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Home Opinião

O mercado de RP no Brasil!

Pedro Prochno by Pedro Prochno
3 de novembro de 2010
in Opinião
16
8
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Algumas semanas atrás o relações abriu a sua “fan page“ no Facebook! A partir de então vocês podem acessar todos os posts do relações por lá, comentá-los, divulgá-los para sua rede e inclusive interagir com a gente. Na fan page criamos um tópico de discussão perguntando o que você quer ler aqui no relações, e, em poucas horas a @gabriela_moura já deixava uma sugestão: “Mercado de trabalho”. Em tempos de Capitão Nascimento, “Missão dada é missão cumprida!”, e lá fomos nós.

Resolvi então perguntar aos presidentes das duas maiores agências globais de RP no país, Burson-Marsteller e Edelman, como eles enxergam e quais as perspectivas do mercado de trabalho para os profissionais de Relações Públicas no Brasil!

Ambos concordam que o mercado de RP está crescendo bastante principalmente em função do desenvolvimento/amadurecimento do país. Concordam também que as mídias sociais estão aí e tendem a desenvolver ainda mais o mercado das RPs uma vez que exigem a integração de diferentes formas de se comunicar para diferentes públicos. É muito interessante, porém, ver o que os leva a afirmar e apostar no crescimento da área. Abaixo transcrevi as respostas, vejam:

Ronald Mincheff – Presidente da Edelman do Brasil

O mercado de RP está em ascensão e deve crescer nos próximos anos, sobretudo com a popularização das mídias sociais.

Neste momento em que as marcas precisam promover engajamento com diversos públicos e investir no bom desenvolvimento de conteúdo, o profissional de RP  passa a ser mais valorizado. Somos quem de fato tem expertise para alinhar a comunicação de uma companhia integrando ações offline e online. Também somos quem melhor pode prever e gerenciar crises em todos os ambientes, além de contribuir para que a empresa promova ajustes internos que melhorem inclusive o atendimento ao consumidor. Prevejo um momento de muitas conquistas, mas os profissionais devem se preparar para um mercado mais complexo e ágil.

Francisco Carvalho – Presidente da Burson-Marsteller no Brasil

Na minha opinião, o mercado de Relações Públicas está em franca expansão no Brasil e tende a conquistar uma posição cada vez mais estratégica dentro das organizações. Todos os índices macroeconômicos demonstram que o Brasil terá um crescimento acelerado nos próximos anos. O impacto desse progresso se dará sobretudo em setores de infraestrutura, energia, siderurgia, Telecom e mercado financeiro, entre outros. Em sua grande maioria, esses setores são altamente regulados e exigem um planejamento estratégico e uma comunicação eficientes, tanto para dialogar com as comunidades e os líderes de opinião quanto para se comunicar apropriadamente com autoridades governamentais e regulatórias. Diálogo, na verdade, é a palavra-chave que marca essa nova era revolucionária da comunicação. Diálogo nas mídias sociais, diálogo com funcionários e com autoridades. Enfim, diálogo com os principais stakeholders como princípio de sustentabilidade empresarial. E ninguém melhor do que o profissional de Relações Públicas para criar esse diálogo entre a empresa e a sociedade. Afinal, faz parte de nossa genética profissional saber comunicar e ouvir, saber gerenciar expectativas, demonstrar a função social e atuação responsável das organizações, buscar e antecipar as mudanças na sociedade.

Para mim o interessante das respostas é perceber que ambos salientam a importância do profissional de Relações Públicas na estratégia de comunicação de uma empresa, em função deste ter visão ampla e capacidade de integrar as diversas plataformas de comunicação. Além disto, o Francisco toca em um ponto bastante delicado, os setores de nosso país que tendem a crescer mais e a importância que estes segmentos devem dar à comunicação, principalmente com o governo (as famosas Relações Públicas Governamentais), algo ainda pouco difundido no Brasil.

@gabriela_moura espero que as respostas do Ronald e do Francisco tenham ajudado a responder a sua pergunta sobre o mercado de trabalho para Relações Públicas. Agradeço muito a disposição e dedicação dos dois executivos em participar deste post e aproveito para convidar vocês a “curtir” a nossa fan page no Facebook e deixar a sua sugestão de pauta por lá :-)!

Tags: Mercado de trabalhoRelações Públicas
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Pedro Prochno

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Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

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Comments 16

  1. Rodrigo Cogo says:
    15 anos ago

    Como sempre, assuntos oportunos por aqui. Interessante observar que seus entrevistados falam da "área de conhecimento Relações Públicas" e não da "profissão regulamentada Relações Públicas" – que são coisas absolutamente distintas enquanto conceitos e enquanto realidade de mercado.

    Como tenho dito, a área de RP está em absoluta expansão. Quem vai exercer o papel nas organizações vai ser quem tiver mais competência, e não aquele que se resguarda da concorrência por ter um diploma fixado na parede.

    Responder
    • Pedro Prochno says:
      15 anos ago

      Rodrigo, é bem verdade. Expansão do mercado é algo muito bom, nos resta ocupar este novo espaço com profissionais capacitados.

