Na noite de sexta-feira, rolou a esperada Botecada da RP Week! A mistura de conteúdo e cerveja fez a cabeça da galera! Mas o papo é sério, e já na abertura tivemos a honra de receber a Júlia Furtado, presidente do CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de RP) que contou um pouco da história do Conselho, buscando aproxima-lo dos RPs.
Na sequência Gustavo Reis, professor da Espartato e palestrante agenciado pela Insperiência, fez todos compreenderem o Design Thinking como um “modelo de abordagem de problemas”. Ou melhor, o uso das suas ferramentas na exploração do problema e nos entendimento das suas causas.
Insights da palestra:
- Conteúdo (maior que) > informação
A informação isolada, sem contexto, não é útil. Quando há o contexto a informação transforma-se em conteúdo. Questione-se: Qual problema essa informação me ajuda a resolver melhor?
- Conhecimento (maior que) > conteúdo
Quanto o conteúdo faz sentido para determinada pessoa, ele transforma-se em conhecimento. Portanto conhecimento = conteúdo + sentido
Explorando a percepção do conhecimento, Gustavo lançou a provocação: “Faz sentido a gente querer saber tudo sobre um tema? Esgotar o conteúdo? Bem, isso é quase impossível e sempre gera a sensação de que quanto mais aprendemos, menos sabemos”. Conhecimento é inesgotável! Então não faz sentido pensar como acumulador, precisamos ser curadores e identificar a relevância do conteúdo que queremos aprender. Gustavo instiga a pensar e continua com questionamentos: “existe um mundo de informação e conteúdo, mas será que ele realmente faz sentido para o conhecimento que buscamos no momento?” Pensando nas soluções encontradas por meio do Design Thinking, “qual a relevância desse conhecimento para resolução do problema?”
“Não existe mais marketing de massa” Gustavo escancara, o que existe é conexão, permissão e confiança. São estes os três elementos que regem as relações no mundo na comunicação atual. Como exemplo ele destacou “buscamos mais as coisas no Facebook do que no Google, por exemplo: um marceneiro, por questão de confiança e conexão”. Portanto, precisamos adquirir relevância para aumentar influência. Alem disso, o palestrante mostrou o conceito dos 3 H, dos 3 domínios do conhecimento:
Head – Hearth – Hand (cognitivo, emocional e tecnica)
Segundo ele, o conhecimento é absorvido em um desses domínios, mas é através do emocional que ele ficará marcado, ou seja, será lembrado. No final, Gustavo comentou sobre o Personas e o Mapa da Empatia, métodos que permitem explorar melhor o público e entender seu contexto, seus anseios, desejos, carências para poder trabalhar a comunicação de forma mais alinhada e eficaz.
“Precisamos ser curadores e generosos, o conhecimento é para ser compartilhado!”
Depois dessa aula descontraída de Design Thinking, a galera seguiu a noite com muita diversão, fotos e cerveja ao som do DJ Alf! Não é por acaso que a Botecada é um sucesso da RP Week!