“É chegado o grande momento da festa em comemoração aos 15 anos da aniversariante. O rito de passagem, no qual a debutante entregará uma boneca em troca do anel que receberá das mãos de seus pais, e desta forma simbolizando a passagem da infância para a nova etapa na vida da debutante (…)”
Esta citação provém de um cerimonial no qual realizei recentemente. Como nunca havia feito cerimônia deste tipo, fui pesquisar e mesmo assim, faltava algo para que eu pudesse entender melhor o verdadeiro sentido de tudo aquilo. Afinal qual o verdadeiro valor dos ritos de passagem e por que são necessários em certas cerimônias?
Em pesquisa no wikipédia descobri que:
“(…) todas as sociedades primitivas, em determinados momentos na vida de seus membros eram marcados por cerimônias especiais, conhecidas como ritos de iniciação ou de passagem.”
Dessa forma os RITOS DE PASSAGEM estão mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar; Do inicio da socialização, ao termino da infância para a adolescência, no inicio do climatério das mulheres e demais passagens vitais da natureza humana, que se iniciam desde o nascimento e terminam com a morte.
Os ritos se diferenciam, também, por sua natureza simbólica e por se realizarem em ocasiões específicas, com formalismos e em períodos determinados. Um bom cerimonialista precisa saber o significado de tudo isso para conduzir bem uma cerimônia, seja ela de debutante, religiosa ou outras como formaturas, bodas e casamentos que trataremos na continuação desta série RITOS DE PASSAGEM.
O BAILE DE DEBUTANTE
Abaixo um roteiro prático deste tipo de evento, o cerimonial de um baile de debutante consiste, basicamente em: Entrada da aniversariante, despedida da infância, primeira valsa, homenagens e encerramento. Para que tudo possa ocorrer dentro da normalidade deve ser conduzido por um profissional, claro, cerimonialista ou mestre de cerimonias.
1ª Parte: Recepção dos convidados – Momento importante, pois já mostra como será a organização da festa. Nesta etapa os convidados são conduzidos até a mesa e aguardam, ao som de música ambiente, o coquetel ou jantar serem servidos.
2º Parte: Apresentação e Desenvolvimento
- Abertura realizada pelo cerimonialista;
- Entrada dos familiares;
- Entrada dos Príncipes de honra para apresentação;
- Entrada das Damas de Honra;
- Entrada da Debutante;
- A debutante é recebida pelo seu Príncipe;
- Entrega de uma jóia à debutante. (Pode ser um anel, um colar ou pulseira, geralmente entregue pelo pai ou avô);
- Troca do sapato;
- Troca da boneca (representando a infância que ficou para trás);
- Retrospectiva da vida da debutante no telão;
- Valsas (1ª com o pai da aniversariante, 2ª com avô, padrinho, irmão ou amigo, depende da escolha da debutante e 3ª com o Príncipe de gala, apagando as 15 velas);
- Momento de cantar o Parabéns;
- Partir o bolo;
- Brinde com champanhe;
- Discurso e homenagens.
3ª Parte: O baile – A formalidade já era, agora a única regra é se divertir! 😉
Se gostou do tema, não perca os próximos posts sobre os Ritos de Passagem! Espero que eu tenha conseguido explicar um pouco mais sobre este tipo de cerimônia, aguardo comentários, críticas ou sugestões.
Quer saber mais? Curta a minha página de mestre de cerimônias no facebook e fique por dentro- www.facebook.com/cerimonialFP
Olá Fabio!
Parabéns pelo post. É raro ver alguma informação postada sobre Baile de Debutantes. Cultura esta que parece ter sido substituída por viagens internacionais e outras atividades atuais.
Trabalho com Baile de Debutantes e, na minha cidade (Caxias do Sul), através de uma estratégia de gerenciamento de crise, conseguimos reativar o encanto pelos Bailes de Debut. Foi todo um processo de adaptação ao novo, de pesquisa de campo sobre tendências de gosto e comportamento no universo teen.
Um trabalho bem bacana, que com certeza trouxe bastante aprendizado. Caso queira conferir, tenho alguma informações disponíveis em meu blog (escritoriorp.blogspot.com), nos links Festas de 15, Principais Cases e Recreio da Juventude.
Abraços e mais uma vez, parabéns pela abordagem.
Oi Rafael, tudo bem? Esta foi a dificuldade que encontrei ao pesquisar sobre o tema, raras informações. Os ritos estão presentes nas cerimônias e muita svezes nem sabemos para que servem. Fiquei muito feliz em saber que existem trabalhos sérios e estratégicos de RP nesta área. Já dei uma olhada no blog e com certeza passarei a frequentá-lo com mais intensidade. Parabéns pelo trabalho, agradeço o comentário!
Abraço,
Fabio
Meu amigo, parabéns… adorei seu post. Embora tenha dois meninos, é sempre bom saber, quem sabe uma sobrinha, filha de amiga queira fazer terei como apoiar.
É sempre bom ter estas informações.
Parabéns.
bjs Mags
Oi Mags, que bom que gostou! Fico feliz em saber que poderá utilizar as informações algum dia, logo os seus filhos passarão pela fase de ter que frequentar muitos aniversários de debutantes, ai você já estará por dentro da programação e de como funciona este tipo de evento.rs
Um bjão!
Fabio
Parabéns obrigada pelas dicas você presta um serviço lindo , Fiquei super feliz a festa da minha filha e no proximo sabado
Obrigado Sandra!
AMEI FÁBIO , PARABÉNS MESMO . TUDO QUE PRECISAVA ENCONTREI COM SUAS DICAS OBJETIVAS E MARAVILHOOSAS.VOU APROVEITÁ-LAS NOS QUINZE ANOS DA MINHA SOBRINHA,DIA QUINZE DE NOVEMBRO, OBRIGADA MESMO AMEIIIIIII. UM GRANDE ABRAÇO.
Oi queria saber as opções que tenho de mudança dos 15 casais pq n conheço mt gente
Oi Fabio gostaria de saber uma coisa minha filha vai fazer 15anos eu não vou fazer festa ela vai debutar em uma festa tradicional de debutantes gostaria de saber se devo fazer os convites ja que a festa cada convidado deve comprar a sua mesa e se devo fazer alguma lembrancinha para dar aos convidados da minha filha que irão espero ansiosa a sua resposta obrigada!
Ai q bom q achei essa explicação pq estava doida pq não sabia direito o q acontecia , vi uma vez falando sobre a passagem mais não procurei saber, agora q procurei achei a sua explicação e gostei