Este post foi escrito por Karina Santos Grassmann. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!
Uma das principais preocupações empresariais é como enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado. A exigência da aplicação de mudanças estratégicas demonstra constantemente a importância do papel da comunicação empresarial. As organizações precisam evoluir para competir no mercado atual, sendo capazes de construir a sua marca e fidelizar os seus clientes.
A Comunicação é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de qualquer organização. Grandes marcas existem e mantém-se no mercado, devido às ações de comunicação realizadas constantemente para os seus principais públicos. Os gestores que conhecerem mais detalhadamente os processos comunicacionais terão facilidade de enfrentar problemas e deixarão para trás a ideia de que a comunicação é custo e não um investimento.
A Comunicação ainda vem tentando conquistar espaço e, por trabalhar com aspectos intangíveis, difíceis de serem mensurados quantitativamente, sofre discriminação e algumas vezes até críticas. No Brasil um grande número de gestores demonstra total desconhecimento da importância dessa área. No entanto, pesquisas têm demonstrado o diferencial que a Comunicação oferece a qualquer empresa no contexto empresarial, embora muitas organizações, ainda na prática, insistem a ignorar completamente. É fato também, que o alto índice de empresas que não conseguem resistir à competitividade está relacionado diretamente com problemas comunicacionais.
A comunicação pode e deve ser utilizada para estimular as vendas, motivar os consumidores, melhorar a imagem da marca junto ao público em geral, estreitar o contato com a imprensa, se aproximar dos consumidores por meios dos canais de relacionamento, e prestar contas à sociedade sobre os investimentos dos recursos recebidos pela organização.
Outro fator importante é a necessidade da elaboração de um orçamento para as ações comunicacionais, independente dessas ações serem feitas internamente na organização, ou por empresas fornecedoras, as atividades de comunicação geram despesas, e é importante que a organização avalie os recursos disponíveis para colocar um plano de comunicação em prática.
A execução de um plano de comunicação exige profissionais gabaritados, competentes, comprometidos com os objetivos propostos, com uma atuação multidisciplinar, capaz de enfrentar os imprevistos com jogo de cintura e inteligência.
O objetivo de um plano de comunicação é rever e, quando necessário, redimensionar ações, políticas e estratégias com a visão e missão da empresa, visando o posicionamento da imagem perante os públicos interno e externo. O plano de comunicação ajuda no processo de avaliação de resultados, tornando possível analisar o que foi gasto e que resultados foram alcançados, orientando decisões futuras sobre a comunicação da organização.
Embora ainda não haja total consciência, é imprescindível para as empresas que desejam prosperar, manter um trabalho constante de comunicação institucional e de marketing. A nós profissionais de comunicação, cabe não permitir que os gestores das demais áreas, criem um alto grau de expectativas quanto às mudanças, com as ações de comunicação, afinal os resultados gerados por essa ações levam tempo para serem mensurados.
Quero ressaltar que não se trata, no entanto, de propor uma modificação radical na mentalidade dos gestores, mas fazer com que haja reconhecimento do valor da comunicação nas organizações, pois quando bem planejada, auxilia e promove o desenvolvimento organizacional, e fortalece a imagem empresarial positivamente no cenário em que atua.
Este post foi originalmente publicado em 06/10/2011 no blog UniRP
Karina Santos Grassmann é formada em Relações Públicas, e especialista em Administração de Empresas e Marketing, pela PUC-SP. Atuou por seis anos como Relações Públicas de grandes multinacionais como Seagate Technology, Pioneer, VMware entre outras. Atualmente é diretora de comunicação da agência Actual.
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