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Home Opinião
O Dilema Tostines na comunicação

O Dilema Tostines na comunicação

Convidados RP by Convidados RP
21 de agosto de 2016
in Opinião
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Hoje é dia de presente 🙂 A Maíra Masiero, ganhadora da promoção de 1 ano do #blogrelacoes, optou por escrever um texto aqui no blog! Assim, o espaço é todo dela!

Muita gente já ouviu falar daquele “paradoxo Tostines”, originado de um famoso comercial da década de 1980, em que um discípulo pergunta ao mestre se a marca de bolachas vendia mais porque era fresquinha ou era fresquinha justamente por vender mais.

Quando me concederam a honra e a responsabilidade de publicar um post aqui no #blogrelacoes, o primeiro insight que me veio à cabeça foi exatamente este dilema que, pesquisando um pouco, já foi aplicado em situações bem distintas, desde uma discussão sobre a torcida do Flamengo, até sobre a campanha presidencial de Dilma Rousseff no ano passado.

Trazendo esta questão para o âmbito comunicacional, há uma pergunta que pode ser feita a partir deste paradoxo: uma empresa é eficiente porque se comunica bem ou comunica-se bem por ser eficiente?

Neste jogo em que causas e consequências se mesclam, é necessário entender os dois lados desta moeda de alto valor para as organizações, que é o bom uso das ferramentas de comunicação.

Primeira face da moeda: o que é ser eficiente na comunicação? É agir corretamente e de maneira precisa quando se faz necessário, sem erros que comprometam a qualidade do trabalho. E uma boa política de comunicação empresarial, seja nas relações com quaisquer públicos – internos ou externos – é importante para que qualquer atividade possa ser bem sucedida. Ou seja, comunicar-se bem é fundamental.

Em segundo lugar, o que pode ser considerado como uma boa política de comunicação? Em linhas gerais, a empresa se comunica bem com seus públicos quando divulga e promove corretamente as informações, de modo correto, evitando, ao máximo, crises e ruídos na comunicação, e gerenciando-as quando necessário. Espera aí, isso também não é ser eficiente?

E então, o paradoxo continua? Afinal, a partir desta exposição, uma empresa é eficiente porque se comunica bem ou ela comunica-se bem por ter eficiência? É para se pensar…

 

Maíra Masiero (@rp_maira) é aluna do 3º ano de Comunicação Social: Relações Públicas na UNESP Bauru. Possui o blog RPitacos, é estagiária na Prefeitura Municipal de Bocaina e conquistou o 3º lugar no VI Prêmio RP do Brasil em 2011. Ama dar seus pitacos em tudo o que acontece ao seu redor.

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Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.

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Comments 5

  1. @Lii_Santos says:
    14 anos ago

    Oi Maíra!
    Bem vinda ao #blogrelacoes rs 😉

    Primeiro, adorei seu post e acho a discussão super válida!

    A verdade é que o ideal seria os dois lados da moeda andarem juntos e serem complementares, mas infelizmente ainda há a empresa "A" que é eficiente em seu serviço/produto e, por isso, gera demandas de comunicação; e a "B", que se comunica bem para se divulgar, tmb para passar infos aos seus públicos e gerenciar demandas que possam surgir.

    Bom, mas fica aí a dica pra gente observar se uma empresa é "A", "B" ou os dois 😉

    Beijos!

    Responder
    • Maíra Masiero says:
      14 anos ago

      Lívia!
      Obrigada pela recepção e pelos elogios!

      Existem realmente estes dois tipos de empresas "A" e "B", além das "AB" propriamente ditas… é necessário ter um olho clínico e muita in/transpiração para poder identificar em que categoria uma empresa pode se encaixar…

      Beijos!

      Responder
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