3 dicas imperdíveis para manter uma boa relação com a mídia

Os equívocos ao lidar com a imprensa
1 de janeiro de 2016
[e-book grátis] De qual comunicação estamos falando?
6 de janeiro de 2016

3 dicas imperdíveis para manter uma boa relação com a mídia

Construir relacionamentos (em qualquer ambiente) não é uma tarefa fácil, e com a mídia não é diferente. Separamos 3 dicas de ouro que são fruto da nossa própria experiência aqui no Blog RP, para compartilhar com vocês, sobre como construir uma boa relação com a mídia, vale para veículos tradicionais, vale também para influenciadores digitais. Aqui vão elas:

  1. Mantenha contato frequente e estabeleça uma comunicação regular, respeitosa e profissional.

Relacionamentos e comunicação com editores de mais de 1000 publicações pode ser difícil de manter. A maior parte da comunicação é feita via e-mail, e para tornar o processo mais fácil e mais conveniente para todos os envolvidos, sugere-se separar editorias/áreas ou perfis específicos para cada pessoa do time de comunicação da marca. Desta forma, cada um trabalha com apenas um ponto de contato nos diversos tipos de mídia, o que impede a sobreposição, falta de comunicação e torna ainda mais fácil construir uma relação pessoal sólida com cada tipo e perfil de influenciador.

DICA: se você ainda não fez o download da nossa planilha de follow-up com a imprensa, faça agora, na primeira aba você encontra todas as instruções para melhor usar essa ferramenta.

  1. Mantenha-se informado e respeite as normas de publicação e preferências editoriais.

Os profissionais de comunicação precisam manter-se bem informados quanto as tendências da indústria e o tipo de conteúdo que os publishers estão publicando e, de acordo com sua estratégia, identificar ou desenvolver um material sobre o que preferem publicar. A melhor maneira de manter-se informado é lendo, saiba o que está sendo produzido por cada editoria no momento de produzir uma pauta.

Além disso, mantendo um contato regular com a imprensa, reunimos informações detalhadas sobre as suas orientações, políticas e preferências editoriais, audiências, e muito mais. E a partir daí, armazenar essas informações em um banco de temas e pautas para que possamos produzir, criar e desenvolver  um conteúdo de alta qualidade e relevância que os editores realmente deseja receber.

DICA: lembre-se de considerar também os canais e o contexto em que a sua mensagem será recebida, quem faz a mídia são personas.

  1. Fazer o possível para apoiar, estar disponível e atender a imprensa o mais rápido possível

Ao manter a comunicação e ficar ciente das preferências editoriais, podemos apoiar os publishers na construção da história que vão contar torna a relação cada vez mais fácil e agradável.

Quando os ajudamos, não só sabem quem somos mas o quanto podem contar conosco e confiar no conteúdo que levamos até ele.  Dessa forma, o processo de trabalho flui melhor pois as informações que chegarem até ele vão seguir as orientações editoriais e garantem uma agilidade na criação e publicação de um conteúdo de alta qualidade – quer se trate de uma sugestão de pauta ou de um artigo exclusivo.

Acima de tudo, seja parceiro dos editores de conteúdo porque tornará o trabalho dele e o seu muito mais fácil e agradável

A partir da compreensão das responsabilidades da imprensa e dos diversos veículos de comunicação e do processo dos dois lados do balcão como um todo, nós, profissionais de comunicação, ajudamos editores, influenciadores, jornalistas… a compartilhar um conteúdo de alta qualidade com suas audiências, seus leitores, seus consumidores.

E por compreender um pouco mais sobre essa relação, você também  pode contribuir e se beneficiar com isso.

RP School
RP School
A escola da Todo Mundo Precisa de um RP.
Acompanhe:
3 dicas imperdíveis para manter uma boa relação com a mídia

Comentários

11090