Autoconhecimento como guia de uma carreira de sucesso em RP

Imagem Corporativa: verdade + emoção para uma comunicação sustentável
16 de julho de 2016
A mídia somos nós: tendências e percepções da nova Comunicação
17 de julho de 2016

Autoconhecimento como guia de uma carreira de sucesso em RP

No último dia de workshops da RP Week foi a vez de Pedro Prochno colocar as pessoas para pensarem suas carreiras e como podem ter sucesso em Relações Públicas. Com apenas 30 anos, Pedro é empresário e empreendedor da Geração Y, sócio fundador da agência de comunicação Hygge, idealizador do Blog Relações, co-fundador da Todo Mundo Precisa de um RP, professor da RP School e gerente de comunicação da Uber no Brasil.

Com o objetivo de fazer os participantes olharem para si mesmos e pensarem suas carreiras em longo prazo, Pedro fez um workshop bastante prático e provocativo, estimulando as pessoas a pensarem não só no que tem de bom, mas principalmente nos pontos que precisam desenvolver para poder ir mais longe.

Afinal “somos todos diferentes e isso vai impactar completamente a forma como vamos construir nossas carreiras, portanto autoconhecimento é fundamental”, conta ele.

O Canvas Profissional

Inspirado na ferramenta de construção de modelos de negócios Canvas, Prochno construiu o que ele chamou de ‘Mini Canvas Profissional’ e dividiu a atividade de construção de carreira em três partes:

ONDE ESTOU COMO ONDE QUERO CHEGAR
– Quem sou eu?

– O que faço da vida?

– Sou muito bom em______

– Sou muito ruim em______

– O que preciso fazer para alcançar meus objetivos?

– Quais habilidades práticas e comportamentais

preciso desenvolver?

– Como quero viver minha vida nos próximos

60/70 anos?

– Como gostaria que fosse minha vida aos 90 anos?

 

Inicialmente cada participante teve 10 minutos para escrever em detalhes “quem é”, pensando tanto no pessoal quanto no profissional. Em seguida Pedro mostrou algumas estatísticas que indicam que provavelmente viveremos mais de cem anos e mais uma vez colocou os alunos pra pensar, dessa vez tinham que imaginar como desejam suas vidas aos 90 anos. Somente no final do workshop os alunos preencheram a aba “como”, planejando o que precisavam fazer para ir de “onde estou” para “onde quero chegar”.

 

Autoconhecimento

_MG_2780

Pedro afirma que “precisamos ser muito egoístas no processo de construção da nossa carreira”. Ou seja, precisamos nos colocar em primeiro plano, saber quais são nossos desejos, necessidades e sonhos. A construção da carreira também tem muito a ver com o lado emocional, com quem somos como seres humanos. E para chegar nessa resposta é preciso um exercício constante de autoconhecimento.

É preciso saber quais são nossos pontos fortes, nossas habilidades, nossos talentos e, principalmente, é preciso ter clareza daquilo que não sabemos ou não somos bons o suficiente. E sempre procurar desenvolver as habilidades que nos faltam.

Nesse processo é preciso ter maturidade para aceitar feedbacks negativos como algo positivo, algo que indica os pontos que precisamos desenvolver.

Estudar X Aprender

Falando de suas próprias dificuldades, como em matemática, por exemplo, Pedro deu uma verdadeira lição sobre a diferença entre Estudar e Aprender. E afirmou que odeia estudar, mas ama aprender. E a diferença é justamente essa, estudar está relacionado ao que se faz por obrigação e aprender é o que se faz com paixão.

Para construir uma carreira de sucesso é preciso aprender todos os dias. E mais do que isso, é preciso aprender sobre tudo. Além de Relações Públicas, Pedro é pós-graduado em administração, é DJ, é mergulhador e agora está aprendendo mágica e afirma que a mágica o fez melhorar a sua relação com a imprensa.

Esteja Preparado

Para finalizar o workshop Prochno contou como foi seu processo de seleção na Uber, disse que foi indicado por uma pessoa que ele conheceu fazendo trabalho voluntário, que depois de fazer uma entrevista por telefone, teve que ir ao EUA na semana seguinte para uma entrevista particular e que não se sentia totalmente pronto para assumir um cargo de tamanha responsabilidade, mas que estava preparado para encarar os desafios que encontraria pelo caminho.

E deixou como lição para quem sonha em ter uma carreira internacional: fale mais de uma língua fluentemente, tenha passaporte e visto em dia, você nunca sabe quando uma oportunidade aparecerá.

 

Alguns insights para te ajudar a construir uma carreira de sucesso:

“Precisamos ser muito egoístas no processo de construção da nossa carreira. É preciso olhar pra si, afinal autoconhecimento é fundamental”.

“Gestão Financeira é extremamente importante. Antes de negociar um salário, saiba quanto você custa”.

“A cultura no Brasil é de que é pecado ganhar dinheiro, mas eu só posso efetivamente ajudar uma pessoa se eu estiver numa posição financeira melhor que ela.”

“Recrutadores focam principalmente em resultados.”

“A nossa profissão nos ajuda a pensar. A juntar pontos. Nós não somos bons comunicadores. Nós somos bons gerenciadores de comunicação.”

Perdeu alguma coisa durante a RPWeek? Não se preocupe, acompanhe a cobertura completa aqui no Blog RP!

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Autoconhecimento como guia de uma carreira de sucesso em RP

Comentários

10503