2012 está aí, chegou rápido, pelo menos pra mim e fico contente com isso pois significa que o ano rendeu.
Neste 2011 que se passou tive algumas fortes transformações pessoais e profissionais. Perdi uma avó, descobri que a beleza da vida não está nos bens materiais, fui ao Chile e conheci um monte de gente legal (e emoções também), deixei de ser pai solteiro do #Blogrelacoes e passei a partilhar a paternidade com mais 11 pessoas :-), aprendi muitas coisas interessantes em uma visita a Washington pela empresa que trabalho, andei bastante com um projeto pessoal, assumi o Rotaract Aliança Lapa e realizei que devo deixá-lo em breve. Larguei das aulas de violão…
Passei a ler mais, mais coisas interessantes e pensantes. Conheci um bando de gente legal em eventos que participei, outras pelas redes sociais, muitas pelo blog; realizamos uma ação superlegal no #DiadoRP, sonhamos juntos aqui no Blog, comecei a colocar na rua um projeto novo (que desencantou) com o Gustavo Carneiro e o Rodrigo Cogo…
Pq disso tudo? Pra dizer que eu encontrei pra onde tenho que olhar e onde devo dedicar energias para atingir o que pretendo em vida. Para me desenvolver profissionalmente, ter uma carreira que quero, me destacar no que gosto. Acho que encontrei isso.
Passei a olhar com outros olhos o nosso país, o seu desenvolvimento, as perspectivas econômicas e sociais, entendi um pouco do que estamos passando e sofri pra aceitar que algumas coisas não vão mudar…
Pra terminar o ano, como este é o último post de 2011 (pelo menos programado) queria compartilhar algumas coisas com vocês:
A primeira é um estudo com as 10 tendências da JWT (uma consultoria britânica) para 2012. Sempre tendências, mas é bom olhar pra elas e saber onde e como elas estão/irão se manifestar.
A segunda é um exercício. Olhar para o mesmo arquivo da JWT, mas sobre 2011 e analisar o que eles falaram lá trás e onde estas coisas estão hoje.
A terceira é um material da Sciere, uma consultoria nacional, com um estudo de possíveis cenários chamado “As agências de Comunicação Corporativa no Brasil em 2020“! Ele é de 2009, mas muito atual. Pudera né?
Quem topar sugiro ver os dois primeiros materiais e pensar. Depois ler o terceiro e refletir, tentar ver o que nos espera em 2012; 2013; 2014…… pois a Copa está aí 🙂 O olhar tem que ser crítico, integrado, multidisciplinar, como um Relações Públicas tem que ser. Buscar informações diferentes e constantemente, para poder ter bagagem pra planejar!
Obrigado por terem visitado e interagido com o #blogrelacoes em 2011. Bom Natal, um ótimo 2012 e até meados de janeiro, quando voltaremos com mais conteúdo legal e novidades que vão abrir ainda mais o #Blogrelacoes!
Pedro Prochno
Pedro, que ano! Forte, intenso, difícil, mas não menos importante na trajetória de vida de cada um de nós e daquilo que nos une aqui – as Relações Públicas. Espero que 2012 seja um ano fantástico para todos aqui e para a comunicação organizacional no Brasil que se revelou essencial, imprescindível, na "crista da onda". Um grande beijo, @carolterra.
Carol, se tiver vontade, sugiro a leitura do último material que coloco no post. Tem tudo com isso e grandes pontos para a comunicação nos próximos anos!
bjs
Pedro
Beleza, Pedro. Bom eu conseguir fazer parte desta sua trajetória neste 2011, e tomara que eu consiga ter novas e boas ideias ao teu lado – e ao lado de vários colegas legais, competentes, bem intencionados que estão se juntando – para o próximo ano. Lembrando sempre que se inquietar, refletir, rebelar-se, contrapor, brigar, protestar, reconciliar-se fazem parte da grande história de sermos humanos, imperfeitos e necessariamente coletivos.
É isso aí, Cogo. O espírito é sempre ter a noção de que descordar ou discutir não significa que queremos o pior, apenas achar a melhor solução!
Orgulho imenso de você!
E o site está excelente!
Parabéns…
Oi Cris, fico tão feliz de ver vocês por aqui 🙂
Obrigadão!
bjs
Pedro