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Nem sempre o cliente cai no nosso colo assim, certo?
E quando chega o último minuto do segundo tempo e não tem cliente para o TCC?
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Realmente muito difícil prospectar, ter a certeza que o cliente não vai desistir no meio do projeto, se ele vai abrir todas as informações para que o seu grupo faço um trabalho completo e muito bom.
Deixo aqui três dicas para a procura do cliente (possivelmente) ideal.
- Clientes de órgão públicos não são os mais receptivos:
Me digam se há exceção, mas clientes de ordem públicas raramente tem tempo ou dão valor para o trabalho de estudantes .Também os processos são muito burocráticos, sempre que é sugerido mudanças, raramente são implementadas. Se vamos desenvolver e apresentar um projeto, queremos que ele seja implementado, não é? - Tente entrar na empresa por indicação:
Se tiver alguém que conhece na empresa as informações ficam mais acessíveis, tem a quem recorrer e sair das enrascadas quando o orientador pede justamente aquela informação você não sabe do cliente. - Percepção positiva do departamento que irá te atender
Sinta se o departamento que vai te atender entendeu o quanto de informações você vai precisar e o quanto de tempo a atividade vai demandar do tempo dele.
Depois dessas dicas vale pensar um pouco mais para a escolha do cliente, pois mais que esteja em cima da hora, não se precipite, as conseqüências podem ser negativas.
E para mostrar que a escolha do cliente deve ser minuciosa trouxe um depoimento da Adriane Flienga diz que o Museu do Futebol – cliente escolhido o TCC -, trouxe um grande desafio, abertura de trabalho e uma grande possibilidade de atuação:
Ao mesmo tempo, tivemos dificuldades durante o processo para mostrar a importância das Relações Públicas, mostrando que nosso trabalho não era gerar lucro. O trabalho foi muito gratificante e pudemos aprender muito com todos os desafios. Ouvir os professores e o próprio cliente foi fundamental.
O que a Adriane falou fica até como uma quarta dica, pois o cliente deve entender do nosso negócio para atuarmos nas organizações, correto?
No mais, assim como o Edson, vai com todo o entusiasmo até o cliente e boa sorte.
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Oi Belle! Outra dica valiosa: comecem a busca por áreas de afinidade. É importante que o grupo tenha motivação para desenvolver o trabalho, portanto, de nada adianta um grupo que gosta de esportes trabalhar para uma indústria de sabão. Esse filtro irá ajudar na argumentação com o cliente e, muito, na hora das propostas.