• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Somente as perguntas certas trazem a imagem correta.

Somente as perguntas certas trazem a imagem correta.

Espelho, espelho meu…

Ana Manssour by Ana Manssour
24 de agosto de 2011
in Opinião
1
80
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

O espelho, ou o olhar para si mesmo, é uma ferramenta de autoconhecimento importantíssima tanto na vida pessoal quanto profissional e também na organizacional. Mesmo quando acredita que “está pronta”, na verdade a empresa – assim como as pessoas – apenas concluiu uma etapa, porque ninguém é hoje o que era ontem nem o que será amanhã.

Somente as perguntas certas trazem a imagem correta.
Somente as perguntas certas trazem a imagem correta.

Numa organização tudo está acontecendo o tempo todo. Pessoas vão embora, novos colaboradores se apresentam, a empresa ganha um prêmio, suas ações caem na bolsa, realizam bons negócios, perdem grandes clientes, mudam de sede, vendem uma planta industrial, fundem-se com outra empresa, entram em processo sucessório… E enquanto tudo acontece e não há momentos de reflexão, é comum a espiada no espelho trazer uma imagem muitas vezes distorcida e diferente da realidade.

Entretanto, de alguma forma, é preciso que se encontre tempo e disposição pra o aprendizado, para crescer em conhecimento e expertise. É claro que em parte isso acontece por osmose, empiricamente. Porém, assim como a teoria não é suficiente em si mesma, o conhecimento prático, sozinho, não constrói um verdadeiro aprendizado nem leva ao autoconhecimento real.

As Relações Públicas, por exemplo, são multifacetadas e o arsenal de informações que processam para desenvolver relacionamentos e gerir a comunicação perpassam por um número quase ilimitado de disciplinas e de áreas do conhecimento. Lembro que, durante o mestrado, me penalizei por anteriormente não ter dado mais atenção às disciplinas de sociologia e psicologia social durante a graduação. Verdade seja dita, naquela época, trabalhando, estudando e atendendo a casa e filhos, não teria tido tempo suficiente para isso, mas passei, então, a resgatar o tempo e o aprendizado perdidos – o que procuro fazer até hoje. E somente quando comecei a lecionar planejamento na universidade é que tomei consciência do papel fundamental que o curso de programação em Cobol, que fiz ainda muito jovem, teve no desenvolvimento do meu raciocínio lógico e na capacidade de ter visão sistêmica dos processos.

Ainda que a minha trajetória não tenha maior importância, creio que exemplifica em parte o quanto as Relações Públicas são complexas e, em que pese a correria e excesso de atividades do dia-a-dia, o tanto que é necessário nos mantermos estudando mesmo após a graduação e pós-graduação. O difícil é reconhecer, sejamos pessoas ou empresas, que não estamos prontos, finalizados, nem nunca estaremos.

Se ao invés de perguntarmos se “há alguém mais belo do que eu” questionarmos “quais as minhas lacunas, o que ainda preciso aprender, qual o valor da minha formação atual”, estaremos muito mais perto de nos tornarmos empresas e pessoas que iremos além de sobreviver: nos tornaremos realizadores. Isso é o que toda a organização que visa o sucesso quer, isso é o que você quer, queremos fazer acontecer, deixar nossa marca, não passarmos despercebidos pela vida.

Fazer e ser história, ainda que seja apenas dentro do círculo em que atua, esta é a missão das organizações e das pessoas que têm valores e princípios bem construídos. Ajudá-los nesse caminho, cultivar sua reputação e registrar os fatos para manter a memória é também função das Relações Públicas.

Tags: ImagemReputação
Previous Post

McDonald’s: boas ideias e o desafio de inovar

Next Post

Quem são os influenciadores online? Apontamentos sobre o usuário-mídia.

Ana Manssour

Ana Manssour

Relações Públicas é uma missão de vida, é ser capaz de fazer pessoas, empresas e sociedades mais equilibradas, mais justas e mais felizes.” Graduada em Relações Públicas pela PUC-RS, conta com aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial pela ESPM-RS e mestrado acadêmico em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS. Com mais de 35 anos de carreira profissional em vários segmentos de mercado, também foi professora em cursos de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Idealizou, fundou e foi sócia por sete anos do portal feminino Plena Mulher. Mantém há mais de 10 anos a Pró.RP Relacionamentos Sustentáveis que, desde 2015, está direcionada ao trabalho do Verbo Mulher, uma aceleradora do processo de inclusão feminina e equidade de gêneros nas empresas e nos negócios.

Next Post
Quem são os influenciadores online? Apontamentos sobre o usuário-mídia.

Quem são os influenciadores online? Apontamentos sobre o usuário-mídia.

O boom das marcas

O boom das marcas

Públicos Malditos

Públicos Malditos

Comments 1

  1. Pingback: O que é “conhecimento de RP” pra você? | Blog Relações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • Ai News
  • articles
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • gambling
  • Mercado
  • News
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Software development
  • stories
  • Финтех
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.