#DIAdoRP, está dada a largada!

Quando chega a hora de dizer “Tchau”
29 de novembro de 2010
U2 360° 2011
3 de dezembro de 2010

#DIAdoRP, está dada a largada!

Hoje, 2 de dezembro, é o dia das Relações Públicas, data esta que auxilia na disseminação de informações sobre a profissão, seus profissionais e suas áreas de atuação.

Desde 9 de julho deste ano, dia em que o “relações” veio ao mundo, iniciamos um processo para criar provocações e inquietações com o intuito de incentivar você, leitor, a sair da caixinha, a pensar, refletir, se provocar e crirar, ter ideias e ações novas. Mais do que apenas em Relações Públicas, o intuito é que esta mudança de “enfoque” seja pate da vida, o que, claro, impacta na sua vida profissional.

O primeiro “grande” post que tivemos aqui no relações, até hoje recordista histórico de audiência, foi a história do Fred (personagem de Reynaldo Gianecchini), de Passione (TV Globo), ao ser denominado Relações Públicas! No mesmo instante pedi para a Bruna Maturana (que mais tarde se tornaria colaboradora do blog – apesar de andar meio sumida, né? :-)) e para a Thais Stetner escreverem sobre o assunto. Foi um BOOM de acessos e comentários.

Abrimos a discussão sobre a regulamentação da profissão de MKT que quer englobar como uma de suas ferramentas as RPs, mudamos o foco ao abordar cases de empresas #good no Twitter, apresentei minha opinião sobre o que penso do que é “errado”, falamos sobre perspectivas para os próximos 15 anos (que podem ser aplicadas às RPs). Discutimos novas áreas para atuação de um RP ao falar da importância do atendimento ao cliente para a imagem de uma organização, ao mostrar novas fronteiras para a comunicação. Entrevistamos tuiteiros para saber o pq usam RP em seus nomes, e presidentes de agências de comunicação para saber o que pensam do mercado das RPs.

Esta é a minha forma de valorizar e colaborar para o desenvolvimento da profissão. Além de abordar assuntos aqui no blog com a ajuda das colaboradoras (que agregaram MUITO, como podem ver nos posts acima), critiquei o CONRERP2 e, diante do pedido de um voluntário deles, me coloquei a disposição para ajudá-los no que fosse preciso. Debati com colegas o que podemos fazer e como devemos mudar o “drive” para levar a profissão para um novo patamar.

Ser RP é motivo de muita alegria para mim. Sou plenamente satisfeito com a profissão que escolhi, mas tenho consciência do desafio que temos para colocá-la no patamar que merece. Boas idéias merecem e DEVEM ser espalhadas, por isto fica aqui o convite para você dividir com a gente, nos comentários, o que você faz para valorizar e disseminar as Relações Públicas!

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Eu adoro as Relações Públicas e tudo que engloba esse mundo. Sou graduado em RP, com um MBA pela FGV. Mergulhador tech, DJ, amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
#DIAdoRP, está dada a largada!

Comentários

966