Small Business Saturday: o maior case de comunicação integrada vem dos pequenos negócios

[curso] Quero Ser Social Mídia (2e3/11)
21 de outubro de 2013
Como traçar, planejar e executar ações para a escalada profissional é tema de curso da Aberje no RJ
29 de outubro de 2013

Small Business Saturday: o maior case de comunicação integrada vem dos pequenos negócios

Uma das atividades de comunicação integrada mais bem orquestradas dos últimos tempos chama-se Sábado dos Pequenos Negócios, ou Small Business Saturday, da American Express nos EUA.

Este sábado especial começou em 2010, logo a seguir à Black Friday, o dia de compras e descontos mais icônico das grandes lojas dos Estados Unidos, que acontece um mês antes do Natal. Este ano ele vai acontecer pela primeira vez fora dos EUA, no Reino Unido.

O conceito da data, que surgiu como uma campanha de marketing promocional, era muito simples: já que grandes marcas tinham um dia só seu, numa sexta-feira por ano, as pequenas também deveriam ter.

Primeiro deu aos donos de negócios um conjunto de ferramentas de comunicação, para ajudá-los a vender mais. Os suportes iam desde um pequeno selo para as lojas, posters, dicas e sugestões de atividades para as redes sociais – como um tutorial para fazer vídeos no YouTube –  possibilitando que os negócios criassem o seu próprio plano de mídia.

Os donos de pequenos negócios também receberam instruções para para criar páginas de Facebook e aprenderam a criar ofertas e promoções no Foursquare. Foram mais de  500 000 donos de pequenos negócios beneficiados pela iniciativa. Um impacto que certamente mudou a vida de muitos comerciantes.
http://vimeo.com/45095446

Da perspectiva de RP, a American Express apelou para o sentido de responsabilidade social: convidou a imprensa e os consumidores a se juntarem ao movimento, comprando de negócios locais os presentes e produtos para festas de final de ano.

No Twitter, virou Top 10 nos trending topics e até o Presidente Obama retuitou. O resultado de vendas de final de ano de 2010 foi sem precedentes: alguns pequenos negócios venderam 166% mais do que no ano anterior. Em 2011, foram 2,7 milhões de Likes no Facebook, mais do que o dobro do primeiro ano.

Mas o mais importante para o público final, que eram os pequenos comerciantes: 103 milhões de norte americanos compraram de pequenos negócios neste dia, de uma ponta a outra dos EUA. E continuam comprando, anualmente, pois a data virou dia oficial no calendário do país, aprovado pelo Senado.

Para mim este é um dos grandes exemplos de integração de comunicação e marketing para os pequenos negócios, com requintes que até então só víamos em multinacionais. Confesso que fico pensando o quão mágico seria se algo desta forma acontecesse no Brasil, um país onde pesquisas já indicam um número superior a 30 milhões de empreendedores.

Sob a nossa perspectiva, enquanto profissionais, acho importante observar essa iniciativa como um indicador da importância crescente dos pequenos nichos que estão surgindo por toda a parte. Temos um campo de trabalho sem precedentes onde as velhas ideias não tem mais espaço. Já pensou sobre isso?

PS: o próximo Small Business Saturday nos EUA acontece no dia 30/11 e no Reino Unido no dia 7/12: https://www.americanexpress.com/us/small-business/Shop-Small/

Ariane Feijó
Ariane Feijó
Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.
Acompanhe:
Small Business Saturday: o maior case de comunicação integrada vem dos pequenos negócios

Comentários

7190