As palavras do título deste post são de um professor Steve Blank, da Universidade Stanford, na California (EUA). Stanford está no meio do Vale do Silício, o maior celeiro de empreendedores do setor de tecnologia existente em todo o mundo.
Blank é professor de empreendedorismo em Stanford e ensina metodologias de desenvolvimento de negócios que poderemos vir a descrever aqui em futuros posts. No entanto, hoje as palavras do professor servirão para discutirmos a personalidade do empreendedor.
Você já viu alguém que desenha ideias em um guardanapo e acredita poder mudar o mundo? Uma pessoa que realmente acredita tanto naquela ideia que convence você a acreditar também, e não apenas acreditar mas também colocar dinheiro do próprio bolso para realizar a ideia? Bem, o aparentemente maluco descrito nas linhas acima é provavelmente um empreendedor.
Como o professor diz no vídeo que incluí logo abaixo (ou clique aqui), o empreendedor é aquele cara com um grande ego e uma visão (ou uma ilusão) que, somados à paixão pela ideia, conseguem realizar muitas coisas a partir do nada. Blank diz que o empreendedorismo não é um emprego, é um chamado. É como um vírus que você precisa tirar do seu sistema, uma coisa pela qual você não pode esperar para realizar.
O vídeo mostra o discurso apaixonado do professor Blank e a visão dele sobre a realidade americana. Você acredita que existam semelhanças com o Brasil?
Nos próximos posts, vamos explorar melhor o perfil brasileiro com base nos estudos do grupo de pesquisas sobre Comunicação Organizacional e Empreendedorismo que a estudante de RP Riziely Herrera, da Universidade Federal de Goiás, compartilhou comigo.
Até lá!
Comments 1