Quando lemos um livro, mergulhamos nas páginas e nos imaginamos dentro das situações, nos lugares que o narrador descreve e onde as personagens percorrem e vivenciam a história. Às vezes é tão real que visualizamos o ambiente. Então, se estamos (mentalmente) naquele local, por que não fazer check-in, já que compartilhamos onde estamos no Foursquare?
Não, eu não estou louca! Essa foi a sacada da Livraria da Vila que criou o Imaginaria, um aplicativo que você pode fazer o seu check-in nos lugares citados nos livros, como Hogwarts (se você, como eu, é fã de Happy Potter, já sonhou com isso rs), Rio de Janeiro no ano de 1822, descrito por Laurentino Gomes em “1822”, Castelo de Winterfell, de “A Guerra dos Tronos”, ou “Senhor dos Anéis”, como Mordor, o condado, Torre de Isengard, e por aí vai. Foi essa a fórmula que a rede de livrarias encontrou para estimular a leitura, compartilhar seus livros favoritos (ou que esteja lendo), indicar para amigos e publicar seus comentários com o que acha das obras.
O Imaginaria (que pode ser baixado aqui para iPhone, iPod Touch e iPad, mas o usuário precisa ter instalado a versão 5.0 do IOS), funciona como o Foursquare: a cada check-in você ganha pontos que são acumulados pela quantidade de livros lidos e a pontuação gera um ranking, indicando seu nível de leitura, e compara com o de seus amigos. Também é possível integrar com Twitter Facebook, liberar badges e consultar lugares nunca antes visitados, os mais acessados, entre outros.
Assista o vídeo-case:
http://vimeo.com/42367362#at=0
Achei ótima a ideia! Usar uma rede social, que já faz parte do nosso dia, para promover ainda mais o hábito de ler livros. O objetivo de ambos – Foursquare (rede social) e Imaginaria (projeto) – vai muito de encontro: o ato de compartilhar e dar dicas, estimulando o outro a conhecer melhor aquela sugestão de “lugar”! A literatura como experiência social!
Fotos: Google Image
Lívia, sensacional! Não conhecia e adorei a novidade. Para mim, os livros que nos permitem esta viagem para dentro da história são os mais marcantes, compartilhar este momento e descobrir que outras pessoas também puderam ter a mesma experiência é mais fantástico ainda. Já imagino este aplicativo não apenas em livros, mas em filmes também, seria ótima interação, a imaginação não tem limites e as redes sociais estão indo pelo mesmo caminho. Bjs
Fábio! Que bom que curtiu o post :DDD
Fiquei sabendo desse app essa semana e tinha que compartilhar né? rs
Sim, livros são marcantes e achei a ideia de check-ins imaginários demais como forma de indicar livros!
Filmes, séries, música já tem! É o GetGlue, eu uso e adoro! Baixe no seu celular! Funciona também com a mesma dinâmica de Foursquare, para que possa dizer o que está ouvindo, assistindo…como dica 😉
Beijos!!
Eu to tirando o atraso de alguns posts hehehe.
Achei sensacional a ideia da Livraria da Vila. Uma grande sacada para ocupar um lugar que não tem players ainda e estimular sim o hábito da leitura!
Pedro Prochno