Em abril deste ano a revista americana Inc colocou relações públicas entre as melhores indústrias para se iniciar um negócio em 2011. A escolha se apoia nos dados da IBISWorld, que prevê crescimento anual de 6% ao ano, pelos próximos cinco anos.
Tudo bem que estamos falando do mercado norteamericano, o mais desenvolvido de todos os mercados quando falamos de relações públicas, mas quando lemos notícias assim sempre tentamos extrapolar um pouco a imaginação e transpor as análises para a realidade brasileira.
Então nos perguntamos: será que no Brasil é realmente uma boa empreender em relações públicas?
Gary McCormick, integrante da mesa de diretores da PRSA, diz que “o fato dos consumidores terem acesso às mídias sociais e realmente expressarem suas opiniões sobre as marcas online deixa as companhias vulneráveis… Rodar um anúncio não vai parar isso. É onde RP entra.”
Talvez essa afirmação seja pouco para convencer alguém a iniciar um negócio, mas não há dúvidas de que serve bem para o mercado brasileiro e seus milhões de habitantes conectados à internet. Para ser franco, acredito que sirva para qualquer país democrático minimamente globalizado.
Segundo a PRSA, abrir um negócio em relações públicas não é difícil. Esse mercado apresenta uma baixa barreira de entrada , baixa necessidade de capital inicial, mas é altamente competitivo. É um mercado cheio de pequenas empresas e profissionais independentes (pelo menos na terra do Obama). Nos EUA, 18,31% dos RPs são profissionais independentes (alguém tem dados do Brasil?).
E então, você já considerou a ideia de abrir seu próprio negócio em 2012? Quais oportunidades estão chamando a sua atenção?
A minha missão para os próximos posts será identificar os atuais e futuros empreendedores da comunicação para debatermos o ambiente de negócios brasileiro e essas novas empresas que estão surgindo. Segura que 2012 está chegando!
Gusta, 2012 é “O” ano e o mar está pra peixe 🙂
Abraços
Pedro Prochno
@prochno
blogrp.todomundorp.com.br
Queria tanto que o mercado brasileiro fosse mais para o pequeno empreendedor do que para os gigantes de PR, apenas…mas, quem sabe a mentalidade das empresas não esteja também se modificando, né? O fato é que, definitivamente, marcamos a nossa entrada triunfal no mercado por conta de quesitos como transparência, comunicação de mão dupla, mídias sociais, sustentabilidade, entre outros. 🙂 Abs, @carolterra.
Carol, concordo com vc, mas não acha que existe TANTO mercado inexplorado ainda que, se um empreendedor fizer a lição de casa bem feita, ele chega lá?
bjs
Pedro
Ótima abordagem!
2012 será o nosso ano! 🙂