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O.B. Triple Sorry – RP para pedir desculpas e fidelizar consumidores

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O.B. Triple Sorry – RP para pedir desculpas e fidelizar consumidores

Ana Manssour by Ana Manssour
1 de fevereiro de 2012
in Opinião
9
16
VIEWS
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Um pedido de desculpas original e personalizado do O. B. canadense.

De tempos em tempos, geralmente numa frequência menor do que gostaríamos, algumas empresas e marcas desenvolvem ações de relacionamento que valem a pena ser divulgadas. O caso aqui é da Johnson & Johnson, especificamente da marca de absorventes íntimos O.B., que, em 2010, no Canadá (não, não tem nada a ver com a Luiza!) deixou de disponibilizar tampões O.B. no mercado, com a justificativa de problemas de fornecimento.

As consumidoras cativas do produto, em especial do O. B. Ultra, que é destinado para mulheres com fluxo menstrual forte, limparam as prateleiras dos últimos exemplares disponíveis e depois inflacionaram os que restavam pagando mais de 100 dólares por caixa no eBay. Além disso, inundaram os canais de comunicação da Johnson & Johnson com reclamações e pedidos de informação.
Obrigado. Nós lhe devemos uma!

Embora as causas do sumiço do produto ainda não estejam claras, a Johnson & Johnson está retomando a distribuição este ano, e junto com o retorno, as consumidoras estão recebendo um pedido de desculpas original e personalizado: um hotsite em que a cliente digita seu primeiro nome e, em seguida, uma canção que pede desculpas de forma romântica, gravada especialmente para esse fim, é tocada ao piano e cantada com o nome da consumidora. Ao final do vídeo, ainda surge um banner com a mensagem: “Obrigado. Nós lhe devemos uma. Clique aqui para ganhar seu cupom O.B.”

Namorados, parceiros, maridos e outros personagens da vida real que estão precisando urgentemente do perdão da mulher amada já estão buscando formas de enviar o vídeo com o nome dela incluído para tentar demovê-las e serem desculpados às custas do O.B. O que não deixa de ser curioso e até cômico se levarmos em consideração as questões anatômicas e íntimas do produto…

Por mais brega que possa parecer, trata-se de uma ação de relacionamento muito bem pensada e otimamente executada, que tem sido divulgada nas redes sociais e vem ganhando cada vez mais admiradoras.

Assumir a responsabilidade pelo sumiço do produto, atender o clamor das consumidoras recolocando-o no mercado, e pedir desculpas individualmente, mesmo sabendo que é impossível identificar, uma a uma, todas as mulheres que o consomem, é reconhecer que “conversar” com o público e buscar cativá-lo, da mesma maneira que em relacionamentos pessoais, é um caminho indiscutível para estabelecer a sustentabilidade do negócio. A fidelidade dos consumidores é o que garante a continuidade da produção e venda e portanto da viabilidade econômica da empresa, sem a qual é impossível desenvolver e aplicar a responsabilidade social e com o meio-ambiente.

E quando o público é feminino, é preciso superar Freud: saber, entender e atender “o que querem as mulheres”. Neste caso, a Johnson & Johnson e o O.B. canadenses foram mestres. Fiquei aqui pensando… Por que isso ainda é tão difícil de ser processado pela maioria das empresas e agências que cuidam da comunicação e publicidade? Pior! Por que isso ainda é tão difícil de ser processado pela maioria das pessoas – em especial os homens?

Enquanto você pensa nisso, coloque seu nome na entrada da página de desculpas do O.B. e curta a canção que foi feita especialmente para você! Pode até ser meio bobo, mas é bem divertido. Afinal, é bom a gente ouvir alguém dizer que merecemos o melhor e mais. Eu curti! 😉

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Ana Manssour

Ana Manssour

Relações Públicas é uma missão de vida, é ser capaz de fazer pessoas, empresas e sociedades mais equilibradas, mais justas e mais felizes.” Graduada em Relações Públicas pela PUC-RS, conta com aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial pela ESPM-RS e mestrado acadêmico em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS. Com mais de 35 anos de carreira profissional em vários segmentos de mercado, também foi professora em cursos de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Idealizou, fundou e foi sócia por sete anos do portal feminino Plena Mulher. Mantém há mais de 10 anos a Pró.RP Relacionamentos Sustentáveis que, desde 2015, está direcionada ao trabalho do Verbo Mulher, uma aceleradora do processo de inclusão feminina e equidade de gêneros nas empresas e nos negócios.

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Comments 9

  1. Lívia says:
    13 anos ago

    Oi Ana!

    Já tinha visto e testado a campanha por indicação de uma amiga (que enviou a dica porque achou super engraçada) e achei divertida, mas confesso que não havia entendido os motivos de desculpa, nem nada! rs

    Bacana ver agora todo o contexto e, realmente, ver que os caras foram atrás do que o público queria, repor no mercado e pensar numa forma de se desculpar mesmo com as mulheres pelo transtorno!

