Carreira em relações públicas: trainee ou estágio?

Snapchat: uma revolução semiótica.
5 de setembro de 2016
Evento beneficente: confira como realizamos o nosso!
8 de setembro de 2016

Carreira em relações públicas: trainee ou estágio?

carreira-relações-públicas

Quando você pensa no futuro da sua carreira de relações públicas, sabe qual diferença escolher entre programas de trainee e estágio pode fazer? Resolvemos então reunir em um único post algumas informações para ajudar você a tomar a melhor decisão.

Estágio obrigatório – como o nome já diz, ele é disciplina integrante da grade curricular da faculdade. Você deve cumprir ele para poder concluir sua graduação. Talvez esta seja se não a mais importante, mas certamente uma das principais matérias para a sua formação. É essa matéria que vai possibilitar a você viver na prática o dia a dia das relações públicas, compreender e aprender como a teoria se encaixa na prática. Aproveite ao máximo esta oportunidade, dedique-se, ela poderá ser sua porta de entrada para o mercado de trabalho quando você se formar.

Pra quem é – todos os alunos de relações públicas.

Programa de estágio – aqui é o momento em que você decide por conta própria buscar aprendizado prático enquanto universitário. A maioria das empresas abrem oportunidades para que estudantes possam aprender como o mercado funciona enquanto fazem um curso de graduação. Geralmente os contratos de estágio tem duração de 6 meses e uma carga horário diária máxima de 6 horas, conforme previsto na legislação brasileira. Assim você consegue manter sua rotina de estudos e ainda conciliar com o estágio.

Pra quem é – estudantes universitário em qualquer fase do curso. Aqui os departamentos de RH das empresas buscam por estudantes com perfil específico, por exemplo, se suas características e experiências são mais compatíveis com atividades de social media, evento, atendimento, entre outras. Seu perfil tem de estar relacionado à vaga disponível.

Carreira relações públicas: programa de trainee como opção para ingressar em uma grande empresa.

Programa de Trainee – na sua essência os programas de trainee buscam por novos gestores para grandes empresas. Os processos de seleção acontecem uma vez por ano e as inscrições geralmente abrem por volta do mês de maio, fique de olho em portais de empresas de seleção, siga nas redes sociais as empresas que você se identifica e gostaria de trabalhar, pesquise no Google. A seleção para participar de um programa como este pode durar até um ano e é extremamente concorrida.

Algumas empresas ao invés de buscar por gestores nos seus programas de trainee, focam na busca de novos talentos que iniciarão sua jornada profissional como funcionários juniores e a medida que forem desenvolvendo seus conhecimentos crescerão na organização conforme o plano de carreira.

Pra quem é – estudantes universitários em fase final de curso ou profissionais com até dois anos de formado.

Estas são as grandes diferenças entres programas de trainee e estágios. Pesquise muito, leia e busque se conhecer para então decidir qual o melhor caminho a seguir. Converse com profissionais já formados na área, eles poderão compartilhar aprendizados valiosos com você.


Quer saber mais sobre os primeiros passos no mercado de trabalho em relações públicas? Então confere a aula online sobre CONSTRUÇÃO DE CARREIRA EM RP, com o Prof. Pedro Prochno, na RP School. Ela está disponível para acesso aqui.

Fabiane Klafke
Fabiane Klafke
Relações Públicas apaixonada pela profissão. É Diretora e co-fundadora da RP School.
Acompanhe:
Carreira em relações públicas: trainee ou estágio?

Comentários

10886