Está quase no fim a temporada de debate sobre a proposta de uma nova era para a profissão e os profissionais de Relações Públicas. Trata-se da proposta da FLEXIBILIZAÇÃO e abertura do Registro Profissional para pessoas que não são formadas em Relações Públicas.
ATENÇÃO!!!!!!! Eu disse ali em cima, em letras garrafais, FLEXIBILIZAÇÃO e não “depravação” do registro, e é aqui que quero pontuar este post.
A CONSULTA PÚBLICA, e não votação de proposta, colocada pelo CONFERP quer colher opiniões e pontos de vista diferentes sobre o assunto. Resumidamente propõe-se flexibilizar a obtenção do registro profissional nos Conselhos Regionais DENTRO DE REGRAS E LIMITAÇÕES específicas!
Passeei um pouco pelas respostas já enviadas e disponibilizadas pelo CONFERP e é nítido que algumas pessoas opinaram no calor da batalha sem ao menos ler o que a proposta diz! Existe muito material. Eu mesmo levei 1 semana para ler tudo com calma, refletir e só então responder.
Estamos discutindo aqui uma adequação da legislação para atualizar as Relações Públicas ao novo momento mercadológico que vivemos. Não se defende, como já disse, a depravação da profissão ou do mercado, mas sim incluir como profissionais aptos a exercer algumas atividades de Relações Públicas aqueles que obtiverem curso de tecnólogos ou pós graduação na área. Ressalto aqui que o Brasil é um dos poucos países onde existe graduação em Relações Públicas, sendo, em muitos outros, um curso de pós graduação.
Particularmente acho que a proposta do CONFERP é bem relevante e interessante de se debater. Não concordo com alguns pontos propostos e já me posicionei sobre ele.
Se queremos amadurecer e evoluir com nossa profissão precisamos SIM debater mudanças para ela. Continuar com o “protecionismo” e “bairrismo” que temos só nos está fazendo mal. Meu pedido é que, COM CALMA E LIVRE DE PRECONCEITOS, leiamos a proposta e debatamos em cima de argumentos racionais e profundos, assim como a atuação em Relações Públicas nos demanda!
Hotsite para a consulta pública – A Consulta acontece até o dia 4 de dezembro!
PROPOSTAS para a Resolução de Abertura
Calendário de Audiências Públicas
Balanço Parcial do CONFERP e novos esclarecimentos
ATUALIZAÇÃO ÀS 16h44: Amanhã, 23/11 acontece na USP (ECA) em SP a partir das 14h uma audiência pública para debater o assunto. Para acompanhá-la via WEB acesse http://www.iptv.usp.br
Pedro, estou muito de acordo com você. Sou a favor da flexibilização e penso que isso só engrandeceria o nosso mercado e também abriria mais portas para as RP no Brasil. Beijos, @carolterra