A comunicação 2.0 nas redes acontece de maneira bem colaborativa. Ainda bem. Não é raro vermos um #tweetajuda, um pedido de ajuda para assunto X no twitter ou postar nos grupos que participamos no Facebook.
E porque apelamos para essas redes especificamente? Existem vários motivos, mas eu vou citar a rapidez com que se consegue a resposta e a generosidade de quem faz parte dos seus seguidores e amigos.
Os grupos verticais* no Facebook tem ajudado muito, não só a mim, mas todos que participam. É o caso do Social Media Brasil, formado por palestrantes, profissionais e estudantes que estiveram no evento em São Paulo em junho de 2011 e trocam dicas e informações diariamente. É possível resolver seu problema em segundos.
Kaka Machine e Gil Giardelli são dois profissionais que falam muito em colaboração e da mudança que isso tem feito e fará em nossa sociedade. A principal delas é na forma com que aprendemos. A aprendizagem hoje em dia é mais buscada pelo interessado do que recebida de maneira passiva.
Um bom exemplo são os tutorais que vemos no youtube ou em blogs que nos ensinam a mexer com um celular, criar um blog e até mesmo transformar perfil em fanpage no Facebook. É o caminho das pedras mostrados por usários que descobriram antes. Basta dar um google no assunto que deseja e você acha.
* Grupos verticais são grupos formados para assuntos específicos nas redes sociais.