• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião

Novas fronteiras para a comunicação!

Pedro Prochno by Pedro Prochno
5 de outubro de 2010
in Opinião
9
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Quando eu era menor, estava na 3ª ou 4ª série, material básico da aula de computação era um disquete de 8″, sim isto mesmo, disquete de OITO POLEGADAS, e olha que eu só tenho 24 anos (por mais alguns dias…). De lá pra cá é nítido o avanço tecnológico que tivemos. Estamos adentrando a era 3D, onde tudo está literalmente na “ponta dos dedos”. Todas estas mudanças, claro, fazem com que o mundo tenha que se adaptar. Novos verbetes são adicionados ao dicionário, celulares ganham novos recursos, baterias precisam ser melhoradas para durarem mais…

A Apple é uma das empresas que mais tem revolucionado o mundo dos “gadgets”. Traz diferentes formas de interagirmos com os “meios”. Novas formas de consumirmos as informações. Com isto é inevitável que tenhamos que repensar a forma de se fazer comunicação.

Mais do que transmitir uma mensagem clara, coesa e objetiva ao público alvo, nós, Relações Públicas, precisamos cada vez mais encontrar diferentes formas de se utilizar as plataformas existentes para inovar a comunicação. Facilitar o acesso do público alvo à ela, promover uma experiência diferente ao usuário, propiciar com que ele vá além do que é dado.

Em entrevista ao Estado de São Paulo, Jim Jacovides, Vice-presidente de licenciamento de marcas da Time Inc., defende dois pontos interessantes. O primeiro é que as pessoas vão, e já se vê um movimento para isto, pagar para ter acesso à informação via iPad. Para mim nós subestimamos o poder dessa maquininha. Com certeza ela vem para facilitar e revolucionar as plataformas de comunicação.

Dois, é que com esta nova plataforma, temos novas possibilidades de interagir com nosso público. Podemos, por exemplo, criar anúncios interativos, que proporcionem ao usuário customizar produtos, compará-los e comprá-los diretamente da loja virtual, interagir com modelos diferentes, localizar revendedores e consumidores do mesmo produto, pedir opiniões, sugerir mudanças. Ele define esta nova forma de se comunicar com o público de “comunicação de imersão”.

Criar outras maneiras parecidas de se comunicar para diferentes públicos (comunicação interna, com a imprensa, com investidores) só depende de um pouco de criatividade e imaginação. Não cabe a nós, muitas vezes, participar ou sugerir novas plataformas, mas somos nós os responsáveis por dar novo uso a elas, adequando seu potencial aos nossos objetivos, facilitando a comunicação e entendimento das mensagens.

Tags: comunicaçãocriatividadeInovaçãoRelações Públicas
Previous Post

Maratona de shows no fim de ano!

Next Post

Auditoria de Imagem: A Prática nas Agências de Comunicação

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post

Auditoria de Imagem: A Prática nas Agências de Comunicação

Programa diferente? Que tal escalada!

Segmentação das redes sociais

Comments 9

  1. Alexandre Costa says:
    15 anos ago

    Pedro,

    Ótimo texto! Relamente, a evolução é tão rápida que muitas vezes não damos conta de tantas novidades.
    Abraços,
    @alexandre_amc

    Responder
  2. Lívia Santos says:
    15 anos ago

    Pedro,

    Muito bom! Pensei esses dias em quanto nós evoluímos e nossa geração acompanhou tudo isso! Eu lembro até hoje do 1º comercial de celular e não tinha função nenhuma a não ser ligar…precisa mencionar o que o celular de hoje faz? Rsss!

    E nós RP's temos que estar atentos a tudo isso…é difícil, mas na nossa profissão o que não é difícil? Até explicar nossa função é difícil! =p

    Beijos!

    @Lii_Santos

    Responder
  3. Marcelo says:
    15 anos ago

    Muito bom o artigo!

    Responder
  4. Dayane Azeredo says:
    15 anos ago

    Lembra aquele cara da TI, cuja sala ficava no fim do corredor, a mesa era escondida e só era lembrado quando o sistema travava? pois é… é hora de arranjar um banquinho e sentar do lado desse cara ai, porque os sistemas de informação estão domindo o mundo (parafraseando Cérebro rs) se é que já não dominou e, estão interferindo diretamente no trabalho de nós, comunicólogos de plantão.

    Você não precisa necessariamente usar todas as ferramentas que existem, até pq são muitas e ser "multi-tarefa" não será o suficiente para dar conta, mas conhecê-las e saber pelo menso o básico de suas funcionalidades é primordial, pois o trabalhos da Comunicação está, desde muito, pautado nestas ferramentas.

    Realmente as coisas estão mudando muito rápido, então, não nos resta muita coisa a não ser: ter bons amigos de TI (hehe), ler bons artigos, e estar sempre conectado na rede!!

    Muito bom post!!

    Dayane Azeredo
    @DadyAzeredo

    Responder
    • Pedro Prochno says:
      15 anos ago

      Dady é bem por aí. A tecnologia cria muitas plataformas diferentes que precisam ser conhecidas para sabermos em que podemos usá-las, bom como disse a Lívia.

      Pedro

      Responder
  5. Pingback: LVBA embarca de vez na mobilidade « relações
  6. Pingback: #DIAdoRP, está dada a largada! « relações
  7. Pingback: Ser RP é ser um polvo? « relações
  8. Pingback: Algumas coisas que nós comunicadores ainda precisamos aprender « relações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.