Para quem não acompanhou, ontem a Benetton lançou sua nova campanha publicitária mundial “Unhate” (ou “não-odeie”) e com apenas algumas horas em veiculação, a marca italiana de moda já chamou a atenção de todo o mundo: as peças trazem líderes mundiais que tem diferenças políticas, econômicas, religiosas, entre outras, se beijando!!! A ideia é promover a “aproximação entre pessoas, fés, cultura e o entendimento pacífico das motivações do outro” e o beijo foi escolhido por ser “o maior símbolo universal do amor”.
São seis peças: Barack Obama e Hugo Chávez; Obama novamente com o líder chinês Hu Jintao; o Papa Bento XVI com Ahmed Mohamed, el Tayeb, líder da mesquita Al-Azhar no Cairo; o presidente palestino Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu; o presidente da Coreia do Sul Lee Myung-bak e o líder supremo da Coreia do Norte Kim Jong-il; e a chanceler alemã Angela Merkel com o presidente francês Nicolas Sarkozy.
A campanha ainda conta com uma série de iniciativas e eventos que começaram ontem com o lançamento, como “ações ao vivo não anunciadas” em que jovens realizam manifestos mostrando os beijos dos líderes em lugares simbólicos de Tel Aviv, Roma, Milão, Paris e Nova York (veja aqui). Também tem ações online em que o internauta pode publicar seu beijo no “Kiss Wall”, baixar os papéis de parede, interagir com a marca via fanpage, perfil no Twitter ou hashtag #unhate e um filme, assinado pelo diretor francês Laurent Chanez, que será veiculado no site, em cinemas e no YouTube.
Mais que uma campanha publicitária, a Benetton também anunciou a criação da fundação que recebe o mesmo nome, Unhate, para promover os valores e construir uma nova cultura de tolerância no mundo, especialmente entre os jovens. Alessandro Benetton, chairman executivo da marca, afirma:
“Embora o amor mundial continue sendo uma utopia, o convite a não odiar para combater a cultura do ódio é um objetivo realista”
Quem conhece a Benetton sabe que a marca tem opinião e se posiciona com campanhas polêmicas como esta, desde a época de Oliviero Toscani. E aí fica a pergunta: quantas marcas você conhece que demonstram publicamente sua opinião? Assumem e divulgam? Constroem e/ou reforçam sua imagem a partir de sua posição acerca de temas “delicados”?
Acho que não preciso comentar o quão a campanha Unhate é sensacional, seja pela execução com as montagens incríveis, pelo conceito, pelo valor e mensagem…mas vamos concordar: a ideia por trás de tudo isso só foi possível graças aos valores institucionais sólidos da empresa!
Vamos além: a Benetton é uma marca de moda, que para muitos ainda é uma área/tema fútil. Por que investir em ações como estas e não com desfiles, lookbooks com modelos internacionalmente conhecidas e tantas outras práticas inerentes a este mercado? Esse é mais um motivo que torna o posicionamento da Benetton e suas campanhas um símbolo, referência!
Em suma: ir além, pensar fora da caixa, se posicionar, construir e manter uma reputação e identidade corporativa fortes. São esses os fatores que podem servir de inspiração para uma grande ideia! #ficadica
A Benetton sempre foi vista e marcada como uma empresa que ousa na comunicação publicitária. O ícone publicitário responsável por todas essas ações sempre foi sinônimo da marca e tudo mais. Acredito que quebrar paradigmas muitas vezes passe por chocar as pessoas. No entanto, dessa vez, talvez a marca responda por uso indevido da imagem…mas, é inegável que a mensagem-chave de não-ódio está evidente e pode ajudar para a causa. Muito legal trazer o assunto aqui! Beijos, @carolterra
Oi Carol!
Concordo contigo! A Benetton sempre foi conhecida pela ousadia publicitária e chocar faz parte do processo. Muitos já reclamaram do uso da imagem, mas acho que nós, os "consumidores da propaganda" entendemos que a mensagem é o foco né? 😉
Obrigada por deixar seu comentário e fico uito feliz que tenha curtido o post!!
Beijos!