• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Serviços Clipping
Quem é o Comunicador-Empreendedor? Parte II

Quem é o Comunicador-Empreendedor? Parte II

Redação TMPRP by Redação TMPRP
3 de agosto de 2022
in Clipping, Opinião, Serviços
1
15
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

No primeiro post desta série citamos “Inovação e Criatividade” e “Independência” como características importantes do comunicador-empreendedor brasileiro, e agora completamos a lista com mais oito elementos essenciais descritos na pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás.

Flexibilidade/dinamicidade
A flexibilidade para assumir riscos calculados e até mesmo fazer mudanças se for preciso é essencial ao comunicador-empreendedor. Um empreendimento na área de comunicação requer flexibilidade para permitir adaptações no negócio, diante do ambiente de constantes transformações. Saber tomar decisões e ser flexível diante de situações diante da realidade econômica (como até mesmo a crise mundial) é um fator interessante.

A partir destes atributos, flexibilidade e dinamicidade, o empreendedor demonstra a capacidade de assumir riscos calculados. O empreendedor sabe planejar e prever os riscos diante de uma ‘empreitada’, mas sabe muito como gerenciá-los de maneira a atingir a sua meta em sua jornada. Então diante destes aspectos, ele saberá planejar e avaliar.

Iniciativa/dedicação/comprometimento
A iniciativa é essencial no comunicador-empreendedor, iniciativa para tomar decisões e implementar ações. Um empreendimento requer dedicação e comprometimento por parte do empreendedor, para que o negócio cresça e se desenvolva de forma consistente.

O empreendedor toma iniciativa, implementa ações, são extremamente dedicados e comprometidos, apaixonados pelo que fazem. Não se importam em gastar horas de trabalho, assumem responsabilidades e traçam objetivos e metas.

Liderança
A liderança na condução de um empreendimento de comunicação garante o envolvimento da equipe. O comunicador-empreendedor precisa exercer o papel de líder na condução do negócio. A liderança exige envolvimento da equipe, e além de uma boa relação, saber delegar e obter feedback. O empreendedor deve saber estimular sua equipe e recompensá-los.

Aprendizagem/conhecimento/experiência
O domínio do negócio é determinante para o sucesso do mesmo. O comunicador-empreendedor tem pleno conhecimento do negócio e capacidade de aprendizagem para buscar constantemente aperfeiçoar seu nível de conhecimento do negócio e do mercado. O empreendedor busca sempre novos conhecimentos seja do seu ramo, ou até mesmo de seus clientes, fornecedores e concorrentes.

Outro fator que leva é o aprendizado com suas experiências pessoais e profissionais, ambas somadas ajudam o empreendedor na sua jornada. São apaixonados pela troca de experiências e conhecimentos.

Intuição/ realização pessoal
Embora ainda haja uma discussão sobre a influência da intuição nos negócios, esta característica tem se mostrado presente em muitos empreendedores. A intuição é caracterizada como fruto não só da experiência profissional, mas também algo inerente ao ser humano que pode ser usado no dia-a-dia da empresa.

Os comunicadores-empreendedores baseados na experiência na área em vários aspectos em sua jornada empreendedores são muito intuitivos (principalmente quando pretendem abrir o seu próprio negócio), motivados a se auto-realizar e superar obstáculos, concretizando sonhos e em busca de autonomia e oportunidades.

É importante lembrar no entanto que somente ‘ser intuitivo’ não leva o empreendedor a um bom caminho. Dornelas discute isso em seu livro Empreendedorismo na prática, salientando que o empreendedor precisa fazer um planejamento, mesmo que no inicio ele venha a ser informal.

Busca por sócios
A busca por sócios/parceiros que complementem suas habilidades, agregando valor ao negócio é outra característica importante, principalmente na fase inicial do negócio. Esses sócios podem ser amigos da universidade, ou até mesmo algum amigo que se conheceu em um antigo emprego e que motivados juntos abriram seu próprio negócio; além de parentes (pai,esposas,etc).

Na pesquisa que apliquei em Goiânia, tive a oportunidade de conhecer uma estagiária que se tornou sócia de seu patrão na agencia de comunicação. Este aspecto chama atenção para a importância de um profissional bem preparado para o mercado de trabalho, e para que as universidades nos preparem com maior eficiência para aproveitar este tipo de oportunidade. Uma maneira, citada pelo autor Fernando Dolabela, é a inserção do empreendedorismo como disciplina nas escolas e universidades, formando uma cultura empreendedor brasileira.

Networking
A rede de contatos é um fator preponderante para o andamento do negócio, uma rede bem estabelecida gera confiança, oportunidades e uma forma de ‘propaganda’ espontânea.

Acredito que muito mais do que ter uma rede de contatos, e saber gerir essa rede de maneira a otimizar oportunidades.Não basta ter uma imensa lista de contatos importantes e apenas contatá-los em momentos que precisa, mas saber fazer troca de experiências e oportunidades.

Aplicação de  princípios e técnicas de comunicação
Os comunicadores-empreendedores naturalmente são indivíduos apaixonados pela sua carreira na área da comunicação e procuram aplicar princípios da comunicação em suas vidas pessoais e profissionais. Gostam de estar bem informados, atentos às novas ferramentas da comunicação e às novas tecnologias, não poupando esforços para investirem nesta; além de estarem preocupados com o processo comunicacional que é a base de seu negócio. Os empreendedores podem demonstrar essa particularidade de maneira diferenciada, porém predominante.

Muitos enfatizam a importância da comunicação integrada, saber oferecer um planejamento bem estruturado; saber lidar com as redes de relacionamento, e investir em tecnologias (softwares, redes estruturadas, entre outros) que dinamizem o negócio.

Você se identificou com as características citadas?
Com a lista agora completa, no terceiro post trataremos das conclusões da pesquisa e depois poderemos enveredar por exemplos práticos de empreendedorismo Brasil afora 😉 Não perca!

 

Este post foi co-escrito por Riziely Herreira (@rizielyrp), estudante do 8º período de Relações Públicas na Universidade Federal de Goiás, pesquisadora da linha em empreendedorismo e comunicação (perfil empreendedor) e empreendedorismo social (desenvolvendo o trabalho de conclusão de curso). Integrante do grupo de pesquisa- CNPQ -Comunicação em Contextos Organizacionais.

Para ler a pesquisa completa, acesse o arquivo por aqui.

 

Tags: ClippingcomunicaçãodestaqueempreendedorismoLiderançanetworking
Previous Post

Histórias são narrativas afetivas da existência

Next Post

“Data venia, RP pra quê?”

Redação TMPRP

Redação TMPRP

Next Post
“Data venia, RP pra quê?”

"Data venia, RP pra quê?"

Mídias sociais versus tradicionais?

Mídias sociais versus tradicionais?

Passado do passado, e como fica o presente?

Passado do passado, e como fica o presente?

Comments 1

  1. Pingback: QUEM É O COMUNICADOR-EMPREENDEDOR? PARTE FINAL | Blog Relações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • betting
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cryptocurrency News
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entertainment
  • Entrevistas
  • FinTech
  • Forex Trading
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Vacancies
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Online casino
  • Online casinos
  • Online casinos
  • Online gambling
  • Opinião
  • pages
  • posts
  • press
  • reviews
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Sober living
  • Software development
  • stories
  • testuarez
  • updates
  • Финтех
  • Форекс Обучение
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.