      Responder
  2. su says:
    15 anos ago

    Concordo que a atividade ganhou espaço e importância, porém, o profissional não. Explicando, o que percebo muito é que as empresas destacam a necessidade de desenvolver programas de comunicação, mas nem sempre, sabem que o profissional mais indicado é o relações públicas. Por vezes contratam pessoas ligadas ao mkt, usam terminologias do mkt ao invés de comunicação interna, por exemplo. Enfim, o que eu quero dizer é que falta ainda conhecimento das empresas com relação ao profissional e não com relação a atividade, é dar nome aos bois, como diria meu pai.

    Responder
  3. su says:
    15 anos ago

    Rodrigo,

    Com certeza a competência é que fará com que as pessoas tenham vaga no mercado de trabalho. Mas, é interessante que o profissional acompanhe o desenvolvimento da atividade. Por vezes vejo vagas de emprego abertas, até concursos que exigem jornalista por exemplo, o que impede que a gente possa se candidatar. Acho que o reconhecimento da profissão é importante para garantir aqueles que estudaram chances de competir com outros profissionais.

    Responder
  4. Rodrigo Cogo says:
    15 anos ago

    Concordo plenamente, Su. Uma das validades de um registro profissional e de uma caracterização de "profissão estabelecida" (ou regulamentada) está nas ocasiões em que a oferta de vagas – e isto sempre acontece em concursos para órgãos do Governo – exige determinado diploma/qualificação. Quem não está enquadrado, não pode participar. E é neste exato momento em que vemos a competência ou não das entidades representativas de cada área, e que no caso dos jornalistas são absolutamente melhores que as nossas em RP.

    Responder
  5. Pingback: Tweets that mention O mercado de RP no Brasil! « relações -- Topsy.com
  6. Carol Terra says:
    15 anos ago

    Já conseguimos dizer que somos fundamentais nas estratégias de comunicação das organizações em franco crescimento! Parabéns pela entrevista! Abraços, Carol Terra (http://www.meadiciona.com.br/carolterra).

    Responder
  7. Alexandre Costa says:
    15 anos ago

    Pedro,

    Mais uma vez, parabéns por seu texto!
    Colocações pertinentes para que muitos pensem e reflitam sobre o futuro profissional.
    Abraços,
    @alexandre_amc

    Responder
  8. Maria Aparecida Ferr says:
    15 anos ago

    Cara Livia, gostei muito das entrevistas com Mintcheff e Farncisco Carvalho. O que eles dizem está em "sintonia" com o que nós, professores, ensinamos a vocês, queridos alunos!!!!! O mais importante da atividade de Relações públicas é a ESTRATÉGIA…ou seja, a análise de cenários que permite ao profissional ter uma visão ampla e clara do processo comunicacional em uma organização específica. Parabéns pela sua iniciativa! Beijos, Profa. Maria Aparecida Ferrari

    Responder
    • Pedro Prochno says:
      15 anos ago

      Olá Professora,

      Fico muito feliz com sua visita aqui no relações e ainda mais que tenha gostado da entrevista que fiz com os executivos.
      Este foi um dos posts que mais movimentou o Blog.

      Beijos

      Pedro Prochno
      @prochno http://relacoes.wordpress.com

      Responder
  9. Eduardo says:
    15 anos ago

    Olá,
    Bom dia.

    Excelente post, galera do Relações. Concordo com a visão apresentada. Assim como a Profa. Maria Aparecida diz, a Estratégia faz parte de todo o pensamento para as relações públicas.

    Em tempos de transparência, não é possível constituir, manter ou até mesmo defender uma reputação sem o apoio de um profissional de RP.

    Um abraço, Edu http://rpemquestao.blogspot.com/

    Responder
  10. Wilma Vilaça says:
    15 anos ago

    Pela primeira vez, acompanho o Relações… e gostei muito de reencontrar aqui a Cida Ferrari, a Carol e o Rodrigo. São balizas muito boas para o trabalho de vocês! Quanto ao tema em questão, pouco há a acrescentar. Em Minas também lidamos vemos a ascensão da profissão, o mercado de trabalho mais promissor e a insistência abnegada dos profissionais em fazer valer a profissão! Como professora, discuto sempre qual é o nosso lugar de fala e como devemos nos posicionar para evitar que o desconhecimento da área seja um impeditivo para a ocupação do mercado. Todavia, ressalto, o critério será sempre a competência. Abrço a todos, Wilma Vilaça.

    Responder
  11. Lívia says:
    15 anos ago

    Olá professora Maria Aparecida!

    Que bom que gostou da entrevista e do post que o Pedro fez! Este é o objetivo do blog, discutir a profissão de Relações Públicas, o mercado, visões e outros assuntos ligados à área.
    Eu escrevi com o Pedro um post também com o professor Wilson da Costa Bueno, Gisele Lorenzetti e Leticia Lyra e acho que essas participações e experiências, como as do Francisco e do Mincheff, são ótimas para movimentar nossa atividade!
    Espero que possa escrever um post a partir de uma entrevista com a senhora! O convite está feito 😉

    Obrigada por ter deixado o comentário!
    Beijos!

    Lívia
    @Lii_Santos

    Responder
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