Pedro Cabral sempre será sinônimo de descobrimento e história. Se o Brasil fosse descoberto nos dias de hoje, com a comunicação digital, Pero Vaz de Caminha teria economizado e muito as suas palavras. Bastariam 140 caracteres e voilá: Nova terra com pau cinza cor de brasa é descoberta por Cabral e equipe #énois via @pinta @santamaria @nina
511 anos depois, e outro Pedro Cabral, inicia uma nova viagem. Desta vez o caminho da descoberta é para a comunicação digital. Pedro Cabral, CEO da AgênciaClick Isobar e Chairman da Isobar Global, criou uma microssérie dentro do seu programa Cabral quer Descobrir, no programa Reclame, canal Multishow, com os novos contratados Zorba e Ulisses.
Em cada programa, no ar desde abril de 2011, Cabral envia sua dupla para pesquisa e desvendar os hábitos e consumos do público jovem na internet. Com perfis bem diferentes, Zorba e Ulisses representam diferentes perfis de usuários e a cada programa desvendam o tema proposto por Cabral.
No ritmo de seriado com episódios curtos, Cabral quer Descobrir, vem contando a história da comunicação digital de uma maneira divertida e inserida no contexto do usuário. Os programetes são disponibilizados no youtube e compartilhado na fan Page e twitter. No episódio veiculado ontem, Cabral se veste de Mestre dos Magos para conversa final de seus pupilos sobre o tema: a TV gera audiência para as redes sociais ou é o contrário?
Sem dúvida, trata-se de uma iniciativa de storytelling sobre comunicação digital, com uma linguagem, divulgação de conteúdo e compartilhamento de informação centrado no 2.0. E também podemos classificá-la como comunicação colaborativa, uma vez que juntam-se talentos para criar os roteiros e episódios com a finalidade de “ensinar” o usuário a compreender as novas forma e plataformas da comunicação.
Márcia, o texto ficou ótimo ! as Hashtags do “Pedrão” são ótimas!
Vou me informar sobre este programa e assistir, parece realmente que deve ter muito conteúdo bacana pra gente lá!
beijos
Pedro Prochno
@prochno
blogrp.todomundorp.com.br
Pedro,
Eu realmente busquei todas as musas da inspiração.. rs E os @ e a # é o must do descobrimento 2.0, né?
hehehe
Abraços
Marcinha, boa dica! Preciso me inteirar mais sobre o tema do storytelling, mas aqui já é um começo. Beijos, @carolterra
Adorei o texto Marcinha, e a brincadeira com o Cabral…
Pobres seriam as gerações futuras se nossa história tivesse sido contada em pequenos enxertos de 140 caracteres! Imagine compilar a quantidade de fonte x a curta informação de cada um?!
Por falar em Storytelling, indico o post "Quem conta um conto…pode ter uma boa história" (http://insightcorporativo.com.br/category/248), com mais exemplos de empresas que utilizaram a narrativa como estratégia de comunicação.
Um abraço,
Thaís