De todos os assuntos ligados ao mundo do branding, talvez a experiência da marca seja um dos mais desafiadores, afinal, traduzir toda a estratégia desenhada em algo realmente impactante é um trabalho árduo.
É neste momento que os diferentes pontos de contato de uma empresa são trabalhados, por exemplo, como traduzir o que é empreendedorismo para o HSBC? Vivenciar o que é uma empresa jovem e descolada como o Google? Experiência em imagem para BBC?
Como já comentei antes aqui no blog, é a partir do posicionamento de uma marca que todas as ativações teoricamente começam acontecer, alinhadas a estratégia de negócio da empresa.
Quando falamos em experiência, pensamos na maneira pela qual vamos potencializar e tangibilizar a mensagem da marca, e isso pode acontecer com a ambientação do escritório, propaganda, marketing de guerrilha, atendimento personalizado, enfim, o céu é o limite pois será literalmente a tradução do posicionamento e uma injeção de criatividade para gerar experiências memoráveis.
Tem uma frase ótima para resumir esse assunto:
Marca é o que dizem de você quando você não está presente
Jeff Bezos, CEO da Amazon
Selecionei alguns exemplos para dividir com vocês:
HSBC – e a tradução do empreendedorismo
http://youtu.be/Lq3Z9z5SyWQ
BBC – lançamento do Blu-Ray e DVD da série Frozen Planet, demonstração itinerante em 3D e realidade aumentada
Contrex – a água para mulheres
http://youtu.be/yEH4Yum4nN4
Bangkok University – Desde de 2010 utiliza o tagline “Creative University” para promover um novo jeito de pensar negócios, resolveu utilizar isso também para ambientar seu campus
Fontes: Updateordie , The Cool Hunter e getty images
Dani,
eu participei de uma "oficina de experiência da marca" no Banco Real quando trabalhava lá! Foi superlegal ficar discutindo isso! O mais interessante é saber que quando o posicionamento e a identidade da marca são muito claros e bem definidos, fica mais fácil tangibilizar esta experiência! Vira algo meio que natural né?
Bjs
Pedro Prochno
@prochno blogrp.todomundorp.com.br