• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
“Data venia, RP pra quê?”

“Data venia, RP pra quê?”

Pedro Prochno by Pedro Prochno
3 de outubro de 2011
in Opinião
3
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

O título deste post é também título do texto de Roberto de Castro Neves publicado na revista Exame em 06 de novembro de 1999, SIM, DOZE anos atrás!

O texto continua super atual, presente, importante e igualmente reflexivo!

As Relações Públicas crescem a cada dia. Somos requisitados, cada vez mais, para palpitar, estudar e apresentar soluções para problemas de comunicação, gestão, estratégia e muito mais. Aqui no #blogrelacoes juntamos uma série de autores para conseguirmos mostrar diferentes enfoques e atuações das RPs. O resultado tem sido ótimo! Mas o que isto significa?

Significa que, na minha visão, o Brasil (e aí focamos especialmente no eixo Rio-SP) está chegando na era da interação entre áreas da comunicação. No ponto em que publicidade e marketing deixam de ser atores principais pois trabalham com apenas uma parcela da gama imensa de possibilidades de interações, estreitamento de laços, construção de imagem e reputação e de integração entre ferramentas de comunicação.

 

 

Na 3ª-feira da semana passada o grande publicitário, chairman do grupo ABC de comunicação, Nizan Guanaes publicou um artigo no caderno de economia da Folha de São Paulo, intitulado “Se você conseguir lá…“. Fiz questão de mencionar o caderno publicado pois é ele o caderno mais procurado por executivos, pessoas de “negócios”. O texto, que pode ser lido na íntegra aqui, faz forte defesa das Relações Públicas, de sua importância, diferença e relevância principalmente na realidade econômica do Brasil.

Prato cheio para as RPs, no dia seguinte foi a vez da vice-presidente de planejamento do Grupo TV1, Selma Santa Cruz publicar texto no Meio & Mensagem fazendo referência ao artigo de Guanaes e abordando a mesma linha, a mesma tendência de crescimento para a área.

Pela área de contato do Blog, e mesmo pelo grupo de Relações Públicas do Facebook, tenho recebido inúmeros contatos de estudantes ou aspirantes à, sobre o mercado de RP, perspectivas para a área! Algum tempo consultei os presidentes da Edelman e da Burson-Marsteller no país sobre isso e me sinto seguro para dizer que só vejo perspectivas de melhora.

Acho que nossa economia vai bem, apesar dos pesares mundiais, entendo que o Brasil amadurece a cada dia, as pessoas ficam mais críticas, antenadas e preocupadas, interagem mais, cobram mais, demandam mais. Tudo isso requer mais atenção, planejamento, integração, conhecimento. Tudo isso requer Relações Públicas.

O que precisamos fazer, amigos, colegas e leitores, é tomar o espaço que se abre, agora, para nós. Guanaes nos deu uma grande oportunidade, e acho sim que seu artigo ainda vai repercutir bastante. Precisamos é nos preparar bem, estudar, conhecer, nos dedicar para ocupar o espaço aberto! As relações Públicas são função estratégica, e só tende a crescer nos próximos anos.

Tags: destaquemercado
Previous Post

Quem é o Comunicador-Empreendedor? Parte II

Next Post

Mídias sociais versus tradicionais?

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post
Mídias sociais versus tradicionais?

Mídias sociais versus tradicionais?

Passado do passado, e como fica o presente?

Passado do passado, e como fica o presente?

Vamos enterrar a comunicação offline?

Vamos enterrar a comunicação offline?

Comments 3

  1. Rodrigo Cogo says:
    14 anos ago

    Muito interessante toda sua argumentação, com vários questionamentos e reflexões embutidos. Pra mim, fica uma grande pergunta: por que precisamos de um Nizan Guanaes em artigo na imprensa para que o mercado se dê conta sobre relevância de relações públicas? Temos uma carência imensa de profissionais desta área com visibilidade e credibilidade suficientes (dentro das entidades representativas e fora delas) para que seus comentários causem algum tipo de impacto ou transformação… uma pena.

    Responder
  2. Pingback: É RP, estúpido | Blog Relações
  3. Pingback: Aberta a temporada de consolidação de agências? | Blog Relações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 13179
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • betting
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cryptocurrency News
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entertainment
  • Entrevistas
  • FinTech
  • Forex Trading
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Vacancies
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Online casino
  • Online casinos
  • Online casinos
  • Online gambling
  • Opinião
  • pages
  • posts
  • press
  • reviews
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Sober living
  • Software development
  • stories
  • testuarez
  • updates
  • Новая папка
  • Финтех
  • Форекс Обучение
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.