É claro que é um exagero. Comunicação não voa no sentido literal, mas nos dias de hoje a impressão que dá é que a comunicação é mais rápida do que nossa capacidade de absorvê-la.
Os dias de quem trabalha com comunicação digital tem sido bem menores. O tempo é dedicado para a comunicação do cliente e tem sido comum que nossas atualizações sobre o que tem acontecido na comunicação digital comece a sofrer um “delay” . Não falo aqui só da síndrome de FOMO (Fear of Missing Out), o medo de ficar de fora das novidades, mas da velocidade com que a informação chega hoje em dia.
Ser um profissional de Social Media requer dedicação e estudos diários. A necessidade de atualização de um profissional de comunicação digital é na mesma proporção do lançamento de novas plataformas. Não se trata de colocar o cliente em todas, mas temos sim que conhecer o funcionamento básico delas.
Em questão de dias surgiu o Song Pop, So.cl, Airtime (dica do querido Estevão Soares), o Facebook trouxe novas funções como agendamento de post e por ai vai. O site Universia trouxe um artigo interessante sobre as novas habilidades do profissional de Relações Públicas. E muitas das habilidades estão ligadas a nova forma de praticar comunicação.
Portanto, não durma no ponto. Camarão que dorme, a onda leva.
Oi Márcia, adorei o post e como sempre trouxe coisas novas, eu não conhecia o So.cl… E fiquei pensando, se a comunicação voa para quem precisa acompanhar as midias socias imagina só para quem lida diretamente com elas… A atualização e pesquisa é constante, mas convenhamos, tem tanta coisa por aí, será que utilizamos tudo? Me lembro de ter feito cadastro em redes sociais que tinham uma ótima aposta e hoje já nem existem mais, como no caso do Orkut que faliu, o Wave que não deu certo e o Buzz que foi abandonado.. engraçado que todas são do google e nenhuma bateu o Face. Será que o google + vai pra frente?rs Um abraço!
Olá Fabio,
é exatamente por ai.. atualizações constantes e novidades constantes.. quase nem dá tempo.
O Wave foi um grande fiasco e tinha tudo para ser excelente. eu fiquei de boca aberta quando vi o trial.. Uma pena que não deu certo.
O Google é muito bom em busca e SEO.. mas redes sociais, não sei.. tenho só uma conta corporativa nele como teste.. vamos aguardar.
Beijos
Maa!
Adoorei o post! Simples, rápido e mensagem dada!
Não conhecia o termo FOMO e nao tinha lido os links que inseriu no texto! Obrigada pelas dicas/sugestões de leitura!
E o ponto importante: sempre bom lembrar da necessidade de atualizar-se, ainda mais tratando de comunicação digital, em que cada dia um novidade, tendência, movimento, app…e como bem disse, num precisa estar em tudo, mas é bom conhecer sobre o que se trata! #ficadica para todos os comunicadores, independente da área de atuação!
Beijos!
Marcinha, que agonia que dá viver nessa avalanche informacional, né? Mas, sim, vc tem toda razão: é preciso estudar, estudar e estudar muito para trabalhar em comunicação! 🙂 Beijão, @carolterra