• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
O boom das marcas

O boom das marcas

Danielly Tavares by Danielly Tavares
24 de agosto de 2011
in Opinião
0
9
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Em meu último post falei sobre o que é marcas, neste vamos pensar no porque este tema se tornou tão falado.

Para isso, precisamos reconhecer as profundas mudanças na economia mundial, e nem é necessário voltar tanto no tempo, é só analisar a situação da Europa em 5 segundos: crises, greves, países falidos, moratória, e o surgimento das (possíveis) novas potências.

Sim, estamos falando de branding e essas questões têm grande impacto no tema, afinal para esta história fazer sentido, alguém precisa querer comprar, certo?

E neste contexto, as marcas entraram nos holofotes, deixamos o consumo de massa e passamos ao consumo customizável de massa, se antes as características básicas bastavam, hoje pensamos nos atributos, por quê comprar este e não aquele? Com quem este produto parece? Qual o custo – benefício ( e o benefício pode sim ser puramente status), falamos agora de confiança, opto por essa empresa ou não? O preço ainda é um critério decisório, mas não o único.

Como criar tantas diferenças em um mundo tão parecido? O branding tem esse poder, de construir uma ideia única para uma marca,  a essência dela ( que não é a visão, missão, falaremos disso mais para frente), por exemplo: a essência da marca Coca Cola é felicidade, tudo o que ela fizer tem que entregar isso de alguma forma, nas ações de marketing, publicidade, sustentabilidade, produtos,  isso é o que une e traz consistência para uma marca, ter um DNA altamente potente para construir um aspiracional que irá se transformar em resultados financeiros.

Reportagem Valor Econômico 13|05, falando sobre este tema.

Por isso, defendo que a gestão de marcas tem que ser pensada antes de tudo, é a partir dela que  no mundo ideal, nasceria tudo o que se construir, o futuro e aderência de uma empresa representada por uma marca.

Algumas organizações já colocam a gestão de marca como um quesito de avaliação e bonificação dos altos executivos, Samsung é uma delas, e isso só comprova o boom das marcas nos últimos tempos.

Para fechar, um vídeo da Fiat com conceito customização em massa.

http://youtu.be/jQbPFhwb2Do

 

Até o próximo post.

Fontes: The Brand Gap | BrandSimple

Previous Post

Quem são os influenciadores online? Apontamentos sobre o usuário-mídia.

Next Post

Públicos Malditos

Danielly Tavares

Danielly Tavares

Sou Danielly Tavares, Relações Públicas. Minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com pit-stop em marketing esportivo até chegar em Gestão de Marcas (branding). Fui trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte da equipe Interbrand Brasil. Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso, também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.

Next Post
Públicos Malditos

Públicos Malditos

Comunicação colaborativa nas redes sociais

Comunicação colaborativa nas redes sociais

Simpatia e agilidade – dá pra conciliar?

Simpatia e agilidade – dá pra conciliar?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.