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Home Opinião
A Folha errou…. duas vezes!

Administração de crise

Convidados RP by Convidados RP
7 de fevereiro de 2012
in Opinião
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Este post foi escrito por Lília Machado. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui.

Crises são momentos, muitas vezes, inesperados que podem atingir negativamente a imagem da instituição envolvida. A queda de um avião, a explosão de uma usina de energia, ou mesmo um simples boato que toma grandes proporções podem se configurar como crise.

Antes da globalização, as crises tinham dimensão regional, hoje, entretanto, com a rapidez na propagação de informações via internet elas atingem proporções globais em poucos segundos, o que é fator de atenção de profissionais que atuam nesta área.

Segundo a maioria dos autores do assunto, a prevenção ainda é a melhor forma de gerenciar crises. Mas depois que elas ocorrem o essencial é que sejam fornecidas informações para todos os públicos de interesse da empresa: funcionários; clientes; acionistas; imprensa; sociedade ativa e passiva no contexto da crise. Nesse momento, é melhor repassar todas as informações, desde que não sejam sigilosas, do que omitir dados. A omissão pode ser interpretada, por seus públicos latentes, como culpa da instituição. Ainda sobre atitudes que devem ser desempenhadas pela comissão de gestão de crises , no que tange o relacionamento com a imprensa estão:

  • Convocar coletiva de impressa, em que serão repassadas informações iniciais da crise. Caso ainda não se tenha nenhum dado concreto deve-se relatar, por meio de nota à imprensa, apenas que as investigações estão sendo iniciadas e que no momento não se tem informações.
  • Preparar releases e press-kit para serem entregues para a impressa.
  • Não subestimar a situação e/ou as perguntas dos jornalistas.
  • Ser identificado como crível, cuidar para que jornalistas e população vejam, no porta-voz, uma pessoa em quem possam confiar.
  • Monitorar o que está sendo divulgado na mídia e corrigir, por meios formais, informações errôneas divulgadas.
  • Ter como aliados os funcionários da empresa, que poderão ser muito úteis no auxílio e atendimento às pessoas envolvidas.
  • Envolver a cúpula da empresa no processo de gestão de crise.

E o mais importante: fazer com que os envolvidos na crise tenham tratamento diferenciado, recebam informações em primeira mão e tenham ainda todo o suporte necessário: atendimento médico e psicológico, por exemplo.

É inquestionável, como se vê, que crises podem acarretar dúvidas quanto à integridade e à idoneidade da empresa. Contudo, se bem administrado, o momento de conflito pode ser uma oportunidade para as instituições provarem, que mesmo em ocasiões adversas, se importam com o cliente e faz dele uma prioridade.

 

Lília Machado
Lília Machado

Lília Machado

@Lilia_Machado é formada em Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH. Foi estagiária de Relações Públicas da rede True Experience, já trabalhou na comunicação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais, foi gestora de mídias sociais na agência CyB Comunicação e atuou como palestrante sobre Marketing Pessoal para alunos de Engenharia do UNI-BH.

 

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Tags: Crisedestaque
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Comments 9

  1. Flávio Schmidt says:
    13 anos ago

    Lilia, gostei do seu texto. Ele está objetivo e alinhado com as práticas de mercado.Parabéns.
    Você dá destaque às ações com a imprensa, mas nem sempre são as ações mais importantes. Você poderia escrever também sobre as ações estratégicas de administração de crises diretamente com os funcionários, familiares, comunidades, contratados, fornecedores e clientes. Acho que seria interessante ampliar o assunto nesse sentido. O que acha? Abraço e parabéns mais uma vez. Você escreve muito bem. Curti bastante seu texto.

    Responder
  2. Marlon says:
    13 anos ago

    Excelente artigo, objetivo e focado na ética, como um profissional de Relaçoes Publicas deve ser!…Parabens!

    Responder
  3. José Ricardo Machado says:
    13 anos ago

    Parabéns! Excelente artigo! As orientações aplicam-se à situações em outras esferas também. Cmo o Flávio, sugiro publicação de novos artigos abordando outros tipos de conflito.
    Parabéns mais uma vez!

    Responder
  4. Lília Machado says:
    13 anos ago

    Olá Flávio, agradeço muito o elogio e ainda mais a sugestão! Com certeza a administração de crises perante os públicos mencionados por você será minha pauta para futuros artigos! Um abraço e mais uma vez muito obrigada!

    Responder
  5. Lília Machado says:
    13 anos ago

    Marlon e José Ricardo, agradeço as leituras!! Um autor não é nada sem os leitores!! Obrigada

    Responder
  6. Fernando Corrêa says:
    13 anos ago

    Ótimo texto Lília Machado. Parabéns. Gostaria de ler mais sobre o assunto. Um abraço!

    Responder
  7. Lília Machado says:
    13 anos ago

    Olá Fernando, temos nessa área de gerenciamento de conflitos bibliografias excelentes. Minhas sugestões são: o livro A Era do Escândalo de Mário Rosa e o artigo de Waldomiro Carvas Junior chamado " Relações públicas no gerenciamento de crises" que está no livro da Margarida Kunsch Obtendo Resultados com Relações Públicas.
    Espero que goste!!!

    Responder
  8. Leo Moura says:
    13 anos ago

    Ótimo texto. Como gestores de comunicação, precisamos estar atentos a estas questões.
    Acho interessante também monitorar sempre os públicos envolvidos de uma organização para evitar crises derivados de ruídos de informação.

    Parabéns Lília, ótimo texto. Muito bom.

    Leo Moura

    Responder
    • Lília Machado says:
      13 anos ago

      Leo, obrigada.,eu me orgulho de ter você como colega de profissão!

      Responder

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