Eu publiquei esse texto pela primeira vez em outubro de 2010. Mais de uma década atrás. A equipe do Blog RP me chamou a atenção pois ele estava recebendo milhares de acessos nos últimos meses. Aí, a gente resolveu atualizar ele.
Estava aqui, olhando meus followers, amigos, conhecidos….. Me chamou a atenção que muitos usam um “RP” na composição de seus e-mails ou nomes do twitter, etc, em 2021, instagrams. Resolvi então iniciar uma empreitada para descobrir o pq! Será crise de identidade? rs
Mandei algumas mensagens sempre com o mesmo pedido, e muitas respostas apareceram e, pra minha surpresa, com o mesmo caminho: Usar o “RP” como forma de se mostrar pertencente ao grupo mas também como mecanismo de ajudar a difundir e tornar mais conhecida a nossa profissão.
Abaixo eu transcrevo algumas das respostas que recebi:
- @marinafariarp: Oi! Eu uso o rp na @ pq quando estava na faculdade eu tive uma identificação tamanha com a profissão e curso que RP passou a ser parte de quem era, queria que todos soubessem que sou RP. Hoje por acaso penso em tirar. Queria que o RP na @ fosse pra quem produz conteúdo sobre ou é um autônomo querendo ser encontrado
- @florisrp: Iniciei o uso do termo RP no nome após me formar na graduação. Desde então, nunca atuei como Relações-públicas, no entanto tenho orgulho em exibir a formação que tanto me deu conhecimento para quem eu sou hoje como profissional de Comunicação Digital. Ainda continuo usando como forma de expressão de orgulho da formação
- @jujumoreirarp: Sou RP por formação e hoje trabalho com comunicação interna. Uma das áreas das relações públicas, né?! – Eu uso aqui no Instagram, pq em algum momento pensei que poderia ser recrutada por aqui (risos) e pq tenho orgulho da profissão, sei da importância, sem contar que é cool ?
- @sara.tavares.rp: Oi Pedro, tudo bem e você? É uma honra ter você por aqui. ?Sou estudante de RP e modifiquei o meu insta com o objetivo de ser futuramente conhecida pela minha profissão. Sinto que com o rp no final do @ as pessoas iriam me identificar melhor. Além disso, ele me ajuda a fazer bastante networking. ??
- @nanda.alvesrp: Boa noite, tudo bem? Utilizo RP para disseminar essa profissão que tanto amo e tenho orgulho.
- @crisbelorp: Resolvi colocar CrisBeloRP para ter uma identificação direta com a profissão. Uma maneira de dizer que agora RP é meu sobrenome… Pertencimento mesmo! Além de ter visibilidade para as empresas.
Foi super legal fazer essa pesquisa em 2010, e atualizar ela agora em 2021. Agradeço a todo mudo que respondeu e deixo a pergunta: Você também usa “RP” no seu nome/nick? Conta pra gente lá na página do BlogRP.
Leia abaixo o texto original de 2010:
Estava aqui, olhando meus followers, amigos, conhecidos….. Me chamou a atenção que muitos usam um “rp” na composição de seus e-mails ou nomes do twitter, etc. Resolvi então iniciar uma empreitada para descobrir o pq! Será crise de identidade? rsrs
Mandei alguns e-mails, outras DMs, pra quem não me seguia, o pedido foi aberto mesmo, e muitas respostas interessantes começaram a aparecer. Tem pessoas que optaram por colocar o “rp” no nome para evitar serem confundidas com outros profissionais de comunicação, outros por simples falta de opção e a maioria, para se sentir ou reforçar que fazem parte de um grupo: Os Relações Públicas!
Abaixo eu transcrevi (ipsis literis) algumas das respostas que recebi, mais adiante continuo minha análise.
- @jumenezesrp – Sensação de pertencimento de um grupo; orgulho..acho que é isso! rsrs ajudei?
