Slavoj Žižek é um sociólogo, filósofo e crítico cultural esloveno (ufa…).
Recentemente ví um post sobre uma teoria dele que é MUITO atual e uma bela crítica à sociedade.
No vídeo abaixo ele desenvolve a teoria do consumismo capitalista que temos e de mecanismos que criamos para “COMPRAR NOSSO PERDÃO“, dizendo que, ao mantermos o consumismo exacerbado atual com estes mecanismos, estamos, no fim das contas, pensando que estamos “fazendo a coisa certa”. Um dos exemplos do vídeo é o “fair trade” desenvolvido por empresas. Uma delas é a Starbucks que vende um copo de café caríssimo (ou vai dizer que vc realmente acha baratinho) mas embute no preço o valor de manter agricultores que recebem valores coerentes pelos seus produtos, a mobilia da loja, wifi e tudo mais.
Sua principal crítica é que estamos criando mecanismos para manter o modo de vida que temos ao invés de adequá-los à nova realidade global, onde já consumimos mais da Terra do que ela pode prover. Encontramos formas de PAGAR mais por produtos para tirarmos o peso de nossas consciências por estarmos os consumido.
Claro que não estou pregando aqui virarmos hypies. O ponto de Žižek não é o radicalismo, mas provocar uma forte reflexão da hipocrisia em que vivemos onde usamos o capitalismo para sanar problemas sociais e ambientais gerados por ele. Precisamos, cada vez mais, analisar a forma de vida que temos e verificar se realmente estamos no caminho certo. Se estamos “dando o peixe ou ensinando pessoas a pescar”….
Como disse Andrew Price, autor do post que li, “Zizek preferiria que você compre produtos “Fair Trade” desde que reconheça que esta não é a solução definitiva para os problemas existentes.”.
O vídeo é em inglês e com um sotaque esloveno, mas, com calma, todo mundo entende!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hpAMbpQ8J7g]
o que mais irrita sao as pessoas que preferem acreditar na lenda, na lenda dos bancos que tem lucros e acumulações cada vez maiores mas que afirmam ter ações enormes. O complicado é ter noção da capacidade que as pessoas tem de mensurar a equivalencia destas ações.
Virts, muito obrigado pela visita e comentário! 🙂