Você pode até não gostar do lanche, mas vai ter que admitir que as campanhas por trás desta rede mundial são ótimas! Duas ações me chamaram a atenção e achei que valia a pena trazer para discussão já que o objetivo aqui na coluna é mostrar ideias inusitadas e/ou inovadoras.
A primeira: na onda das compras coletivas, como aproveitar esse novo ‘filão’ que poderia ser visto como certa concorrência, já que muitas das promoções desses sites são para lanchonetes e restaurantes a preços acessíveis? O McDonald’s soube ver a oportunidade e ainda reverter para uma boa causa!
A ação: a rede americana fez uma parceria com o Peixe Urbano, um dos maiores sites de compra coletiva, para vender vouchers de seu produto mais famoso – o Big Mac – e, assim, arrecadar e reverter toda a verba para o McDia Feliz 2011, campanha do Instituto Ronald McDonald que beneficia dezenas de projetos e instituições no Brasil.
Desde ontem, dia 03 de agosto, até amanhã, sexta-feira, os consumidores poderão adquirir seu cupom pelo site e garantir a participação na campanha, que este ano acontece no dia 27 de agosto, em todas as franquias McDonald’s no País, e ajudar 73 projetos e 59 instituições. A expectativa com a parceria é alcançar a marca de 1 milhão de vouchers vendidos por todos os canais.
Segunda ação: como atrair mais consumidores a uma unidade do McDonald’s, sem as tradicionais promoções? Mais: usar as novas tecnologias e esse novo cenário em que o consumidor quer interagir e se divertir com a marca? Bom, o McDonald’s Estocolmo encontrou uma fórmula.
A ação: a agência responsável pela marca na Suécia instalou um outdoor digital na fachada da franquia do “tio” Ronald em Estocolmo. Na era dos smartphones, bastava tirar o seu aparelho do bolso e, sem precisar fazer download de qualquer aplicativo (o que geralmente acontece em ações – a necessidade de adquirir um app da empresa), o usuário se conectava ao outdoor pelo hotsite e poderia jogar ping-pong em tempo real, ali, na rua! Como isso já não fosse bom e divertido (e viciante, vamos confessar rs), o vencedor da disputa ainda ganhava um vale pelo celular que dava direito a uma das delícias do McDonald’s!
http://youtu.be/7S_UnjycLEI
O nosso novo cenário é esse: diversas possibilidades e oportunidades para comunicar! Só as empresas e marcas que realmente conseguirem ter uma boa ideia com ótima execução irão fazer a diferença. Esse é o desafio! Nosso desafio como comunicadores! Aí estão duas ações que servem de lição para todos os profissionais: marketing, publicidade e também nós, RP’s:
Marketing: como vender mais e atrair mais consumidores?
Publicidade: como criar algo novo e que prenda a atenção do cliente e de seu público-alvo? E que essa ‘ideia criativa’ reverta em resultados para justificar o investimento?
Relações Públicas: como desenvolver e divulgar campanhas que saiam do tradicional e agreguem mais valor a minha marca? No caso do Instituto Ronald McDonald, como planejar ações para envolver as pessoas e levá-las a contribuir com uma boa causa? (como já comentei, tive a oportunidade de trabalhar na área de marketing e comunicação da AACD e sei como é difícil atuar nessa área de responsabilidade social).
No meio de tanta ideia boa e diferente que nos impacta todos os dias, esses são alguns questionamentos que eu me faço e acho que todos devemos fazer sempre para poder ir além em nossos trabalhos. Não importa a sua área de atuação (RP, PP, MKT), onde trabalha (agência, anunciante) e/ou seu cargo. A realidade e os desafios são os mesmos nesse mercado cada vez mais conectado e desafiante, em busca da novidade e da inovação ALL THE TIME…FULL TIME!
Difícil? Sim! Mas essa é nossa profissão, nossa missão e vamos concordar: a gente gosta do desafio 😉
Até a próxima grande ideia pra gente debater e compartilhar aqui! Beijos!