O famoso jargão do apresentador Chacrinha, perpetuado na área de comunicação se vale como verdade absoluta, ainda mais na época das redes sociais, prosumers e informação com alta capacidade de difusão. E quando existe a comunicação, mas não existem os ouvidos para dar atenção aos consumidores, como lidar?
A Allianz Brasil parece estar jogando nesse time! Em seu perfil no Twitter (@allianz_brasil) e na Fan Page rolou o concurso cultural “Goleada de Nomes” (finalizado dia 21/05) para batizar o novo estádio do Palmeiras, que será inaugurado em 2014. O concurso sugeriu três nomes para que o usuário votasse: Allianz 360º, Allianz Parque, Allianz Center. Até aí tudo bem, se fosse o estádio NOVO da Sociedade Esportiva Palmeiras, construído em um novo local e tudo mais. O PROBLEMA se dá pelo fato de que o Aliianz ‘X’ será inaugurado onde era o famoso e antigo PALESTRA ITÁLIA, local de referência histórica para qualquer palmeirense que se preze!
E não para por aí, além de ignorar a possibilidade de combinação entre Allianz e o antigo nome do estádio para o concurso, a seguradora também não se manifestou (até a conclusão desse texto) sobre a infinita quantidade de comentários e replys, valendo-se da hashtag: #ArenaPalmeiras que estão rondando e fazendo muito barulho nas mídias da empresa. O que a empresa informou durante a coletiva de imprensa para o lançamento do concurso e juntamente com representantes do clube, foi que a opção “Allianz Palestra” foi descartada, pelo temor que o nome sólido do estádio colocasse em segundo plano o nome da seguradora.
Agora, cá entre nós, sabemos que a Allianz gastou uma boa verba (300 milhões de reais) para se tornar detentora do naming rights e por consequência levar seu nome no estádio do Palmeiras, mas como conseguir ignorar o pedido de uma torcida de influência, como é do time alviverde paulistano? – Afinal, isso foi vontade da Opinião Pública!
Mesmo com o posicionamento adotado pela seguradora no concurso e com a questão de naming rights, não dá para afirmar com certeza que futuramente a Allianz não reconsidere a possibilidade e renomeie o estádio. Porém, veja o barulho que isso pode vir a causar para a seguradora: os consumidores querem ser ouvidos nas mídias sociais e gostam de marcas que façam isso, por consequência…
Qual a chance de torcedores palmeirenses continuaram a fazer ou iniciar seguros com a Allianz, depois de terem sido “desprezados” na rede?
Comentários como o dono do site Verduzzo, Conrado Cacace, concedido à revista Veja refletem bem o terreno em que a Allianz está pisando: “Se essa alternativa fosse incluída, a Allianz estaria mostrando um carinho pelo clube, uma sensibilidade de usar o nome que atende os anseios da torcida e anexar sua marca a ele. E tenho certeza que os torcedores certamente a recompensariam, fazendo questão de se referir à nova casa como Allianz Palestra.”
O fato da Allianz estar associando seu nome a um time de futebol brasileiro, significa um posicionamento muito forte e se os torcedores ficarem descontentes com a marca, o temido buzz negativo pode estar a caminho. Estaria então, a Allianz vivendo o prenúncio de uma crise? Não dá para afirmar com a maior certeza do mundo que sim, mas termino esse artigo com a máxima que o intitula ”quem não se comunica, se trumbica e quem não ouve”? Qual o preço que a seguradora pode pagar por não dar ouvidor a seus clientes e torcedores do Palmeiras? Vale lembrar que o resultado oficial do concurso sai em 06 de junho. O jeito é aguardar os próximos capítulos (que certamente virão)e continuar de olho nas mídias sociais.
Lidia Wagner, 24 anos, cursa Relações Públicas (7ºtermo) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), câmpus de Bauru. Quase uma Relações Públicas, apaixonadas por comunicação, em especial por mídias socais. Curiosa, adora uma boa polêmica e tem opinião formada para quase tudo! Nas horas vagas, aprecia esportes em geral e como boa moça do Interior Paulista, adora uma música sertaneja!