O título deste post é também título do texto de Roberto de Castro Neves publicado na revista Exame em 06 de novembro de 1999, SIM, DOZE anos atrás!
O texto continua super atual, presente, importante e igualmente reflexivo!
As Relações Públicas crescem a cada dia. Somos requisitados, cada vez mais, para palpitar, estudar e apresentar soluções para problemas de comunicação, gestão, estratégia e muito mais. Aqui no #blogrelacoes juntamos uma série de autores para conseguirmos mostrar diferentes enfoques e atuações das RPs. O resultado tem sido ótimo! Mas o que isto significa?
Significa que, na minha visão, o Brasil (e aí focamos especialmente no eixo Rio-SP) está chegando na era da interação entre áreas da comunicação. No ponto em que publicidade e marketing deixam de ser atores principais pois trabalham com apenas uma parcela da gama imensa de possibilidades de interações, estreitamento de laços, construção de imagem e reputação e de integração entre ferramentas de comunicação.
Prato cheio para as RPs, no dia seguinte foi a vez da vice-presidente de planejamento do Grupo TV1, Selma Santa Cruz publicar texto no Meio & Mensagem fazendo referência ao artigo de Guanaes e abordando a mesma linha, a mesma tendência de crescimento para a área.
Pela área de contato do Blog, e mesmo pelo grupo de Relações Públicas do Facebook, tenho recebido inúmeros contatos de estudantes ou aspirantes à, sobre o mercado de RP, perspectivas para a área! Algum tempo consultei os presidentes da Edelman e da Burson-Marsteller no país sobre isso e me sinto seguro para dizer que só vejo perspectivas de melhora.
Acho que nossa economia vai bem, apesar dos pesares mundiais, entendo que o Brasil amadurece a cada dia, as pessoas ficam mais críticas, antenadas e preocupadas, interagem mais, cobram mais, demandam mais. Tudo isso requer mais atenção, planejamento, integração, conhecimento. Tudo isso requer Relações Públicas.
O que precisamos fazer, amigos, colegas e leitores, é tomar o espaço que se abre, agora, para nós. Guanaes nos deu uma grande oportunidade, e acho sim que seu artigo ainda vai repercutir bastante. Precisamos é nos preparar bem, estudar, conhecer, nos dedicar para ocupar o espaço aberto! As relações Públicas são função estratégica, e só tende a crescer nos próximos anos.
Muito interessante toda sua argumentação, com vários questionamentos e reflexões embutidos. Pra mim, fica uma grande pergunta: por que precisamos de um Nizan Guanaes em artigo na imprensa para que o mercado se dê conta sobre relevância de relações públicas? Temos uma carência imensa de profissionais desta área com visibilidade e credibilidade suficientes (dentro das entidades representativas e fora delas) para que seus comentários causem algum tipo de impacto ou transformação… uma pena.