Este post foi escrito por Tiago Cord. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!
Desde muito pequeno, quando ainda sonhava em ser piloto de Formula1, já gostava de carros. Gostava não, GOSTO! Todos os tipos e modelos me fascinam, desde os mais antigos, com o seus inconfundíveis “rabos de peixe”, até os modernos, velozes e superesportivos. Assim como os carros, a comunicação também desperta em mim um fascínio, um interesse contínuo. Interessei-me pela comunicação um pouco mais tarde em comparação aos carros, porém, hoje, ela faz parte da minha vida, visto que desisti do sonho de ser piloto e ingressei na faculdade de Relações Públicas.
Curto todo tipo de comunicação, desde comunicação interna e comunicação empresarial, até publicidade e as diversas estratégias de comunicação de marca. Apesar do meu gosto eclético, tanto em relação aos carros, quanto em relação a comunicação, algumas “vertentes” despertam em mim um certo interesse aprofundado: veículos WV da década de 70 e ações de marketing de conteúdo, ou Branded Content.
O Branded Content – também chamado de conteúdo de marca ou comunicação por conteúdo – é todo conteúdo produzido por alguma marca com o objetivo de entreter, de aproximar-se do público, fortalecer e associar valores à marca e trabalhar o engajamento do público a causa defendida por ela. Ações de marketing de conteúdo existem há muito tempo, são muito mais antigas do que você possa imaginar (vide a criação do Capitão América, lançado em 1941, em plena segunda guerra mundial), e pode se manifestar nos mais diversos tipos de mídias, desde filmes, livros, revistas, programas de TV e rádio, até blogs, músicas, espetáculos teatrais e shows.
Agora você deve estar se perguntando: O que carros têm a ver com comunicação?
É que no fim de abril aconteceu uma ação de marketing de conteúdo que justamente uniu essas minhas duas paixões.
No domingo (22/04) a Ford fez uma ação de Branded Content para o lançamento do seu mais recente veículo, o novo Ecosport. A empresa montou uma super festa em um dos cartões postais mais conhecidos de Salvador, o Farol da Barra. O lançamento do veículo contou com shows de ícones da cultura baiana como Carlinhos Brown, Mametto e Timbalada, e reuniu um público de mais de 100 mil pessoas.
A ação é um ótimo exemplo de marketing de conteúdo, indo muito além de uma simples propaganda ou da apresentação formal de um novo veículo em algum Salão do Automóvel. A Ford trouxe entretenimento ao seu público, aproveitando ainda para mexer nos breus dos baianos, exaltando o fato de um veículo desenvolvido na Bahia, passar a ser comercializado em diversas partes do mundo. Os shows de artistas baianos foram cuidadosamente escolhidos para gerar empatia e sentimento de pertencimento no povo baiano. O publico ali presente se sentiu um pouco parte daquele lançamento, se identificando com o produto e, consequentemente, com a marca.
Fica a dica para a Chevrolet, que já prepara a linha de montagem de seu novo veículo compacto, a ser produzido em sua fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Se o mesmo ocorrer aqui no sul, com toda certeza ouviremos o tradicional “Ha, eu sou gaúcho!”.
Tiago Cord (@tiagocord) tem 24 anos e é formando de Comunicação Social – Hab. em Relações Públicas, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FABICO/UFRGS. Segundo ele é “apaixonado por carros, por comunicação, por videogames, não necessariamente nesta ordem. Fiz dos carros minha coleção, da comunicação minha profissão e dos videogames minha distração.”.
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Fonte:
Tiago, parabéns pelo post. =] É assim mesmo, comunicação não cabe em si, tem que entrar em contato com o mundo. E o melhor é poder fazer (às vezes) interface com nossas preferências de lazer.