O RPocket é uma iniciativa do Grupo In Press, patrocinadora da RP Week #4, que tem como objetivo compartilhar alguns dos cases de relações públicas que receberam destaque no mercado, em função da causa por trás de cada campanha.
O Grupo In Press, associado ao Grupo Omnicom/DAS, é formado por empresas líderes em comunicação corporativa e relações públicas, capazes de enfrentar os mais complexos desafios em todos os segmentos de mercado. Nos dias 11, 12 e 13 de Junho grandes profissionais do Grupo In Press se apresentaram nas noites da RP Week #4, no auditório da Faculdade Cásper Líbero.
Case 1: Baby Dove
Daiana Rodriguez trouxe para a discussão o case de Baby Dove. A campanha “Seu Leite Pode Salvar Vidas” é em prol da doação de leite materno. A marca trouxe mães reais, brasileiras, que tiveram seus bebês prematuros e foram beneficiadas pelo banco de leite humano e que também contribuíram com doação de leite para o banco.
A criação de uma campanha dentro de uma agência de RP e não de publicidade é algo incomum. No entanto, a comunicação está passando por um processo de transformação e precisamos acompanhar essas transformações.
As estratégias de comunicação devem partir das conexões humanas. É essencial que nós, profissionais de comunicação, mantermos o foco em emocionar as pessoas através dos relatos nas campanhas – e isso traz engajamento.
As boas ideias podem surgir do dia pra noite, mas precisamos de um tempo de maturação, que envolve muita pesquisa. A agência de RP deve passar de executora para mentora de grandes ideias para fazer uma diferença positiva real.
Daiana trouxe o insight de que devemos pensar as relações públicas como agente de transformação social
Case 2: Vasenol – Beleza à Flor da Pele
Na noite de quarta-feira, Valeska Zamboni, Gerente de produção da Vbrand, a agência de produção audiovisual do Grupo In Press, apresentou um case cheio de propósito, produzido para a marca Vasenol.
Em parceria com o estúdio de tatuagem Led’s Tattoo, o objetivo da campanha Beleza à Flor da Pele foi ajudar as mulheres que enfrentaram o câncer de mama a resgatarem o amor por si mesmas – e pela sua própria pele. 20 mulheres foram convidadas para passar pelo procedimento de reconstituição da aréola e mamilos por meio da tatuagem, minimizando as mutilações provocadas pelo câncer.
Assista ao vídeo do case:
3° case: Unilever
André Franco da Critical Mass, agência digital de design de experiências do Grupo In Press, falou sobre a inovação na comunicação corporativa e apresentou um case de engajamento da Unilever.
O objetivo era chamar a atenção para a questão do desmatamento através do digital. A campanha convidou usuários do Twitter a contarem suas lembranças com árvores usando #UmaArvoreUmaVoz. Ao todo, dois milhões de pessoas foram atingidas com a campanha.
150 histórias foram selecionadas e projetadas nas árvores de São Paulo. Para essa etapa da ação, a Critical Mass fez uma extensa pesquisa para identificar quem seria o melhor influenciador -e identificou a apresentadora Didi Wagner para personificar as árvores do Monumento às Bandeiras e contar essas histórias.
No case da Unilever, a tecnologia foi utilizada no meio físico para reverberar no on-line. Empresas que pensem na questão de experiência, que entendem a necessidade do cliente antes de proporem soluções, conseguem inovar bastante e serem assertivas.
“A gente cria experiências imersivas para aproximar as marcas das pessoas. E essa experiência faz as pessoas se sentirem parte da marca e não uma publicidade interruptiva”, disse André.
Portanto, as campanhas de comunicação precisam ter base muito mais em storytelling e usar a tecnologia como meio e não como fim.