Que o mundo vive em constante mudança e todas elas afetam o dia a dia dos profissionais de comunicação, sejam eles de agências ou organizações, não é nenhuma novidade, correto? E essa foi uma das discussões do 6° Seminário Abracom Minas de Inteligência Comunicacional.
Margareth Boarini, doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, destacou que existem duas ondas de reconfiguração da comunicação corporativa:
- Redes e mídias sociais digitais e
- Big data e inteligência artificial (IA)
Entender sobre mídias sociais está no nossos afazeres diários, mas o grande desafio é fazer comunicação para o não humano, isto é, os algoritmos que cuidam dos dados. E aqui chegamos num ponto importante: a comunicação corporativa se vale do tempo para aplicar as mudanças e definir qual o modelo de negócio a ser seguido.
Nos últimos anos, se abriu um ecossistema de comunicação pautado não só em RP ou jornalismo, mas que também incorpora ações originalmente de marketing. Nesse viés, a desconstrução é mais importante que a reconstrução.
Nós comunicadores precisamos priorizar gente como a gente. Explico. Nosso desafio é o de construir marcas que assumam o papel de interlocutora com o cliente, a além disso prestem assistência, entender o comportamento das pessoas e não ater somente a propagandas.
E a pergunta que fica é: como nós da comunicação temos nos preparado para lidar com tudo isso?
Falar do impacto da IA na comunicação é o presente e não o futuro. A realidade é que boa parte dos profissionais estão atrasados. Precisamos nos apropriar desse conhecimento porque a tendência é a comunicação baseada em comportamento e dados.
E é a partir do conhecimento dos públicos que se conectam com as marcas que vamos avançar para contar boas histórias que engajam. O storytelling é o que fazemos desde sempre. Boas histórias geram conversa e conversas espalham histórias.
Separamos 7 dicas práticas para você melhorar a comunicação do seu negócio:
- Comece de dentro para fora – sua equipe precisa entender o propósito e a razão da empresa existir
- Faça. Documentação é poder
- Lembre-se que comunicação é algo natural
- Inclua “sem gênero” na linguagem da marca
- Saia do muro e assuma seus posicionamentos
- Seja transparente e
- Seja acessível
Faça uma comunicação sem asterisco, ou seja, algo natural que flua com transparência. Tenha clareza no processo para surpreender os clientes e transformá-los em embaixadores da marca.