mais de 7 estados e 25 cidades.
“O nosso briefing para os palestrantes é bastante específico: eles precisam entregar durante a sua fala algo que os participantes [do Share] possam aplicar no dia a dia em seus trabalhos e projetos.”, conta Rafael, complementando que o evento é embasado por completo nesse propósito, para ensinar às pessoas o que elas precisam aprender no momento.
Mas, como tirar essa ideia do papel?
Rafa explicou que utilizou o método Golden Circle, idealizado por Simon Sinek, metodologia criada especificamente para estruturar e definir o propósito.
https://www.youtube.com/watch?v=l5Tw0PGcyN0
Depois de estruturar o propósito do Share e mapear suas necessidades, Rafa nos contou que foi o momento de utilizar sua cara de pau para ir atrás de parceiros para a causa. Assim, decidiu bater na porta da ESPM, em Porto Alegre, para apresentar seu projeto.
Em 20 minutos, fechou parceria com a instituição.
Lição: Faça como puder, use o que você tem, mas faça!
Outros insights do palestrante:
– Quando organizar um evento, não se limite em apenas convidar o palestrante: descubra como envolver o negócio/atividade dele na sua iniciativa.
- “Be water, my friend“: adapte-se aos mais diversos ambientes e situações.
- Preste atenção aos detalhes: pense em brindes, plaquinhas, como você pode deixar sua sacolinha ou crachá mais legal?
– Questione-se porquê as pessoas têm a necessidade de se conectar e de consumir conteúdo: é importante estudar isso para escolher as plataformas e meios de chegar até elas.
—
Na Botecada RP deste ano, Rafa vai contar muitos segredos em uma noite de muito conteúdo em um ambiente descontraído, porque acreditamos que podemos aprender sempre e em qualquer lugar! Inscreva-se aqui e garanta o seu lugar nessa noite de aprendizado, networking e diversão. 😉