Todo mundo que lida ou acompanha social media e política sabe o quanto os nossos políticos e partidos precisam aprender a usar estas ferramentas/plataformas/etc…
As últimas eleições (presidenciais e governadores, em 2010) foram as mais “digitais” até hoje, porém muito longe daquilo que poderia ser entendido como “ideal”. O @joseserra_ (PSDB) foi um dos mais ativos no twitter, continua na ativa interagindo com as pessoas. A @silva_marina (PV) também é muito ativa na rede social. Usa o twitter para defender seus pontos de vista, posições e engajar pessoas. Já @dilmabr (PT) também foi ativa durante a eleição de 2010, entretanto, após este período….. O último twitt que ela fez foi este abaixo….. de dezembro de 2010:
[blackbirdpie url=”http://twitter.com/#!/dilmabr/status/14383039513624576″]
Se até Obama tem tempo pra isso (ou sua equipe se dedica a tal), custava, Dilma?
Mas o que me chamou atenção foi ver a nova campanha do PT que foi ao ar ontem. O filmete de 30″ apresenta o ex-presidente Lula junto com o ex-ministro da educação, e muito provável quase certeza futuro candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Nele falam das posições e jeito de governar do PT, mas a surpresa fica pro final.
Me chamou muito a atenção ver, pela primeira vez em uma campanha política, símbolos da rede como os clássicos emoticons : – ) e ; – ) ( 🙂 e ;-)). Eles aparecem bem rápido, lá nos 28″, mas será que podem indicar uma possível campanha mais focada e dedicada ao digital? É esperar e torcer para que este campo, tão fértil e inexplorado ainda, vire algo estratégico nas eleições de 2012.
Pedro,
Sinceramente, não acho que um emotion numa propaganda eleitoral do PT vai mostrar que eles vão fazer algo digital, se bem que eles vão fazer, pois sabem do potencial de mídia, exposição e importância das redes sociais hoje em dia. Provável que façam como a Dilma, usem na campanha e depois deixem lá, a deriva.
Acho que eles usaram emotion pra ter algo "mais atual", fazer uma ligação com público jovem que usa a internet e tem familiaridade com esses "ícones" e linguagem. É como o Itaú, que usa sempre emotions em suas propagandas (mas sabemos que o Itaú tem atuação digital).
De qualquer forma, achei bacana levantar essa questão pra questionar a atuação dos políticos em campanha (ou não) nas mídias sociais e ficar de olho, pois mais uma eleição vem por aí. Pra fechar, lembrei do artigo "Cadê o Twitter da Dilma?" que achei ótimo, se não leu ainda #ficadica
http://www.dcomercio.com.br/index.php/opiniao/sub…
Beijos!
É Lívia, é uma especulação, claro!
Eu ia desdobrar o assunto em outro post, mas já que iniciou, vamos lá!
O Itaú tem mesmo este posicionamento, foi o uso destes ícones (na verdade com o i no meio da @, lá atras) que iniciou este processo que hoje chega com o uso das #hashtags. Eu acho que este aqui é um começo principalmente pelo perfil que o Haddad tem que atacar.
Lá entra a análise política/de públicos: O Haddad vai conseguir transferir muito facilmente os votos do Lula e da Marta na capital paulista, entretanto SP ainda é um reduto PSDBista. O principal eleitor do PSDB é um cara conectado, gosta de tecnologia, classe A e B e uma parcela da C, ou seja, reforça um pouco disso.
Na minha visão sim esta será uma campanha bastante digital, José Serra tem um certo histórico nessa, Haddad vai ter que entrar para brigar por votos, portanto, acho que estes emoticons aí são um começo 😉
Pedro prochno
@prochno blogrp.todomundorp.com.br
Me permita só uma observação: na campanha de Dilma de 2010 o PT já usava o emoticon ;D nas tipografias para o nome da candidata.
Marcus, vc tem este filmete? Pq eles usavam uma tipografia quase que manuscrita na campanha toda! Não lembro de ter visto algo assim!
Abraços
Pedro prochno
@prochno blogrp.todomundorp.com.br
Espero que o Brasil acorde para o potencial das mídias sociais enquanto instrumento de diálogo e relacionamento com os eleitores e cidadãos! 🙂
É verdade carol. Na minha visão técnica da política e com um pouco de conhecimento sobre as redes, acho que o movimento aqui é mais difícil do que em países como os EUA em função das divisões que temos.
Nossos espaços são as cidades, os estados e o país. Lá nos EUA eles tem os condados ou distritos, portanto é mais fácil mobilizar uma região/certa população para pressionar alguem, ou trabalhá-los em uma eleição.
Peculiaridades do nosso mundo, mas as redes ainda são muito mal utilizadas no mundo da política!
bjs
Pedro prochno
@prochno blogrp.todomundorp.com.br
Olá Pedro, muito boa sua abordagem, é um tema atual e tenho certeza que tem espaço de sobra para RPs exercerem suas funções nas mídias sociais, orientando e implementando campanhas e ações na área pública.
A observação foi boa, e tb acredito que a ideia de mídia já faz parte das campanhas política para este ano. O fato é que as administrações de partidos políticos que estão a frente de grandes capitais já começaram a articular sua campanha tradicional e em paralelo uma outra com novo foco, nas mídias sociais. Vejo diversos vereadores e cadidatos (por exemplo), tentando propagar virais com suas imagens, com seus dizeres e com sua presença em face, twitter, orkut (que ainda está vivo sim!), blogs e demais redes que possam interagir e aparecer.
O que deve ser claro e orientado (ai que entrar o papel fundamental de um RP) é o tipo de campanha desenvolvida. Entrar por entrar, sem planejar pode ser um equívoco, um erro grave. Sabemos que os eleitores, mais do que ouvir e ler, querem ser ouvidos, e portando, aquele que não se comunica (fazendo referência a via de mão dupla), já dizia o sábio… se trumbica. Deve-se utilizar o canal como uma forma de dialogar. Seja com o público ou mesmo com outros políticos, como faz bem o Mercadante e Serra.
Apenas me permita esclarecer, existem 3 formas de atuação do político na web:
1) Autoral – O político é quem atualiza o seu canal (Mercadante, Serra, Gabeira)
2) Equipe Oficial – O político está envolvido na atualização, mas conta com uma equipe responsável para tal função. (Dilma, Mercadante e gabeira)
3) Equipe não-oficial – Eleitores simpatizantes criam perfis de seus candidatos. (Aécio neves).
O Marcus tb tem razão, na campanha da DIlma, veiculada na TV, em faixas e badeiras já tinha o D de Dilma já vinha com o ; D.
Parabéns pela abordagem, como viu, eu particularmente gosto muito do tema por fazer parte do meu dia a dia.
Abraço,
Fabio
Fabião, lindo. É esse o ponto. Eu vejo os candidatos à vereador e tbm à deputado (qualquer um dos 2), fazendo cada lambança por aí que só! Planejamento e estrutura são fundamentais!
Abraços
Pedro prochno
@prochno blogrp.todomundorp.com.br