Eu tive esse papo no começo da semana com a Samara e o Davi, que ajudam a pilotar o Blog RP:
Parece um papo como qualquer outro, mas se você reparar no tempo entre uma mensagem e outra você vai perceber que a gente levou um dia inteirinho para conseguir ter uma informação super simples. E isso não é nada produtivo.
O princípio usado nessa troca de mensagens é o da sincronicidade, ou seja, de que todos os participantes precisam estar conectados e atentos ao papo para que ele possa funcionar direitinho. Se nós três estivéssemos online, fatalmente ele teria durado no máximo 4 minutos.
Mas em um mundo cada vez mais hiperconectado, e especialmente com a gente ainda (e provavelmente continuará) trabalhando a distância, a comunicação síncrona torna as coisas complexas e lentas, e é por isso que a comunicação assíncrona se mostra uma importante ferramenta.
Nem no mesmo tempo, nem no mesmo espaço
Comunicação assíncrona é justamente aquela que não demanda ter todo mundo disponível ao mesmo tempo para que ela aconteça. Ela reúne, em uma mensagem só, tudo o que precisa ser dito, informado ou compartilhado, para que as outras partes possam agir sobre ela e responder de uma vez só, com tudo o que precisa.
Por exemplo, o papo acima poderia ter sido assim:
No dia a dia, e especialmente com a pandemia, o trabalho está se tornando cada vez mais assíncrono. A gente tem uma série de coisas que precisa resolver e fazer, e vai encaixando elas ao longo do dia. Por isso é tão importante ter tudo a mão quando a gente passa a bola, ou precisa de outras pessoas interagindo no “projeto”.
Quando estiver trabalhando ou interagindo com pessoas, não esqueça de sempre disponibilizar para elas o que elas vão precisar para poder atuar. Alguns exemplos são:
- Breve contexto
- Materiais de apoio ou documento de trabalho
- Ações claras e objetivas do que você precisa das pessoas
- O prazo em que você precisa daquilo
E claro que a lista pode ser maior ou menor, dependendo do assunto.
Manter trabalho ou comunicação assíncrona de qualidade ajuda a gente a reduzir emails, mensagens desnecessárias, otimizar tempo e recursos e sermos mais produtivos. Na atual empresa em que trabalho, ser assíncrono é Lei. Eu sempre pratiquei ela, mas aqui os conceitos foram redefinidos. Isso foi um pouco desafiador no começo, mas tem se demonstrado a maior maravilha dos últimos tempos.
E por aí? Você pratica comunicação ou trabalho assíncrono?