Com certeza você sabe do que estou falando, não é mesmo? O inbound marketing é uma grande oportunidade para conquistar ou fidelizar clientes de uma forma atrativa e não interruptiva.
O mercado tem demandado profissionais qualificados para o digital. É muito comum vermos vagas de estágio e emprego tendo como pré requisito certificações online e experiência para trabalhar com marketing digital. Seja redação web, SEO, analytics, automação ou ferramentas e plataformas, existe um universo que está sendo fortemente explorado.
É importante dizer que essas habilidades, na maioria das vezes, não são desenvolvidas dentro das universidades. Os processos de comunicação e marketing estão sempre em constante evolução, e nós que lidamos diariamente com isso precisamos nos atualizar todos os dias.
Parte essencial do inbound marketing é a geração de conteúdo.
Nessa linha, “todo mundo” criou um blog, eBooks, fluxos de nutrição por e-mail marketing, etc… Independente do segmento de mercado, a lógica que funciona é a mesma: informar/educar os leads e manter relacionamento com clientes.
O volume de conteúdo produzido e consumido na web aumento. A cada minuto, cerca de 3,7 milhões de pesquisas são feitas no Google. É um avalanche inesgotável de dados que nos dá a sensação de nunca conseguirmos absorver todos os conteúdos disponíveis.
Uma quantidade massiva de informações colocadas na web gera o que chamamos de choque de conteúdo.
Em uma situação em que a oferta de conteúdo está crescendo exponencialmente enquanto a demanda de conteúdo é baixa (ou não se altera), podemos prever que as marcas têm que pagar cada vez mais para que os consumidores vejam a mesma quantidade de seus conteúdos.
Você deve estar se perguntando: “devo continuar investindo em inbound marketing, produzindo conteúdos?” Ou então “como fazer meus conteúdos serem destaque?”
E a minha resposta é: sempre haverá destaque para conteúdos de qualidade. E é importante entender que conteúdo de qualidade não é o texto mais elaborado ou o vídeo com a melhor resolução.
A qualidade do conteúdo está na relevância dele para o público. Nosso foco precisa estar em solucionar problemas dos indivíduos.
O inbound é uma estratégia assertiva, acessível que garante resultado a longo prazo. No entanto, assim como os processos de marketing, precisamos nos atualizar, entender o comportamento das pessoas e dos algoritmos para então criamos conexões entre marcas e pessoas.
Crie estratégias que gerem valor
Pensando em te ajudar a criar uma estratégia consistente que gere resultados de negócio para sua empresa e faça seus conteúdos sejam mais relevantes e conquistem sua persona, separei algumas dicas importantes:
Estude, pesquise, invista tempo no planejamento para ter uma estratégia clara e evitar retrabalhos ao longo do caminho.
SEO não é só palavra-chave. A autoridade do domínio é um indicador importante de credibilidade, confiabilidade e utilidade de um site. Quanto maior a pontuação, melhor o ranqueamento. Não sabemos exatamente os critérios do Google, mas podemos dizer que é uma combinação de fatores como:
A idade do site; tamanho do site (número de pages); qualidade dos backlinks e linkbuilding; otimizações constantes; densidade e correspondência das palavras-chave; e a consistência e relevância do conteúdo.
Tenha uma metodologia para a distribuição de conteúdo. Tão importante quanto gerar conteúdo, é certificar de que estão sendo entregues para sua persona.
Diversifique os formatos dos conteúdo. Recrie, avalie e entenda a densidade de informações em seu segmento de mercado. A partir disso, pense nos conteúdos que realmente despertam interesse nas pessoas.
Por último, mas não menos importante: conheça seu público. Entenda qual o seu lugar de fala enquanto marca, alinhe as narrativas que se encaixam no seu discurso e saiba exatamente com quem você quer se comunicar.
Ainda existe muito espaço para conteúdos de qualidade. Os algoritmos dos buscadores estão cada vez mais inteligentes e complexos, isto é, preparados para entregar os melhores resultados para as pessoas.
Ter estratégia clara e consistente é importante para garantir a autoridade da sua marca e visitas recorrentes ao seu site/blog. Fazer inbound marketing é ser útil e ajudar de alguma forma quem consome seus conteúdos.