• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Cases
Crédito: Gala, Jean-Christian Hay, out-2014

RP e responsabilidade social a favor do marketing de resultados

Ana Manssour by Ana Manssour
17 de maio de 2018
in Cases, Opinião, RP
0
52
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Relações Públicas são uma atividade que necessariamente está ligada a várias outas atividades de uma organização. Sabemos desde o começo do curso de RP que não adianta fazermos algo, seja lá o que for, se não estiver em consonância com a cultura e as políticas da empresa.

Em português bem claro, quando as cabeças são pequenas, não se consegue fazer um grande trabalho, seja lá qual for o assunto ou objetivo. Muitas vezes, é preciso que aconteça uma mudança na estrutura da cúpula da empresa, ou que uma pessoa com vivência, visão e background diferentes ascenda a um cargo de grande influência para que hajam transformações importantes na cultura.

Este é um caso muito claro, em que, a partir da ascensão de uma mulher ao cargo de CEO da tradicional e internacionalmente famosa indústria de cosméticos francesa Lancôme (integrante do grupo L’Oréal), a empresa passou a rever seu posicionamento em relação às modelos que representam a marca.

Essa revisão certamente está ligada aos compromissos de sustentabilidade e responsabilidade social que o grupo L’Oréal assumiu tendo 2020 como ponto de chegada. E tornou-se uma alavanca para a promoção do empoderamento feminino e da quebra do preconceito com o envelhecimento, claramente pontos-chave para um trabalho de relações públicas, mesmo quando ligado ao marketing.

Aliás, quando RP trabalha junto com marketing e vice-versa, é quando vemos de maneira matemática os resultados, uma vez que vendas são perfeitamente mensuráveis e via de regra refletem a satisfação do público-alvo com a marca. Uma pena que não tenho acesso a esses número para checar os resultados. (Se aguém tiver, por favor, entre em contato comigo!)

Aqui estão algumas informações sobre o trabalho de responsabilidade social interno e externo da Lancôme e do Grupo L’Oréal (em inglês).

  • Sharing Beauty with All – The L’Oréal Sustainability Commitment
  • Campanha “Write her Future”
  • Campanha “My shade, my power”
  • Campanha “Love Your Age”
  • Programa “Share & Care”

É comum nos voltarmos para assuntos que nos impactam diretamente. Estou com 55 anos e nunca antes me senti tão empoderada, ativa, engajada e feliz com o que faço. Mas sei, já senti na pele e ainda sinto, o preconceito em relação à idade vindo até mesmo de pessoas próximas, especialmente quando relacionado à minha capacidade e competência profissional. Afinal, a partir de 50 é velha e totalmente desatualizada, não é? Pfff…

Não por acaso, a minha pesquisa a respeito da mudança no posicionamento da Lancôme, começou quando encontrei a gravação de uma entrevista da Isabella Rossellini contando sobre como foi recontratada pela empresa 23 anos após ter sido demitida por estar velha demais.

Estava em inglês e não encontrei nenhuma versão legendada para o português, mas achei importante multiplicar. Então, deixo aqui uma versão pessoalmente traduzida e legendada para nos ajudar a pensar mais sobre envelhecimento, beleza, trabalho e valor.

https://www.facebook.com/VerboMulher/videos/1709009535815061/

 

 

Previous Post

Integrando a África – qual o papel da comunicação?

Next Post

Não deixe nunca de saber pra onde vai o seu dinheiro

Ana Manssour

Ana Manssour

Relações Públicas é uma missão de vida, é ser capaz de fazer pessoas, empresas e sociedades mais equilibradas, mais justas e mais felizes.” Graduada em Relações Públicas pela PUC-RS, conta com aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial pela ESPM-RS e mestrado acadêmico em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS. Com mais de 35 anos de carreira profissional em vários segmentos de mercado, também foi professora em cursos de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Idealizou, fundou e foi sócia por sete anos do portal feminino Plena Mulher. Mantém há mais de 10 anos a Pró.RP Relacionamentos Sustentáveis que, desde 2015, está direcionada ao trabalho do Verbo Mulher, uma aceleradora do processo de inclusão feminina e equidade de gêneros nas empresas e nos negócios.

Next Post
Não deixe nunca de saber pra onde vai o seu dinheiro

Não deixe nunca de saber pra onde vai o seu dinheiro

User Experience: Como a Netflix usa UX para engajar pessoas

User Experience: Como a Netflix usa UX para engajar pessoas

Perfil do RP brasileiro

Estudo vai identificar o perfil do RP brasileiro da geração Y

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.