Na maioria das vezes, compartilho aqui ações de publicidade e marketing, mas hoje mostro uma campanha feita por Relações Públicas e o público-alvo era…Relações Públicas. Missão difícil, afinal somos exigentes certo? rs
Para o lançamento de seu novo livro “A transparência é a alma do negócio”, Marcondes Neto – consultor na área de Relações Públicas; pesquisador na área de Gestão e Marketing na Cultura; professor adjunto na Faculdade de Administração e Finanças da UERJ e Secretário-Geral do CONRERP – 1ª Região (triênio 2010-2013) -, promoveu uma campanha que integrou anúncios para mídia impressa e online, intervenção, e-mail marketing, hotsite, blog e mídias sociais. Ou seja, foi a interação entre online e offline, com espaço publicitário e ações de relacionamento a partir de conteúdo e informações sobre a obra.
Toda a ação foi planejada a partir do subtítulo do livro “O que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você!”, fazendo alusão aos famosos 4 P’s do Marketing, de Philip Kotler: Product (Produto), Price (Preço), Place (Praça/Ponto-de-venda) e Promotion (Promoção).
Mas a partir de agora, o mercado de comunicação – profissionais, professores e estudantes – também podem contar com os 4 R’s das Relações Públicas, base do novo livro: Reconhecimento, Relacionamento, Reputação e Relevância.
Para divulgar, em relação aos espaços publicitários, o autor contou com anúncios impressos em veículos importantes (e claro também visando o público-alvo), como jornal O Estado de S. Paulo e Valor Econômico. Já em anúncios online, foram produzidos teaser, banner digital e intervenção, conhecidos como pop-ups, para o portal Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Editora Globo. Já as ações de relacionamento e conteúdo ficaram por conta do hotsite interativo e explicativo sobre os 4 R’s, blog, página no Facebook, Twitter e canal no YouTube, em que disponibilizou vídeos com entrevistas sobre a obra. Nada melhor que integrar on e off, já que o livro está disponível tanto impresso, quanto e-book!
Outra ação interessante foi o teaser no Facebook, com a contagem regressiva utilizando cada “R”:
Ainda não tive acesso ao livro para comentar, mas achei super bacana a sacada de utilizar a mesma identidade visual dos 4 P’s do Marketing e “brincar” trocando pelos “novos” conceitos de Relações Públicas. Divulgar um livro não é tarefa fácil, ainda mais para um público tão específico. A ação que geralmente é realizada é o evento/recepção com autógrafos em livrarias, que também funciona muito bem e já é um padrão. Mas é bom ir além, extravasar com novas ideias como essa. Vale o case para lançamentos e também de uma campanha feita de RP para RP 😉
Excelente seu post, e por vários motivos. Entre eles, por expor uma estratégia de divulgação de livro realmente mais completa, e suponho que mais eficiente, e por dar destaque a uma figura que tem todos os méritos – o Marcondes é alguém que tem desempenho de mercado, pesquisa acadêmica, humildade e inteligência. Não posso ver combinação mais interessante numa época que precisamos de exemplos e inspirações pra seguir.
Oi Cogo!
Muuuito obrigada pelo comentário! Fico super feliz que curtiu o texto 🙂
Como disse, foi uma estratégia mais completa, diferente do que vemos no mercado e totalmente alinhada com o conteúdo do livro…impossível não mostrar aqui rs!
E sobre o Marcondes, nem precisa comentar, certo? ;D
Beijos!
Comprando o livro em 3… 2…. 1…..
Concordo com o Cogo, foi uma estratégia completa e simples, mas assertiva, direto ao ponto, como o trabalho de RP deve ser!
Marcondes merece 3 urras 😉
Links para ajudar a adquirir seu livro rs:
Impresso: http://www.conceitoeditorial.com.br
E-book: http://busca.gatosabido.com.br/web/Resultado.aspx…
Muito obrigado pela matéria.
Veja o vídeo e fique por dentro de tudo sobre o livro "A transparência é a alma do negócio" http://www.youtube.com/watch?v=SdSBZct-iaw
Gentileza gera gentileza. O Sol não poderia baixar completamente, neste dia de hoje, sem que eu fizesse uma manifestação aqui, neste espaço, numa espécie de ‘desabafo às avessas’. A vida profissional, com nossa formação, neste país, não é fácil. Querer uma sociedade melhor – seja lá que melhor for este –, pugnar por instituições mais fortes e causas mais sólidas, daquele tipo que move uma boa parcela da juventude (a reserva de qualquer nação), como aconteceu ao redor do mundo em 1968, soa quase como uma reminiscência tola ou apenas mais um desejo naïf de aborígene… E, falando de mim, num momento em que os Correios descumprem, as gráficas atrasam – e erram – as ligações caem, os ‘valores’ entortam, os políticos ainda mais nos decepcionam, as instituições claudicam, a mídia exorbita e o trabalho mal remunera (e nem sempre reconhece esforços nas madrugadas), recompensa total e integralmente, ler manifestações como as que me antecedem nesses posts. Um ‘job’ dos sonhos – como cheguei a escrever em blog, no ‘start’ da campanha, com RPs, jornalistas e publicitários integrados, é o que vivencio (de 15/03 a 15/05) e testemunho, provando aquilo que prego em sala de aula há quase três décadas. Muito agradecido (o Profeta Gentileza, figura típica da cena brasileira, ensinava: – não diga obrigado, diga agradecido) a vocês. E peço, por gentileza (a mesma entidade pregava: – não peça ‘por favor’, peça ‘por gentileza’) a todos. Prossigam acreditando nas relações públicas, como área de ideais e ações transformadoras. Podemos ajudar a fazer um país ‘mais mãe’ gentil – pátria amada – Brasil.
Marcondes,
Como comentei por Facebook, a coluna aqui no Blog relações é isso: divulgar e compartilhar ótimas ideias, ações, campanhas! Fiquei mto feliz em saber que gostou mesmo do texto e feliz com as manifestações dos leitores tmb! Sinal que cumpri meu papel: espalhar ótimas iniciativas, ainda mais de RP pra RP e de uma obra que só vem a contribuir ainda mais com todo o mercado!
Obrigada vc pelo carinho e comentários! Só tenho que desejar sucesso!!!!
Beijos!