Como manter um negócio há 15 anos no mercado de comunicação de maneira independente sem sócio investidor? A Vanessa Queiroz, designer e sócio do Estúdio Colletivo, vai contar sobre a trajetória de um escritório de design.
Vanessa é diretora da ADGBrasil Associação de Design Gráfico pela segunda vez e Professora de empreendedorismo criativo da EBAC e da Escola Cuca e co-curadora de design dos eventos Festival Path e PixelShow.
Ela vai compartilhar muito conteúdo incrível na sua participação da RP Talk, na RP Week 2019. Você não vai ficar de fora, não é mesmo? Confira tudo o que ela contou pra gente sobre empreendedorismo.
Blog RP: Qual é o principal desafio de empreender? E de empreender no Brasil?
Vanessa: Todos, principalmente quando você não tem um sócio investidor, quando você se forma na faculdade em design como nós e não sabe nada de gestão. A maioria das universidades te formam para ser um funcionário e o mundo acadêmico está cada vez mais longe da realidade. No nosso caso foi assim. Deu certo porque somos muito complementares, mas 4 designers com zero noção de gestão, aprendemos tudo na raça.
O Brasil tem uma desigualdade social imensa e isso se reflete muito no universo do pequeno e médio empreendedor. As cargas tributárias, impostos, CLT, tudo é muito doloroso e caro.
Falam muito que se a empresa passar de 2 anos ela não quebra. A realidade no Brasil é que pouco mais de 30% consegue passar disso.
Blog RP: Nesses 15 anos de projetos e clientes diferentes, você se arrepende de algum job?
Vanessa: Não. Temos uma palestra que chama Nós falhamos – 15 anos de estúdio colletivo. Não tem arrependimento, tem aprendizado. Sempre. Uns mais dolorosos e outros menos. Mas, temos algumas máximas como não trabalhar para políticos por exemplo.
Blog RP: Para manter um negócio por 15 anos, com certeza vocês passaram por mudanças até mesmo para acompanhar as ondas e as tendências. Qual foi a mudança mais difícil que vocês tiveram que encarar?
Vanessa: Foi quando como escritório de design criamos uma área de conteúdo e começamos a ter entregas de agência de publicidade. O dinheiro era muito bom já que a publicidade no Brasil é muito mais reconhecida que o design, logo, por dinheiro, quase começamos a mudar o rumo da empresa.
Nesse momento paramos e pensamos, não dá. São duas coisas muito diferentes. Focamos no design no Colletivo e abrimos a Agência Moonstro. Hoje temos duas empresas apartadas que seguem os mesmos valores dos donos, mas tem entregas diferentes.
Blog RP: Acompanhando as mudanças pelas quais o mercado da comunicação passou nos últimos 10 anos, qual delas, na sua opinião, trouxe a maior lição para quem empreende em comunicação e design?
Vanessa: Acredito que seja a velocidade que você deve se atualizar. Como e quando se comunicar e também a importância do posicionamento.
Com a quantidade de informações, globalização e a internet, ou seja, hoje todos somos “mídia” você conseguir se posicionar com verdade e ter um diferencial é o mais corajoso e difícil e isso faz muita diferença.
Clique aqui saber quem são os palestrantes da RP Talk e garantir sua participação na RP Week 2019