• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
É RP, estúpido

É RP, estúpido

Pedro Prochno by Pedro Prochno
11 de junho de 2013
in Opinião
6
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Hoje a Folha de São Paulo publicou (assim como faz todas as terças-feiras) artigo do Nizan Guanaes, presidente do grupo ABC, no caderno Mercado (pág B8 – veja aqui).

Com o título “É a propaganda, estúpido”, Nizan aborda hoje as transformações “disruptivas” que a propaganda vem passando e os desafios que encontra para continuar a inovar e crescer, mas principalmente, se relacionar e cumprir com o seu papel: vender.

O brincadeira do título do artigo de Nizan com o título deste post se dá ao ligarmos este texto com outro, de autoria do mesmo publicitário, publicado em setembro de 2011 e que foi alvo de um texto meu à época. Na ocasião o artigo de Nizan chamado “Se você conseguir lá…” falava sobre a abertura de uma agência por ele em Nova Iorque (EUA); mas não uma agência de publicidade, uma agência de Relações Públicas.

No artigo de hoje Guanaes salienta que o padrão do consumidor está mudando rápido, cada vez mais este público (ou nós, pois somos consumidores) estamos mais e mais informados, temos mais acesso à comparativos de preços, qualidades e principalmente defeitos e opiniões de outros consumidores, o que influencia na decisão de compra.

Para ele, as marcas precisarão ter voz, cabeça e coração. Falar, pensar e sentir relações com consumidores, algo que já é demandado mas que ainda não temos todas as ferramentas ou não sabemos exatamente como entregar isso. Será mesmo?

Ele mesmo deu a receita de como fazer marcas e produtos chegarem lá. Propaganda é um caminho, mais rápido e mais caro do que as Relações Públicas, mas efetivos. Na minha opinião, entretanto, sem sustentação em longo prazo. São as RPs, na era do BigData, do relacionamento direto com o cliente e na geração de “experiências de marca” o caminho mais relevante a ser seguido.

Nós, profissionais, precisamos aproveitar essa “porta aberta”. As marcas estão ai, precisando se comunicar e vender; os nichos de comunicação, se reinventando, e nós, vamos olhar a banda passar ou vamos aproveitar o momento?

Tags: destaqueFolha de São PauloPublicidadeRelações Públicas
Previous Post

Removam esse conteúdo, já!

Next Post

Será esse o caminho para conquistar um país justo?

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post
Será esse o caminho para conquistar um país justo?

Será esse o caminho para conquistar um país justo?

Aberje debate os desafios da comunicação integrada nas empresas

A linha tênue do #mimimi

Comments 6

  1. Leandro says:
    12 anos ago

    Muito bom o texto Prochno. Só uma duvida, tu diz que o foco da gestão tem que ser na marca e não no produto certo?

    Responder
    • Pedro Prochno says:
      12 anos ago

      Obrigado Leandro. Na verdade acho que ambos. Mas a marca é o que perdura, o produto, nem sempre.

      Responder
  2. Claudia Hespanha says:
    12 anos ago

    Compartilhadíssimo! Abraços. http://claudiahespanha.blogspot.com.br/2013/06/e-…

    Responder
  3. Ana Lucia A. Oshiro says:
    12 anos ago

    parabens querido, é isso!

    Responder
  4. sandralibanio says:
    12 anos ago

    Mto bom o artigo!… Só complementaria dizendo que uma boa gestão das "RP" é fundamental… Principalmente no que se refere a ter competências para liderar uma boa equipe, ou, trabalhar com uma boa equipe, que entenda de "gente" (consumidores)… 🙂

    Responder
  5. Carolina Terra says:
    12 anos ago

    Pedro, acho que o grande lance dos dias de hoje é o equilíbrio. Investir em um mix de comunicação que contemple as mais diferentes ferramentas é o mais sensato. Sim, o consumidor mudou. Sim, temos a internet e sim, as RP estão em foco! Então, é juntar tudo isso e pensarmos como estrategistas da comunicação, INDEPENDENTEMENTE do instrumento que vamos utilizar! Beijos.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 13179
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • betting
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cryptocurrency News
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entertainment
  • Entrevistas
  • FinTech
  • Forex Trading
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Vacancies
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Online casino
  • Online casinos
  • Online casinos
  • Online gambling
  • Opinião
  • pages
  • posts
  • press
  • reviews
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Sober living
  • Software development
  • stories
  • testuarez
  • updates
  • Новая папка
  • Финтех
  • Форекс Обучение
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.