• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
1 ação, 3 públicos e muitas lições

1 ação, 3 públicos e muitas lições

Redação TMPRP by Redação TMPRP
21 de junho de 2016
in Opinião
5
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Esse mês foi agitado para a Starbucks Brasil. Primeiro, para comemorar os 100 mil fãs no Facebook, a rede promoveu uma ação em que bastava apresentar o voucher divulgado na fanpage da marca e voilá: você ganhava o novo sabor Brigadeiro Frappuccino.  Eu passei pela loja da Alameda Santos, na região da Avenida Paulista, e o resultado estava escancarado: fila e mais fila e todos saindo felizes com suas bebidas! Uma “doação” da Starbucks para os clientes  pelo marco alcançado na rede social.

Mas a “doação” não parou por aí! No domingo passado, dia 22 de abril, a Starbucks convidou todos a irem participar da ação #NossaComunidade, também para celebrar, mas dessa vez o Mês da Comunidade. A ideia era reformar a Casa do Zezinho, uma ONG que há 17 anos leva cultura e atividades educativas para crianças e adolescentes de 67 escolas públicas da região do Capão Redondo, Parque Santo Antônio e Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo.


Eu, que estava sentindo falta de fazer algum trabalho voluntário, de cara de empolguei e resolvi participar. Para minha alegria (sem trocadilhos rs) e surpresa, a ação tinha um histórico maior – não era isolada como eu pensava e sim parte de um projeto maior da Starbucks – e um fato inédito: a rede reuniu três públicos de interesse da marca em uma mesma ação.

Foi lá na Casa do Zezinho, no discurso do partner nº 1 da Starbucks Brasil (eles chamam internamente os colaboradores de partner, parceiros mesmo da empresa), que ele contou dessa iniciativa da rede, que estava acontecendo também em outros países, em promover ações sociais de voluntariado para comunidades em que abrem novas lojas e também em entidades não-governamentais que precisam desse apoio. Até então, as ações envolviam apenas os colaboradores e, pela primeira vez, nesta #NossaComunidade, a Starbucks contava com clientes também para doarem seu tempo e disposição por uma ótima causa.

Juntos, pintamos paredes, quadra, arrumamos o jardim, a área da piscina…tudo o que foi possível naquela manhã e início de tarde de domingo. Em troca, recebemos a alegria dos responsáveis pela Casa do Zezinho e o agradecimento em forma de uma bela apresentação da orquestra da entidade.


O que eu aprendi com tudo isso e queria compartilhar com vocês?

Profissionalmente falando: muitas vezes, nós Relações Públicas pensamos em produzir ações específicas para cada público: um para os clientes, outro para os colaboradores, outro para a comunidade e assim por diante. #Ficadica de uma ação que reuniu três públicos, aparentemente distintos, por um valor que a marca leva, de sustentabilidade. Foi possível sim, e com sucesso, trabalhar o lado institucional da empresa, unindo todos em prol de uma causa; reforçar sua atenção com o meio entorno de suas lojas; aproximar o consumidor e inserindo ele na cultura da empresa, mostrando que há mais por trás da Starbucks que ótimas bebidas e sabores; fidelização dos colaboradores; estreitar relacionamentos, nada mercadológico…tudo isso implícito e com apenas UMA ação.

Pessoalmente falando: nada explica a sensação de ajudar o próximo. A experiência é super gratificante e nos faz repensar valores, novas formas de contribuir com o mundo, com as pessoas, sair da zona de conforto e proporcionar “conforto” para os outros. Por que eu citei a outra ação do Brigadeiro Frappuccino no começo do post? Porque ambas tem uma coisa em comum: ganhar uma bebida e ser voluntário não tem preço! Agora a diferença entre as ações: centenas de pessoas saíram de suas casas, trabalho, escola, faculdade e foram lá receber de graça o frappuccino. Poucas foram aquelas que acordaram cedo, num domingo e com tempo frio e chuvoso para ajudar, mas tenho certeza que ganharam bem mais que um café #pensenisso

Fotos: álbum Facebook Starbucks Brasil

 

Tags: destaque
Previous Post

ProXXIma 2012 – Seminário Internacional de Comunicação e Marketing Digital

Next Post

Relações Públicas: Fazer ou não fazer, eis a questão

Redação TMPRP

Redação TMPRP

Next Post
Relações Públicas: Fazer ou não fazer, eis a questão

Relações Públicas: Fazer ou não fazer, eis a questão

Pepsi e o seu novo momento: o agora

Pepsi e o seu novo momento: o agora

Dia das Mães: vídeo institucional da P&G teve RPs na realização?

Dia das Mães: vídeo institucional da P&G teve RPs na realização?

Comments 5

  1. Pedro Prochno says:
    13 anos ago

    Boa 😉

    Para quem quiser conhecer direto da boca da Tia Dag (Dagmar, idealizadora da Casa do Zezinho) ela contou o projeto e a sua história incrível no TEDxTombo de 2010 – http://youtu.be/RHQ6gKJ2j0s

    Pedro Prochno
    @prochno blogrp.todomundorp.com.br

    Responder
  2. rodrigocogo says:
    13 anos ago

    Sem palavras, a não ser que sou ainda mais fã seu.

    Responder
    • @Lii_Santos says:
      13 anos ago

      Ahhhhhh Cogooooo! Magiiiinaaa *_*
      Fiquei super lisonjeada! Obrigada! 😉

      Beijos!

      Responder
  3. Cleonice Ribeiro says:
    13 anos ago

    Muito bom! Parabéns você pelo texto e pela participação na ação.

    Realmente ver algo feito para ajudar ao próximo não tem preço! A satisfação nos olhos daqueles que participam vale mais que 1000 frappuccino.

    Abraços.

    Responder
    • @Lii_Santos says:
      13 anos ago

      Oi Cleonice!

      Muito obrigada!!!
      Realmente, valeu mais que o frappuccino 😉

      Beijos!!!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Software development
  • stories
  • updates
  • Финтех
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.