por Lívia dos Santos
Com o objetivo de refletir a relação entre arte e política, a 29ª Bienal de São Paulo abre suas portas ao público amanhã, sábado (25), a partir das 10h. A população ainda não conferiu as obras expostas este ano, mas já foi convidada a reflexão com a polêmica série “Inimigos”, do artista pernambucano Gil Vicente.
As obras que consistem em desenhos feitos a carvão, retrata o próprio autor assassinando importantes figuras públicas, como o ex-presidente FHC, seu sucessor Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva, a rainha da Inglaterra Elizabeth II, o ex-presidente americano George W. Bush e até mesmo o Papa Bento XVI.
Por sua vez, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Luis Flávio Borges D’Urso, divulgou uma nota em que se coloca contra a exposição dos quadros do artista e ameaçou processar a Fundação Bienal, já que as obras fazem apologia à violência e ao crime.
Essas obras, mais do que revelar o desprezo do autor pelas figuras humanas que retrata como suas vítimas, demonstra um desrespeito pelas instituições que tais pessoas representam, como também o desprezo pelo poder instituído, incitando ao crime e à violência.
Já Gil Vicente comentou que, com essa ação, parece que o País voltou à ditadura e questiona “Qual é o crime maior, criar ficção ou o roubo de dinheiro público dos nossos políticos?”. O fato é que a curadoria da Bienal já anunciou que não vai retirar as obras e que seria um crime contra a liberdade de expressão do artista pernambucano.
Após toda essa discussão, nós queremos saber de você: é a favor da OAB-SP e acredita que as obras realmente passam do limite e incitam a violência ou é a favor da Bienal com a “bandeira” da liberdade de expressão e a celebração do artístico?
Na minha opinião, essa polêmica me deu mesmo é vontade de conferir essa edição e ver de pertinho, não apenas esta, mas todas as obras reunidas este ano. Se você for, passe aqui no blog e conta pra gente! 😉
Agenda:
29ª Bienal de São Paulo
Parque do Ibirapuera – SP
Abertura ao público: 25 de setembro de 2010 às 10h
Encerramento: 12 de dezembro de 2010
Entrada gratuita
Horários de funcionamento
De 2ª a 4ª feira: das 9 às 19h.
5ª e 6ª feira: das 9 às 22h.
Sábado e domingo: das 9 às 19h.
Lívia,
Parabéns pelo texto!
Essa obra do Gil Vivente já deu o que falar. Vi que duas telas forma cobertas (parece que são de candidatos). Saiu uma entrevista do artista no jornal Diário de Pernambuco, essa semana, em que Gil Vicente disse que o melhor marketing para ele foi a OAB-SP.
Abraços,
@alexandre_amc
Ele foi muito infeliz na escolha, dizer que a imprensa, a novela e outros faz apologia e o que ele esta fazendo entao? é muito conveniente dizer isso!!! nao é necessario que para expressar a sua indgnaçao precise apelar, vou levar meu filho pra ver uma exposiçao dessa como? é comodo para o brasileiro que assiste sua novelinha, lê seus jornais sem ter um pingo de reflexao ou seja nao faz uma analise por tras das palavras, dizer que ele queria expressar o que alguns sentem.Penso que para mostrarmos a nossa indgnaçao por certas coisas, tem que fazer uma comoçao junto polulaçao coibindo ou proibindo determinados programas, impressas que fica com interesses, politicos etc… Pra mim este seria uns dos caminhos mais corretos.
Há algum tempo, num período não muito distante, uma tal de ditadura militar imperou pelo país. Para quem não sem lembra, houve "anos de chumbo" em que a repressão exilava, prendia, torturava e matava os tais "subversivos".
Subversivos não eram apenas os que saíam à rua e exigiam o direito à liberdade, eram também os que simplismente expressavam suas ideias nas músicas, na moda, nos jornais.. enfim, na arte como um todo.
Todavia, apesar de ver seus amigos mortos, de apanhar, de ser obrigados a deixar sua pátria e de viver em constante ameaça, os subversivos não deixaram de lutar. Zuzu e Stuart Angel, Chico Buarque, Caetano Veloso e tantos outros membros do PCB ou da Guerrilha do Araguaia não tiveram medo. Foram heróis corajosos e fiéis ao seus ideais.
Infelizmente, muitos dos mencionados não sobreviveram para comprtilhar suas experiências.
Ainda assim, no ano de 2010 existem os radicais que prefeririam estar vivendo sob essa censura na arte..
O exemplo das obras de Gil Vicente é só mais um. Obras milenares são pichadas só porque retratam a nudez (a forma como viemos ao mundo), estátuas são quebradas, afinal, representa o líder espiritual do macabro, o exu… e por aí vaí.
O irônico, é que pais matam seus filhos e vice-versa, drogas são legalizadas, É PERMITIDO UM CANDIDATO-PERSONAGEM SE ELEGER A UM CARGO POLÍTICO… E todo mundo acha normal.
Agora, um artista expressar sua indignação contra a hipocrisia e a violência da nossa queria sociedade é visto como um crime, um desrespeito.
Não satisfeitos em ferir a liberdade que foi conquistada com sangue e suor dos "subversivos", ainda se esquecem que enquanto repreendemos o Gil, milhares de crianças estão morrendo de fome… Um salve à patria amada Brasil!!!
paraens pelo seu trabalho