Olá, (…), este ano pretendo cursa RP na (…). Bom, pretendo, porque ainda não sei. Acho que é um curso que tem bastante a ver comigo, ”comunicação” e de uma forma geral ” se envolver com pessoas”.
Sou de (…) e esse curso pelo menos aqui não é visto como grandes coisas, pelo o que tenho pesquisado o mercado de trabalho pra RP não é muito bom. A não ser que seja no RJ ou em SP.Mais é um curso legal? Que esta crescendo?
Outra coisa que já ouvi muitos dizerem é que é um ”clube das luluzinhas”. é isso mesmo?
Este foi o e-mail que recebemos via “Fale Conosco” no começo do mês. Batemos um papo interno e resolvemos que seria uma ótima trazer a resposta pra cá!
Fiquei incumbido da tarefa, que teve o pitaco de muitos dos autores do #Blogrelacoes. O resultado está abaixo!
Particularmente sou um apaixonado pela profissão. Acho que as Relações Públicas, assim como a administração, te possibilita trabalhar com mil coisas, claro, dentro da área de comunicação/relacionamento. Dos clichês Assessoria de Imprensa, Eventos, Comunicação Digital, Comunicação Interna, até chegar em Relações com o Governo, Gerenciamento de Crise, Branding, e por aí vai. As áreas e focos de atuação são quase infinitas. Você pode ser especialista em uma destas coisas, ou generalista, fazendo o planejamento integrado de muitas delas, otimizando investimentos da empresa e esforços de comunicação.
Mais do que “se envolver com pessoas”, como disse o nosso personagem, as Relações Públicas demandam CONHECER e ENTENDER pessoas, e pra isso entra uma dose gigante de pesquisa, antropologia, filosofia. Pra mim é neste ponto que mora a beleza da profissão!
Aí passamos pra questão das praças: SP e RJ são as que têm os mercados mais desenvolvidos na área. Sim é verdade. São Paulo concentra mais de 33% do PIB nacional; RJ mais de 11%. Os Estados que vem depois ficam todos abaixo dos dois dígitos: MG com 9, RS com 6% e por aí vai…. Logo, nada mais óbvio do que estes Estados (e principalmente suas capitais) concentrarem os maiores mercados de trabalho.
Particularmente vejo uma crescente no mercado de comunicação em outras praças, principalmente BH, Porto Alegre, Curitiba e algumas cidades do Nordeste. É tímido se comparado com SP, mas estes mercados vem sim se desenvolvendo e crescendo. Temos inclusive empresas de SP que contratam fornecedores de comunicação de fora do eixo RJ-SP: Tecnisa é uma delas. (vale reler “O mercado de RP no Brasil“).
O que mais conta pra mim é que o Brasil está amadurecendo, e este amadurecimento demanda relações mais sólidas e duradouras, de confiança, o que demanda comunicação e Relações Públicas.
Se RP é um curso legal? Precisa responder? Eu gosto de pluralidade, diversidade, pontos de vista diferentes. Encontrei tudo no curso que sim está crescendo ano pós ano!
Por fim, sobre o clube da luluzinha, basta observar os fãs do #blogrelacoes no Facebook, e que na minha sala tinham 88 pessoas, 8 homens! Não me deixa mentir. Prefiro ver isto como um ponto positivo ;-P
Boas reflexões pra quem vai começar a pensar (ou efetivamente definir) o que quer fazer para a vida, prestar nos próximos vestibulares. Ficaram com mais dúvidas? Mandem pra nós via nosso formulário!
Eu sou "confrontado" com esta pergunta frequentemente, seja por e-mail particular ou numa plataforma pública como o http://www.formspring.me/rodrigocogo . E esta questão de escolha de profissão me parece tão pessoal e tão delicada que realmente precisa ser tratada com seriedade – ou, no mínimo, com tranquilidade. Passaremos, invariavelmente ao menos na maioria dos casos, a maior parte de nossas vidas envolvidos com atividades de trabalho. Às vezes, decisões sobre RP são envoltas em muita "magia", encantamento e deslumbramento; noutros casos os interessados focam em dados secos como "qual o salário…?". São duas direções equivocadas, mas cada um dá ênfase de acordo com seu estilo de ser e pretender ser.
Primeiramente quero dizer que gostei muito do post, acho que vários estudantes de RP irão se identificar! Estou no 3° semestre de RP e desde o 1° ano me apaixonei totalmente pela profissão, inicialmente pretendia fazer PP (Publicidade e Propaganda) mas sentia que não era exatamente isso que tinha a ver comigo e então pesquisando sobre comunicação conheci as Relações Públicas e percebi através de leituras na internet, em especial de Blogs como o Relações, que RP era exatamente a profissão que eu buscava e na faculdade cada dia mais tenho certeza disso.Ao estudante que passou esse e-mail ao Blog dou uma dica..rsrs..que pesquise bastante e veja se o curso realmente se encaixa no que ele busca e caso sim tenho certeza que ele será mais um apaixonado por RP!!
Oi Aline,
Bom saber que ajudamos na sua decisão. Isso nos deixa muito felizes mesmo 😉
Compartilhar estes aprendizados e impressões é sempre bom!
Abraços
Pedro prochno
@prochno blogrp.todomundorp.com.br
Até decidir o que queria pensava em fazer Veterinária, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda e Desenho Industrial…acho que só…rs
Eu fiquei "simplesmente" APAIXONADA ao ler a descrição do curso no "Guia Profissões", mas, por ignorância – não temo dizer -, achei que fazendo Publicidade (por ser mais barato em outra Universidade) seria a mesma coisa. Conclusão: fiquei uma semana e pedi transferência para RP e hoje estou no último ano. Não me arrependo jamais da escolha. Digo isso, mas nunca trabalhei na área, estou à procura, mas sempre ouço minhas amigas falando das suas atividades nas empresas. Obs.: moramos no Vale do Paraíba: Guaratinguetá, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté.
O mercado é difícil mesmo e cada vez mais exige profissionais com diferenciais, é normal. Por isso sempre digo é importante saber um pouco de cada coisa. Photoshop por exemplo, se bobear um pouco de Corel Draw também já ajuda. O que ajuda muito é o estágio, pois amplia cada vez mais seus conhecimentos. =)
Dê o melhor de si na faculdade, jornais experimentais, eventos, participe de encontros de iniciação científica se houver, palestras e tudo que for relacionado à Comunicação. O mercado quer pessoas atentas e atualizadas SEMPRE…
Acho que é mais ou menos por aí… =)
Olá Carol,
è isso mesmo, se antenar, participar e aprender bastante de tudo que tiver chance é um ótimo caminho para se desenvolver.
beijos
Pedro prochno
@prochno blogrp.todomundorp.com.br