• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Histórias são narrativas afetivas da existência

Histórias são narrativas afetivas da existência

Rodrigo Cogo by Rodrigo Cogo
27 de setembro de 2011
in Opinião
3
9
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Sempre que uma história é contada, fala dos atores e dos feitos em contexto particular e apresenta experiências que contribuem para a aprendizagem dos narradores, leitores ou ouvintes. Uma história traz sempre um sentido aberto, que pode ser completado pelo raciocínio e engajamento dos interagentes, todos postos em igual relevância no ato da troca. Não existe emissor e receptor numa história, os papéis são híbridos e fluidos. De todo modo, segundo o contexto no qual é criada/estruturada, a história pode gerar espaços de reflexão do passado e inspiração para a transformação do futuro.

A narrativa está presente em todos os lugares e sociedades, e o que é novo agora é contrapor alguma coisa aos discursos da objetividade, do racional, do quantitativo frequentemente empregado pelas organizações. No ambiente do trabalho – e nos seus canais supostamente de “comunicação” com públicos determinados, nunca há tempo para dialogar e fantasiar. Com a fala protocolar, rígida e séria dos nossos boletins, jornais, intranets, murais e mesmo reuniões face-a-face, deixamos de aproveitar a subjetividade que viabiliza a formação de uma cultura do sonho, da participação e da inovação, que são vitais para o atendimento de demandas sociais intangíveis e de legitimidade – chegando na reputação, credibilidade, confiança, que determinam a qualidade dos relacionamentos entre a organização, seus públicos e sociedade.

É em busca desta narrativa afetiva que estou no mestrado em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, já na reta final, sob o tema do storytellling. Quer saber como isto funciona? Veja os vídeos abaixo.

http://youtu.be/A_QA0uC2U0Y

http://youtu.be/1nxrgMVgYNs

Há diferenças no formato da narrativa da experiência, mas a emoção fica evidente em ambos os casos. E muito mais você verá nesta coluna (o embasamento conceitual foi trazido em alguns textos anteriores. Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário e conversamos).

E então, o que achou dos relatos?

Tags: destaque
Previous Post

Histórias de RP pelo mundo: um exemplo de parceria no Dia Interamericano de Relações Públicas

Next Post

Quem é o Comunicador-Empreendedor? Parte II

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo

Profissional de Relações Públicas, em atuação na Aberje, mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Next Post
Quem é o Comunicador-Empreendedor? Parte II

Quem é o Comunicador-Empreendedor? Parte II

“Data venia, RP pra quê?”

"Data venia, RP pra quê?"

Mídias sociais versus tradicionais?

Mídias sociais versus tradicionais?

Comments 3

  1. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Relações Públicas
  2. Insight Corporativo says:
    14 anos ago

    Oi, Rodrigo!
    Gosto muito do tema – nao a toa fiz aquele post no meu blog usando referências suas: Quem conta um conto… pode ter uma boa história! (http://insightcorporativo.com.br/category/248)

    Ficarei de olho nos próximos artigos.
    Um abraço,
    Thaís

    Responder
  3. jonas says:
    13 anos ago

    Olá! Muito interessante o parâmetro que você traça entre a narrativa do dia a dia e a historia no seu construto universalizador. Abraço

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.