Por Lívia dos Santos
No dia 21 de março, o Twitter completou 5 anos de atividades. No clima das matérias sobre a rede social em função da data, na quinta-feira, 24, o New York Times publicou uma pesquisa sobre os perfis mais influentes de todo o microblog e um brasileiro despontou em primeiro lugar na lista: Rafinha Bastos, humorista do CQC. E você achava que Lady Gaga, conhecida por seus recordes na internet lideraria, certo? Pois é, a cantora nem figurou entre os 10 primeiros. Ou então o presidente norte-americano Barack Obama, eleito graças ao seu engajamento nas mídias sociais e que virou até case? Este apareceu na sétima colocação! Mais uma surpresa: no décimo lugar estava Luciano Huck, apresentador da Rede Globo e primeiro brasileiro a alcançar 1 milhão de seguidores na rede social.
O fim do mês passado continuou agitado com a divulgação do Short Awards, considerado o ‘Oscar do Twitter’ e quem diria, três brasileiros ganharam o prêmio: na categoria “Inovação”, Rene Silva Santos, o @vozdacomunidade, relatou em tempo real a invasão da polícia no Complexo do Alemão; Marina Silva (@silva_marina) venceu em “Política”; e o perfil @LeiSecaRJ, que divulga as blitzes da Lei Seca no Rio de Janeiro, ganhou como “Notícia”.
Se relembrarmos o ranking divulgado pelo Twitter das personalidades que ‘marcaram’ a rede social no ano passado, outra brasileira estava em evidência: Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil, que ficou em 2º lugar atrás apenas do ídolo teen Justin Bieber.
Então, convido você a recordar um pouco mais a fundo, dessa vez pensando nos TT’s (trending topics). Após o CALA A BOCA GALVÃO, que colocou o país como centro das atenções no Twitter a partir de uma série de desabafos de telespectadores com o narrador da Globo, Galvão Bueno, o Brasil começou a aparecer com mais frequência nos assuntos mais comentados da rede. Quem não se lembra ainda de Dunga, Felipe Melo, Luan Santana e outros famosos, hashtags, expressões ou fatos da “Terra Brasilis” listadas no TT Worldwide?
Mas o que eu quero dizer com tudo isso? Simples: o Brasil conquistou seu espaço e sua relevância na rede social. Se antes éramos conhecidos apenas como o país do Orkut, hoje só estamos atrás da Holanda entre os países com maior índice de tuiteiros. Somos o país mais conectado do mundo, com adesão de 86% dos usuários brasileiros em redes sociais, e mais de um quinto desses internautas tem seu perfil cadastrado no Twitter.
O próprio Twitter tem reconhecido a importância do nosso país. Além de TT São Paulo, temos agora o TT Rio de Janeiro. Tem países que nem contam com seu próprio trending topic. Nós temos o Brasil e mais duas capitais. Já pensou nisso? E mais: o Twitter pretende lançar uma versão do site em português para expandir ainda mais a rede social por aqui.
Com todas essas informações, eu te pergunto: como definir uma rede social com apenas cinco anos no ar, mas que já passou e foi responsável por tantas transformações, seja no hábito do usuário, no comportamento das empresas, no consumo de mídia e conteúdo? Que dá voz a um país dito de terceiro mundo? Que viraliza piadas aparentemente inofensivas? Que coloca personalidades locais em destaque global? Que deixou o foco pessoal “do que você está fazendo” para “o que está acontecendo”, seja na sua cidade, estado, país…no mundo!
Conta pra gente como você vê a meia década de Twitter em nossas vidas e o espaço que o Brasil tem conquistado no micro blog 😉
Livia,
Adorei o post. Realmente acredito no Twitter como uma das maiores revoluções em termos de comunicação dos último tempo.
Sou um pouco suspeita para falar disso, pois sou apaixonada por esse passarinho azul, mas além de promover uma atualização constantede notícias, você consegue informações sobre grande parte dos assuntos, é só saber procurar.
Obrigada por mais esse texto e pelos dados que, com certeza, nos ajudarão bastante.
Beijo grande e parabéns pelo artigo
Olá Beth!
Fiquei muito feliz em saber que gostou do post, até pq eu sou fã dos seus rs!
Faço das minhas palavras as suas! Realmente, o Twitter, em apenas 5 anos, saiu de uma rede social para compartilhar ações "irrelevantes" de uma pessoa, como "estou aqui", "vou fazer isso" e assim por diante, pra se tornar uma rede social de relacionamento, fonte de informação e produção e divulgação de opinião e conteúdo!
Veremos os próximos passos do 'passarinho azul' daqui a 5 anos e também o que o Brasil vai ser até lá, porque hoje já estamos ganhando nosso espaço, certo? 😉 rs
Mais uma vez, obrigada!
Beijos!
@Lii_Santos
Li,
parabéns pelo post, realmente o twitter passou de um micro-blog para propagador de opiniões , e muito ainda esta por vir.
Muitos ativistas estão usando o twitter para expressar sua opinião sobre, produtos, servicos e cases e isso vem trazendo cada vez mais discusões entre os formadores de opinião.
Hj um profissional, n apenas de comunicação, sem um perfil no twitter está totalmente desantenado e ainda mais, uma empresa sem monitorar as informações que envolve, pode estar em crise sem saber!!
Abs,
Joel
Joel querido!
Super obrigada! Que bom que curtiu o post 😀
Concordo plenamente com você…a ideia do texto era justamente essa, trazer a discussão do poder do Twitter, em especial no Brasil. Com ctz, todas as organizações, com ou sem Twitter ou outras redes sociais precisam monitorar o que se tem dito na internet justamente pra não serem pegas de surpresa com crise 'online' pq hj o online afeta o offline #fato e pior, pode correr pelo mundo.
Valeu pelo comentário!
Beijos!
@Lii_Santos
Lívia, post muito bom!
Gostei da forma que levantou os dados e os comparou. Parabéns.
Essa pesquisa do NYT que aponta o Rafinha como o tuiteiro mais influente do mundo me impressionou e nos permite levantar uma questão: o conteúdo e a frequência dos tweets é o que importa e, talvez, em segundo plano venha a quantidade de seguidores do perfil. Como prova disso é só analisar o ranking dos '10 mais' nesse link que vc fez para a pesquisa. Dos 10, o Rafinha é a segunda personalidade com menor número de seguidores. É impressionante! Estou até fazendo um texto sobre isso…rs
Nesse link o Rafinha diz que ganha até RS$4.000,00 por tweet patrocinado.. É brincadeira!? rs http://bit.ly/gPURNX
Bjos
Dééé!
Brigada brigada brigada! 😀
Uau! Tô super feliz em saber que ajudei aí na inspiração pra escrever um texto sobre o Twitter, os influentes e a quantidade X qualidade! Depois compartilha com a gnt tá 😉
Tb confesso q fiquei espantada em saber que o Rafinha é o mais influente..como disse, pensei na Lady Gaga, no Obama…qlqr um, menos ele..e não menosprezando, mas há TANTA gnt no Twitter né rsrs
E obrigada por compartilhar mais um conteúdo aí pra gnt pelo link!
Beijos!
@Lii_Santos