    Adorei o post e obrigada por explicar/compartilhar, porque se não eu ia continuar achando uma ação fofinha, mas sem noção 😛

    Beijos!

    Responder
    • anamanssour says:
      13 anos ago

      "Nada é por acaso", Lívia. Principalmente esse tipo de ação! rsrs

      Mas o que acho bacana mesmo é a preocupação de entender o que o público quer e dar-lhe esse retorno.

      Basicamente, o que queremos nas nossas relações? Admiração, respeito, comprometimento, reciprocidade… Aquilo que buscamos com outras pessoas, também queremos na relação com produtos, marcas e empresas!

      Beijo.

      Responder
  2. gustacarneiro says:
    13 anos ago

    Acho essas ações incríveis. Gostaria de ver mais e mais empresas com essa criatividade.
    Talvez nem todo produto ou marca possa tirar proveito de uma comunicação assim, mas é gostoso de ver ideias inteligentes e bem colocadas como essa na prática.

    Responder
    • anamanssour says:
      13 anos ago

      Gustavo,
      eu acredito que essa é uma tendência fortíssima nesta "nova era da comunicação". As novas mídias permitem que esse tipo de ação fique cada vez mais direcionada, mais segmentada e mesmo mais personalizada. Essa é a razão do "olho do grande irmão" nas redes sociais e em todas as mídias atuais. "Eles" nos observam com olhos de lince, identificam nossos gostos, nossas preferências, nossos perfis, etc, e criam as campanhas de maneira que possam ser ou parecer cada vez mais individualizadas. Só é preciso ficarmos atentos para evitar invasões de privacidade não autorizadas. A cada dia são novos tempos, novos costumes, novas atitudes, novos cuidados!

      Um abraço.

      Responder
  3. Carol Terra says:
    13 anos ago

    Ana, a ação é um reconhecimento do erro da empresa e o consumidor gosta quando a organização se mostra sincera e transparente. Além disso, as chances de se continuar usando o produto de uma marca que se preocupa em te pedir desculpas devem ser maiores, certo? Muito bacana o post e a ação! 🙂 Beijos, @carolterra.

    Responder
  4. Thaiza Boiteux says:
    13 anos ago

    Caramba gente!!!! Que coisa mais linda… Senti-me homenageada com essa música, realmente conseguiram me fazer parar neste turbilhão de afazeres cotidianos para ouvir e curtir. Por um momento, nesta manhã, senti-me MAIS feminina e acariciada. __E aí vai uma dica:__Empresas do meu Brasil: Sensibilidade, demonstração de carinho, afeto, amor, estas são as chaves pra se chegar ao coração e ao bolso feminino. São as palavras mágicas que nós mulheres gostamos e buscamos nos homens, produtos e em tudo que nos rodeia. __Na real, a grande maioria dos homens e as empresas estão trilhando pelo caminho oposto, da sexualidade exposta, escrachada. Grande equívoco…..As emoções tem que estar subentendidas, suaves como a brisa do vento…. tem que ser percebidas pela sutileza de como são colocadas. __Eis o universo feminino, grande e altamente rentável. Parabéns a Johnson & Johnson e ao O.B. canadenses

    Responder
  5. Deise says:
    13 anos ago

    Como faço para saber a tradução da musica e o cantor. Achei romantico e curioso.

    Responder
    • anamanssour says:
      13 anos ago

      Deise,

      a partir do seu questionamento, procurei no Google e encontrei a ficha técnica da campanha. Estão aqui todas as informações: http://vimeo.com/33449844, inclusive do compositor e cantor.

      A letra:

      Hey, I know we went away and let you down
      Believe me when I say we wanna turn this thing around
      Calling out your name
      And calling out your name again
      In case you didn’t hear it the first time
      Didn’t mean to make you cry
      Didn’t wanna say goodbye
      We’re so sorry
      We’ll write your name across the sky
      Cue to the airplane guy
      We’re double sorry
      Triple sorry
      Didn’t mean to make you cry
      Didn’t wanna say goodbye
      We’re so sorry
      We were really super wrong
      So here’s a tender song
      You deserve the best and more

      A tradução (fiquei em dúvida em algumas partes…):

      (Nome)
      Eu sei que fomos embora e deixamos você mal
      (Nome)
      Acredite em mim quando digo que quero mudar isso!
      Chamo seu nome
      E chamo seu nome novamente
      No caso de você não ter ouvido na primeira vez
      (Nome)
      Não quisemos fazer você chorar
      Não quisemos dizer adeus
      Nós estamos tão arrependidos…
      Vamos escrever o seu nome no céu
      Um rastro do cara do avião
      Estamos duplamente arrependidos
      Triplamente arrependidos
      Não quisemos fazer você chorar
      Não quisemos dizer adeus
      Estamos tão arrependidos
      Nós estávamos realmente super errados
      Então aqui está uma delicada canção
      Você merece o melhor, e mais!

      Desculpe a demora para responder!

      Um abraço.

      Responder
      • Tania Matheus says:
        12 anos ago

        Ameiiiiiiiiiiiiiiiii !!!

        Responder

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