A notícia a seguir vai na contramão do que é recomendado fazer com os advogados e embaixadores da marca. A Nintendo, por meio de pedidos ao Youtube, tem retirado o direito de uso das imagens de seus jogos dos gamers que gravam, comentam e distribuem a informação a milhares de outros jogadores.
A reação da empresa causou desconforto, revolta e muita discussão em torno de si própria. Além disso, muitos jogadores optaram em não mais falar de Nintendo em seus canais de Youtube em função da postura da empresa.
Resultado: perde a empresa porque seus principais influenciadores e formadores de opinião acabam deixando a marca de lado e optam por jogos da concorrência.
Minha opinião: jogada totalmente equivocada e errada da marca em relação aos OOM´s (Online Opinion Makers). Ao invés de aproveitarem e alimentarem esses caras com informação, tentam controlar e tolher.
Outro fato que chamou a atenção da imprensa e dos debates em mídias sociais foi a ação da Ferrero, detentora da marca Nutella que quis acabar com uma iniciativa criada por uma fã e acabou sendo criticada pelos usuários de mídia social.
Mais uma ação bastante equivocada da marca. Poderiam aproveitar a fã com uma audiência significativa e explorar a data comemorativa proposta por ela. Poderiam aproveitar o mailing de super fãs da marca e explorar em relacionamentos e contatos futuros. Mas, não, optaram em pedir a remoção do conteúdo.
As marcas pensam ter controle sobre suas propriedades. Em tempos de redes sociais, a reputação está muito terceirizada. Mais vale uma ação encabeçada por um fã do que um dia provocado por uma marca.
Simplesmente "jogaram fora" o que muita empresa sonha uma vida inteira alcançar e jamais chegarão perto…ou com muito custo e tempo investidos irão alcançar. O famoso "tiro no pé"!
Nem fale, Juliana! Um tremendo tiro no pé! Obrigada pela visita e pelo comentário. Só para vc ter ideia, a Nutella voltou atrás para evitar prejuízos maiores ainda: http://www.bluebus.com.br/nutella-volta-atras-e-p…. Será que adiantou? 🙂