- @belle_rp Pq tudo já tinha e BelleSilva… nossa, tentei várias, mas tudo tinha… Então foi isso mesmo, melhor que 86 … hehe – Essa é a razão… Ou eu colocava “rp” ou teria q fugir do meu “nome/apelido” e como vc bem sabe, eu vivo na pele a emoção de “ser” rp… Logo preferi usar meu nome e o RP… Perfeito!
- @marcelorp13 – Fala Pedro! Vc diz no nickname? Eu particularmente uso pq não suporto ser chamado de jornalista, marqueteiro. Daí de cara lembram q sou RP
- @rp_maira Olha, eu quis usar o RP no “nome” do Twitter pra mostrar a minha futura profissão e para valorizá-la! =D
- @gbarbosarp eu uso o canal twitter, exclusivamente, como uma extensão do meu networking profissional. então, por que usar a sigla “RP” no twitter?
1 – o twitter não nos dá a chance de escolhermos um nick que de fato é o seu nome. então muitas das vezes temos que recorrer à algumas artemanhas como o underline, nomes abreviados, e algumas outras identidades.
2 – então, para transparecer a minha identidade, eu uso a minha formação base RP. - @crisrpumesp – Então, criei esse e-mail logo q entrei na facul….como os meus sobrenomes são muuuiito comuns: Santos e Silva, era dificil conseguir fazer um e-mail com eles….hihihi. Como tinha (de estudar) e tenho muito orgulho de ser RP do curso (naquela época 5 estrelas) da Metodista, resolvi nomear a conta assim.
Como podemos observar, os motivos são diversos. O que mais se destaca, porém, é o uso para valorização da profissão e “pertencimento” à um grupo. Acho este motivo nobre. Ao meu ver nossa classe, como é de conhecimento, sofre uma crise de identidade. Todos amamos a profissão mas apenas efetivamente tomamos a linha de frente em sua defesa quando saem coisas como o Fred em Passione ou o Professor da Facamp.
De qualquer forma, achei bem interessante fazer esta pesquisa com as pessoas acima e agradeço a todas pela participação. Você também usa “RP” no seu nome/nick? Conte-nos abaixo o pq! 🙂
Muito legal esse post! Quero dizer que a minha escolha por pborgesRP está diretamente ligada a profissão, quando fiz o twitter, era exclusivamente para interagir com os RPs e queria que o nome me identificasse como tal. Tanto que só criei o twitter do blog recentemente.
Abraço.
Muito legal o post. Eu também utilizo nas redes o perfil rcamposrp também como forma de pertencimento ao grupo de profissionais e identificação da categoria.
Como minha presença na rede tem como foco o diálogo e o relacionamento com meus pares de comunicação, então julguei interessante ter o RP justamente para facilitar o reconhecimento e a busca de novos colegas.
Bom saber que outros também utilizam a mesma estratégia.
Um abraço,
Ricardo Campos http://www.meadiciona.com/rcamposrp
Bom, eu nao tenho pq eu gosto de centralizar todas os meus perfis com meu nome e sobrenome, se eu colocasse algo como GabiMouraRP, me sentiria tentada a arrumar os nicks de tds os demais perfis. coisa de gente maniaca, né? hahaha
tem uma amiga minha q estudou cmg e o emmail dela é algo como fabianarp, e ela fez logo no 1º ano de faculdade, em 2005.
eu gosto deste comportamento e admiro. mostra um grande respeito e amor à profissão.
Interessante a proposta. Não recebi nenhum contato seu, apesar de utilizar no Twitter @rprodrigo e no e-mail original rp-rodrigo@uol.com.br (embora fique visível o rodrigo@mundorp.com.br), mas explico aqui nos comentários.
Eu criei o portal Mundo-RP em 1997. Este foi o ano em que os cursos de RP (professores e alunos) e os profissionais foram mobilizados pelo Conselho Federal de Profissionais de RP – Conferp para participar do Parlamento Nacional de Relações Públicas. Na época, acusávamos o uso de diversas terminologias para designar RP (relações institucionais, relações industriais, relações corporativas, comunicação empresarial e outras – que só cresceram em número e inventividade), o que enfraquecia a profissão. De outro lado, as novidades vocabulares aconteciam por: 1) RPs que desejavam afastar-se do preconceito com o termo, vinculado a promotor de festas e outros estereótipos; e 2) empregadores fugiam do termo para não caírem na fiscalização do Conferp, caso não tivessem um RP formado e registrado em seus quadros.
