Novembro é um mês agitado pra todo mundo. Pra mim é o mês que eu realizo que o fim do ano já dobrou a esquina e eu nem sei ainda onde passarei a virada. Foi nesta linha de “fim de ano” o tom de alguns posts aqui do #Blogrelacoes.
Além dos clássicos “TCC, não é fácil pra ninguém” da Belle e do “2012 para empreender nas RPs” do Gustavo Carneiro (que eu NÃO recomendo a leitura 😛 ), me chamou a atenção algo que vem predominando alguns textos aqui do blog e muitas discussões no mundo da comunicação.
Ontem no POP (Prêmio Opinião Pública) realizado pelo CONRERP2, muito falou-se sobre essa nova era que chega para as RPs, um momento onde somos MUITO demandados para criar e aproximar vínculos entre pessoas e empresas; entre pessoas+empresas e causas!
A Dani trouxe um post falando sobre a Coca-Cola sendo considerada novamente a marca mais valiosa do mundo, tudo baseado em um trabalho de construção de marca de 125 anos que, na minha opinião, se intensificou agora no “gerar vínculos”. E quando digo agora, digo de alguns anos (6) pra cá.
Carol Terra falou sobre o papel das mídias sociais para as causas. Mais um lance de aproximação, convencimento e engajamento de pessoas com, claro, causas! A Benetton e sua tão comentada campanha em prol do novo instituto “Unhate” foi abordada pela Lívia Santos. Mais uma campanha que criou um grande buzz e sentimentos diferentes em cima de um objetivo comum: O entendimento entre as pessoas.
Diversos outros blogs abordaram assuntos semelhantes. Profissionais vem, cada vez mais falando disso. A Daniela Miranda falou no @blogabordo sobre a relação entre blogueiros e assessorias. Pra mim os 7 pontos que ela aborda lá são “mandamentos”, mas o principal é o item 4.
Com tudo isso, misturando e colocando junto, vale a gente sempre parar, olhar as coisas de fora e refletir: Será que estou conseguindo enxergar tudo o que o meu trabalho demanda? Será que não está na hora de passarmos a reeducar clientes (tarefa difícil, sim) sobre o novo padrão de comunicação que se desponta por aí?
Temos 2012 para debater, e os comentários abaixo, claro :-)!
Pedro, é isso mesmo. Tá todo mundo falando e com certeza em 2012 muitas discussões acerca do tema surgirão. Obrigada por mencionar o post que fiz para o Blog A Bordo. Seu comentário não está aparecendo por lá, mas se for o caso discutimos via email mesmo! 😉 Parabéns pelo blog também que está cada dia melhor!