Foi em meio a este panorama que criei meu primeiro email, já com o codinome rp-rodrigo, com vistas a colaborar com a disseminação do termo correto e integral pra nossa área.
Existe ainda um motivo pessoal: eu e meu irmão temos formações complementares – eu sou relações públicas, ele é designer. Trabalhamos juntos inclusive por longo tempo. Ainda que os nomes sejam distintos (Rodrigo e Giuliano), algumas pessoas nos confundiam – então era necessário pra mim profissionalmente demarcar que era o "rodrigo rp" e não o "outro".
Enfim, particularidades – agora explicadas à luz do seu post.
Rodrigo,
Muito interessante sua história, também uma forma de se "diferenciar".
Acabei não consultando todo mundo de minha lista mesmo, fiz um apanhado rápido, em um dia, na minha timeline. O legal é termos estes complementos aqui, nos comentários. Cada um contando a sua história e o seu PQ!
Abraços
Pedro Prochno
Gabi, eu sou que nem você, gosto de manter uma "identidade" em todas as redes rsrsrs. Acabo usando o Prochno, meu sobrenome, não deixa de ter um "PR" no começo (acho que exagerei né?) rsrs.
Muitos RPs acabam atrelando esta nomenclatura ao nome, não é mesmo Priscila e Ricardo? Eu nunca notei se profissionais de outras áreas fazem o mesmo, vocês já?
Abraços
Pedro Prochno
Olá,
Interessante o post uma vez que mostra o valor que a classe dá a sua profissão. Se você for fazer uma outra pesquisa com as outras profissões verás que são poucas onde dizem de boca cheia que fazem Relações Públicas. O perfil de quem faz RP é diferente, não caem de paraquedas no curso mas fazem porque têm certeza do que querem e a maioria sai apaixonada pela profissão.
Ela não é reconhecida como deveria, mas é dever do estudante a tornar visível. Eu faço RP, estou no 4° período da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI onde ela é o ÚNICO curso 4 estrelas da Comunicação pelo Guia Abril. Optei por não utilizar RP no nome pois estou em transição de um apelido ( todos me reconheciam pelo apelido e não pelo nome ) para meu nome. Então modifiquei em todas as mídias que utilizo para meu sobrenome que é mais difícial de se encontrar outra pessoa com o mesmo e logo após meu nome que é mais normal. Antigamente falava-se em Aline e todos perguntavam "Qual? A Fofs ? " , agora falam direto a Aline Carlesso e todos sabem quem é sem perguntar. Foi meio que um branding do meu nome.
Att.
Aline Carlesso
@CarlessoAline
Que interessante isso. Lembrei de mais uma a @marianarrpp que escreve n'Ocappuccino dentre outros blogs. Fiquei com vontade de criar um @MateusRP hehehehe
Abs
Mateus Martins
Muito bacana o post!
Quando eu crio contas em redes sociais, também sempre prefiro manter somente meu nome. Mas com o e-mail foi diferente. Eu usava há anos um endereço de e-mail que era muito complicado de dizer, mas nunca quis trocar pq eu tinha todos os meus contatos lá, mensagens antigas, etc.
Mas já sem tempo, resolvi mudar, e como pretendo continuar com a mesma conta por mais alguns anos (e durante isso espero estar exercendo as Relações Públicas), também coloquei RP (juxavier.rp@mail.com).
Acho bacana atrelar isso à identidade pessoal, visto que o profissional irá nos acompanhar por muito e muito tempo. Depois que vi que muita gente usava o RP no twitter, também fiquei com vontade de mudar. Hehehe.
A história do blog uniRP nem preciso contar, né?! 😉
Abraço,
Juliana Xavier – uniRP